geovane gomes da silva

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  • Boa noite, segui todos os conselhos e acabei por substituir motores e escs, antes usava motores RC TIMER de 530KV com esc HobbyWing 30a, agora coloquei motores T MOTOR de 920KV e esc T-MOTOR 17a. Já fiz três voos teste e não

    tive nenhum problema, apesar do tempo menor de voo. Obrigado pelas dicas.

    Boa noite a todos e obrigado aos amigos que responderam. Thiago não houve quebra de hélice durante o vôo, as helices estavam perfeitas, balanceadas e bem ajustadas nos espiners. Fabricio verifiquei os motores cuidadosamente e nao havia nenhum indicio de queima de rolamento, mas percebi que o eixo de um deles havia saído da posição e a trava não estava la, acredito que devido a queda, esse motor foi substituído. Rafael todas as trocas e substituições que você sugeriu foram feitas e o problema continuou, substitui todos os escs e motores e ainda assim no ultimo voo(hoje-sabado01/10/2016), o quad caiu novamente. Só me resta trocar a controladora, mas acho que deve ter relação com ganhos X configuração do nível de proteção de carga baixa. estou pensando em desligar o sistema de proteção de carga baixa e testar o quad antes de substituir a controladora. Mais uma vez obrigado pelas dicas, elas me ajudaram muito. 

    Boa noite, agradeço as dicas que você me passou, e tenho certeza que servirão pra outros aeromodelistas. Você foi muito pontual e atencioso passando os links, e embora não tivesse pedido solução pronta, a suas sugestões estão sendo bem úteis, mais uma vez muito obrigado.  

    Gease Oliveira da Rosa disse:

    Boa Noite Geovane,

    Quero dar minha humilde contribuição de quem está a menos de 1 ano no aeromodelismo (Multirotores).

    O ponto de partida deve ser a finalidade de seu equipamento, como o colega já colocou baixo Kv o seu equipamento será mais lento, com menos giros (rpm) e com isso menos consumo de energia resultando maior autonomia, outro ponto importante é a capacidade de carga que é bem superior aos motores de alto Kv. Os motores de baixo Kv por serem mais eficientes, por utilizar mais matéria prima, são bem mais caros e ideais para fotografia aérea com câmeras pesadas, irrigação, inspeção de prédios, torres. Podem muito bem ser utilizados para FPV porém seu projeto além de mais caro deve ser desenvolvido de forma que fique mais compacto e prático.

    Eu entendi mais fácil a relação das hélices visualizando os motores, pois como os motores de baixo Kv são maiores, mais pesados, e os de alta velocidade são bem menores comecei entender que não fazia sentido colocar uma hélice grande em um motor pequeno e vice-versa, além de toda explicação técnica que o Guilherme já mencionou.

    É importante você observar na descrição do motor a tabela da relação hélice com a bateria, pois o fabricante poderá recomendar hélices de tamanhos diferentes conforme a bateria utilizada de 3S, 4S, 5S e 6S.

    Se você utilizar um motor de alta velocidade com uma hélice muito grande além da recomendação do fabricante o motor provavelmente vai esquentar além do normal podendo queimar.

    Por fim não esquece de verificar antes de comprar a compatibilidade dos motores e ESC com o número de células da bateria (3S, 4S, 5S, 6S).

    Espero ter ajudado um pouco!

    Gease

    Boa tarde Gease, com certeza você ajudou muito, obrigado pela sua contribuição, será útil não só para mim, mas para qualquer um que quiser aprender sobre o assunto. Apesar de estar a um pouco mais de tempo no aeromodelismo(Multirotores) do que você eu procuro ler e ter opiniões de outros entusiastas. Costumo comparar a relação entre motores de de alto e baixo KV com as marchas de um carro, onde subir uma grande ladeira em terceira marcha seria forçar demasiadamente o motor do carro, seria como colocar uma hélice 12 em um motor de 900KV, é um trabalho de força e não de velocidade, precisaria da 2 ou 1 marcha no caso do carro, e motor de baixo KV no caso do multirotor, e quando fosse necessário velocidade ai sim sim um motor de alto KV com hélices menores, o que inclusive seria bom para a estabilidade do conjunto. Acho que a minha visão esta paralela a sua, certo?     

    Felipe Alberto Verza Ferreira disse:

    Na verdade mais coisas influem na escolha da hélice.  existe um site bem legal que te ajuda a calcular o conjunto:

    http://www.ecalc.ch/xcoptercalc.php?ecalc&lang=pt

    Boa noite Felipe obrigado pela dica, o site para calculo e complexo e terá grande utilidade.

    Guilherme disse:

    Olá Geovane,

    Vou tentar te ajudar no ponto de vista elétricoe físico, ja que este site virou mercado livre de aeromodelismo e ninguém ajuda, somente leem e não compartilham seus conhecimentos.

    Bom, vamos lá,

    Motores de 540kv apresentam enrolamento com mais espiras em cada estator que os de 900kv, isso significa que eles apresentam uma maior resistencia.

    Aplicando a Lei de Ohm:  U=R.I

    Mantendo sempre o mesmo valor de U, no caso 12,6v, se voce aumenta a resistencia, a corrente diminui consequentemente.

