Francisco Nascimento

Forum Replies Created

Visualizando 15 respostas - 1 até 15 (de um total de 20)
  • Replies
  • Olá Alexandre,

    Com relação ao download, quero saber a respeito do sdk, para que possamos utilizar a mesma versão que você. Não fiz referência ao código fonte do projeto que está na justiça. É algo para a gente se familiarizar e com a sua experiência e ajuda, otimizar nossa curva de aprendizagem.

    Assim, vale ressaltar que informação costuma custar caro no mercado de software proprietário, entretanto no mundo do software livre, você encontra ferramentas, tutoriais e código a vontade para aprendizagem e customização de projetos. Esta é uma seara do pessoal de engenharia da computação. Porem, com tempo livre e motivação, um iniciado em programação pode contribuir com idéias, documentação, testes, ou até mesmo código para uma pequena rotina.

    Olha um exemplo de conteúdo sobre arduino no mudo do SL:

    http://www.linux-magazine.com.br/noticia/desenvolvimento_para_o_ard…

    Na prática, pra gente te acompanhar, quero saber quais as ferramentas (hardware e software) que está utilizando e como consegue compilar e transferir o código para o arduino (é algo semelhante a atualização do firmware de uma placa da HK para multirotores?).

    Pretendo comprar uma placa arduino para fazer essas experiências. No ML encontrei o seguinte:

    ***** editado pela moderação *****

    Será que serve para implementar os sensores necessários em multirotores (gps, acelerômetro, magnetômetro, barômetro, giroscópico, etc)?

    Alexandre Mainardi disse:

    Olá Francisco, vamos as respostas:

    Qual o sdk que utiliza nessa plataforma?

    R: Utilizo o SDK original do Arduino 1.0

     

    pode postar o link para download?

    R: Por gentileza leia a resposta que fiz para o amigo Rafael. Obrigado!

     

    qual o hardware que este sdk abrange?

    Você quis dizer do firmware? Se sim, ele abrange qualquer placa de Arduino, bastando apenas alterar a numeração das portas. A comunicação com o sensores é feita via i2c.

     

    pode nos orientar nos primeiros passo-a-passo? 

    R: Eu gostaria muito, mas como comentei na resposta ao Rafael “por enquanto” eu não consigo liberar o código inteiro.

     

    Vou lhes informando das novidades! Obrigado pelo apoio!

    Francisco Nascimento disse:

    Tambem pretendo ajudar como micreiro. Qual o sdk que utiliza nessa plataforma? pode postar o link para download? qual o hardware que este sdk abrange? pode nos orientar nos primeiros passo-a-passo? Certamente muitas idéias poderão surgir e contribuir com seu projeto.

    Tambem pretendo ajudar como micreiro. Qual o sdk que utiliza nessa plataforma? pode postar o link para download? qual o hardware que este sdk abrange? pode nos orientar nos primeiros passo-a-passo? Certamente muitas idéias poderão surgir e contribuir com seu projeto.

    Aero Cajamar

    Nelson, qual ou quais as placas que indicaria e que são de fácil aquisição aqui no brasil?

    Nelson Lima disse:

    Prezado,

    Tenho o “manuel” dessa placa comprei, tenho certa experiencia nela. Mais detalhes me manda um e-mail que fica mais fácil trocar informações extensas.

    O problema é q essa placa é muito sensível a vibrações, é bom q sua placa esteja bem fixa e amorteça de alguma forma as fibrações do frame. Outar dica é cuidado para não cruzar dos fios dos ESCs, e dos que ligam Rx Placa. Por finalizar deixe os tirmpots entre 50% e 70% não mais que isso. Por último faça os testes te comportamento de estabilização. Que são:

    *Acelere ate que os motores comecem a girar para poder realizar o teste. Em torno de 20%

    1) Stick pra esquerda – Motor 3 deve acelerar e o motor 2 diminuir

    2) Stick pra direita – Motor 2 deve acelerar e o motor 3 diminuir

    3) Stick pra frente – Motor 4 deve acelerar e o motor 1 diminuir

    4) Stick pra tras – Motor 1 deve acelerar e o motor 4 diminuir

    Esses são os teste de controle

    Agora realize para testar a estabilização com os motores ainda ligados incline para frente e o motor relativo a inclinação deve diminuir e o motor contraio acelerar, exercendo uma força contraria ao movimento, tendendo a estabilizar. Quando mais brusco o movimento maior será a contra reação dos motores.

