Franco

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  • Franco
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    Não entendi, esse voo com telemetria foi autonomo ou manual?

    • in reply to: H-QUAD
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    Bacana, bem profissional. Qual o peso previsto dele (equipado) e a potencia de cada motor?

    • in reply to: aaa
    Franco
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    Eu fiz meu paraquedas com saco de lixo mesmo, é só escolher aqueles ultra-finos. Pra testes pelo menos é prático e barato, depois pode-se partir para um de nylon. Não me lembro agora a espessura que comprei, mas fiz com 1,5m de diametro se não me engano, sem furo. Tive que emendar 2 sacos abertos pra conseguir esse diâmetro. Pra aeromodelos de 1,5Kg – 2Kg vai bem.

    Franco
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    O anel de ferrite na camera é importante, ainda mais se ela for de 12V. Os reguladores de tensao chaveados da camera geram muito ruido, e um fio comprido sem ferrite funciona como antena, irradiando esse ruido pra fora da camera..

    Franco
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    Fiz uma Bi-Quad pra 1040Mhz com base nas medidas do post do IBCrazy do rcgroups. Fiz com placa de PCB (28,7cm x 28,7cm) Muito boa a antena!

    Franco
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    O problema é que o anel de ferrite tem que ficar no lado da camera, o mais perto possivel dela. Sua emenda foi entre o anel de ferrite e a câmera?

    • in reply to: aaa
    Franco
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    Esse avião da foto é o AEROSONDE não é?

    Meu avião também tem cauda dupla em V invertido e eu já tentei usar um sistema de paraquedas que fiz. O paraquedas era liberado a partir do CG, e as cordas fixadas em 4 pontos (onde seriam as madeiras de fixação da asa). Tive os seguintes problemas:

    ->Apesar das cordas estarem centradas no CG, devido ao fluxo de ar, o paraquedas passava direto por baixo da cauda em V, o que fazia com que o avião descesse de bico, inevitavelmente.

    ->O motor tinha que ser desligado e a helice travada antes da liberação do paraquedas, caso contrário enroscava a corda na hélice.

    ->Numa das tentativas o paraquedas bateu na cauda e ficou preso..

    A velocidade de descida foi boa pois dimensionei corretamente o paraquedas, porém, pelo descrito acima, acho que um aeromodelo com cauda em V invertido e motor traseiro uma das situaçoes piores pra implementar um paraquedas, por isso desisti da ideia por enquanto.

    Alguem sabe como eles fizeram pra superar esses problemas no Aerosonde?

    Marcelo Gomes disse:

    Havia visto um kit de paraquedas balistico, para UAV, à venda num site Belga. Está em meus bookmarks em casa, depois posto aqui.

    Vi de perto, em visita a empresa AGX Tecnologia de São Carlos – SP, o modelo usado no Tiriba. Muito interessante o sistema de disparo e funcionamento.

    Só acho que confeccionar o velame e acordoamento, não é tão simples quanto parece.

    Mas no Brasil temos excelentes fábricas de paragliders, por exemplo. Seria fácil para uma empresa dessas fabricar algo para as necessidades desse novo ramo de atividade (e/ou hobby) que está se formando e solidificando.

    Algo assim:
    Ótimo seu post, espero que evolua com contribuição de todos. Muito me interessa o assunto.

    Franco
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    E o problema da borracha de vedação dos olhos sair com facilidade no Dominator, é verdade?

    Franco
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    Essa telemetria em 915MHz pode interferir se usada em conjunto com um modulo UHF como o DragonLink?

    433×2 = 866Mhz

    Abraço

    Franco
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    Bacana a instalação, porém a antena do gps do EzOSD não devia estar voltada para cima? Abçs

    Franco
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    Juliano, obrigado por compartilhar essas informações.

    E quanto a qualidade da imagem do 5.8Ghz comparada com as freq. de 900Mhz e 1,2Ghz, vc acha que a melhora é bastante perceptivel? Abçs

    Franco
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    Colocar uma Gopro num heli de apenas R$750? Não faz muito sentido.. E se é pra filmagem tem que ter um bom $ estabilizador tb..

    Um tricoptero geralmente não sai mais barato que um quad? E é mais facil de colocar a camera sem aparecer os bracos na filmagem..

    Franco
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    Eu também gosto muito de aviões com cauda dupla, e eles são bem práticos pra colocar o equipamento de FPV também.

    Dependendo do perfil que ele usou o flap não faz tanta diferença, mas na foto parece ser semi-simetrico, daí ia ser melhor com flaps mesmo.. ainda mais pelo tamanho do bicho, não da pra pousar em qualquer canto..

    Franco
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    Eu não acho que ele fez a cauda assim só para ficar bonito. Se não me engano, criar esse ângulo no estabilizador vertical aumenta a capacidade de executar curvas com pouca inclinação (rolagem), o que é desejado para aplicações como fotos de terreno / georeferenciamento, onde a inclinação do avião na curva deforma a imagem.

    Franco
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    Se não me engano este componente esta presente nas fontes chaveadas de computador também.. quem tiver uma sucateada vale a pena dar uma olhada.

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