    Adianto para você, essa placa não é das melhores, você precisa saber controlar, com vento então nem se fala, é mais indicada para quads pequenos e para quem já tem habilidade com pilotagem de helicoptero. 

    Espero ter ajudado.

    Atenciosamente,

    Nelson Lima
    http://www.j3tecnologia.com.br
    nelsonlima@j3tecnologia.com.br
    (85) 9963-3887 

    porque nao pode ser metalica? o pot eh magnetico? 

    daniel rodrigues filho disse:

    Podem ser ajustados com uma pequena chave philips (+) que não seja metálica…

    xi a coisa parece feia, o marcelo é o cara mais indicado pra te ajudar.. ele manja muito de eletrônica e entende de controladores de voo. Interessante, no meu caso, que tenho a versão 2, veio com todos os pinos nos canais;

    Voce alimentou o receptor pelo aileron? o que tenho visto é pelo throtle, mas como está conseguindo armar, não vejo problemas. Por desencargo de consciência, se puder tente a conexão de todos os fios para AIL, ELE, THR e RUD (vai precisar de 4 cabos), sua placa só veio com conexões para até quatro motores? qual a versão da placa? qual o microprocessador (atmeg)? quando carrega um firmware ocorre algum erro? os trimpots são esses pequenos potenciômetros azuis que podem ser ajustados com uma pequena chave philips (+)

    e os ajustes dos trimpots da placa? pode postar uma foto da sua placa?

    Primeiro cheque a posição dos canais, verificando  se o throtle ou o leme estão invertidos. Conheça esta configuração sem titubiar. Reveja a posição dos potenciometros na placa hk (roll. pitch  e yaw). A depender desta configuração, ela não vai armar, tenta 100%, 50% e 100% de o firmware for este que declarou (2.5). Faça a trimagem do throtle para baixo e do leme (modo 2; acelerador no lado esquerdo; o seu rádio está no modo 2 ou 1?) e faça a trimagem do leme para a direita ou esquerda, a depender da inversão do canal. Então, com o throtle em 0%, coloque o leme para esquerda ou direita. Eu consegui armar, mas deu um pouco de trabalho. Quando fiz o upgrade do firmware para 4.7, a placa passou a armar com facilidade.

    Qual o peso total do seu quad? o motor cf2822 suporta hélices de 9 e 10″. Tenho visto aeromodelista utilizando este motor com hélices 8×4 HD em aviões de 100cm de envergadura (em depron, aprox 550g, eu penso). Cada motor desses carrega até 600g e suporta 16A corrente máxima. Com o quad, o peso total não deve ultrapassar 1,2kg. Com a hélice 9×5, considerando que o resto tá ok, não deveria haver problemas. Mas, olhando o seu esc (http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__6456__Hobbyking_SS_Series_15_18A_ESC.html), ele só aguenta 15A, é melhor colocar um de 18 ou 20A.

    Tenho tentado rodar o meu quad com a mesma placa hk v2 mas ele ainda não voa. Você conseguiu voar certinho com o seu? qual o firmware que utiiliza e qual o esc?

    Qual a versão do firmware que está instalado na placa? isso é determinante…

    Sou contador há 4 anos, micreiro há mais de 20 e aeromodelista há 1. Hoje estou como diretor financeiro de empresa de consultoria ambiental e sócio de escritório de contabilidade.

    • in reply to: helices

    A grosso modo, o fabricante ou o site de venda fornece o empuxo e as hélices compatíveis. A exemplo do emax, que já estampa no motor a faixa de hélices suportadas. Tenho emax-cf2822 onde indica 9″-10″. Uma hélice com características diferentes requer um estudo de caso. Não entendo, por exemplo, porque no site onde comprei esse motor, eles condenam uso de 10×4,5 em full throtle por mais que 30s. Me falta conhecimento específico para poder dimensionar o aeromodelo…só vou pela receita de bolo.

Visualizando 15 respostas - 1 até 15 (de um total de 20)