    E tem outro fator, motores com menor Kv usam hélices maiores, gerando um deslocamento de ar maior que os motores de maior kv com menor hélice.


    Portanto, os motores com menor Kv tendem a ser mais eficientes, porém o voo do seu quadricoptero será mais lento( terá menor velocidade) e terá respostas mais lentas, pois girar uma hélice grande é mais difícil que uma hélice menor.

    Qualquer dúvida, avise.

    Abraços.

    Boa noite Guilherme, antes de mais nada quero agradecer pela sua boa vontade e visão diferenciada aqui no site de não retendo o seu conhecimento. Entendi o que você falou em relação ao tamanho das hélices em relação a quantidade de giro do motor, mas gostaria de saber qual dos dois me traria uma maior autonomia, o de 900KV ou o de 540KV? E porque um tem que usar hélice pequena e o outro hélice maior? Mais uma vez obrigado.   

    Bom dia a todos os amigos do FPV, sem querer causar mais polêmica do que já causou este tópico quero deixar um breve comentário. A grande dúvida hoje é se os multirotores devem ou não ser liberados diante de uma regulamentação para fim profissional ou hobby, levando-se em conta o risco que oferece em provocar acidentes principalmente, falo isso levando-se em conta uma questão mais popular do que técnica, uma vez que o que move as autoridades políticas sempre é o clamor do povo. Vou fazer uma comparação para tentar se fazer entender o meu ponto de vista: Uma simples faca que é utilizada pelo açougueiro, verdureiro, sapateiro e outros profissionais, oferece risco para risco para eles e qualquer outra pessoa que utilize esse objeto, ou para qualquer outra principalmente se não tiver experiência com o seu manuseio, por outro lado essa mesma faca também é utilizada por alguns criminosos para cometerem crimes bárbaros, onde em muitos casos vidas são tiradas. Agora me respondam é por isso que a faca deve ser considerada profana, deve ser erradicada, banida, proibida de ser utilizada???? É claro que não. Amigos polêmica sempre vai existir, nós que gostamos de utilizar os multirotores é que devemos aproveitar fatos como esse que ocorreu no carnaval a nosso favor, para reforçar nossa argumentação pela regulamentação e não pela proibição, afinal ficou provado que se utilizado com responsabilidade e de forma profissional tendo como base um bom planejamento é possível sim utilizar os multirotores para qualquer finalidade legal e benéfica.

    william okamura disse:

    ja pensou na sony action??

    Boa noite meu amigo. A minha primeira opção para substituir a GoPro foi a Sony Action, apesar de ser um fabricante conceituado nesse seguimento, paira sempre aquela duvida: “mas sera que opera como a GoPro, a qualidade da imagem é a mesma, e mais leve ou mais pesada”. O preço se nao me engano é mais em conta. Obrigado Willian sempre pontual em suas respostas.

    ESTA INTERESSADO EM TROCAR A A GOPRO3 POR QUADRICOPITERO CONFIGURADO\PRONTO PARA VOAR COM A SEGUINTE CONFIGURAÇÃO:

    MOTOR RC TIMER 750KV, HÉLICES 10X4.7, ESCS HOBBYWING 30A, FRAME VERMELHO E PRETO, TREM DE POUSO IDEAL PAERA INICIANTES OU VOOS TESTES, PLACA CONTROLADORA KK2 ATUALIZADA, LDES OPCIONAIS(CHICOTE CONETADO NO SISTEMA), INTERRUPTORES PARA LEDS E PLACA CONTROLADORA, COMPARTIMENTO PARA PLACA CONTROLADORA.

    OBS.: SEM BATERIA E SEM TX.

    BOM DIA, QUAL A COR E O VALOR DOS 3 PARES E FRETE PARA 24744-720. OBRIGADO.

    Obrigado a todos pelas dicas. Willian vc é sempre direto e em poucas palavras esclarece muito. Fernando meu amigo o video e muito bom, valeu..Marcelo admiro o seu conhecimento que sempre contribui para o crescimento de iniciantes como eu sou e confesso que uma grande dificuldade é conseguir ler o manual, vc sabe dizer se existe algum em português???? Obrigado a todos.

    Marcelo Cmte Fox obrigado pela ajuda, realmente explicou tudo sobre IOC de uma forma que se pode entender, obrigado. E agradeço tb porque outros amigos tb se beneficiaram da sua resposta, esse deve ser um dos objetivos do FPV Brasil, informação para todos.

    Fernando Luís Bianchi Erthal disse:

    Então Geovane, esqueceu de deixar piscar o verde na naza denovo meu velho…hehehe…lembra do comentário que fiz no seu primeiro vídeo? “ESPERE PISCAR SÓ VERDE NO LED” ela vai dar uma sequência de verde primeiro, mas é só pra dizer que fixou o home point, então ela ficará piscando 2 vezes o vermelho e uma vez o verde, após 1 vez o vermelho e 1 vez o verde, depois ficará piscando apenas verde…ae você arma os motores e decola, por isso esta apresentando instabilidade somente no início e depois ela estabiliza…exatamente como o Walter descreveu

    boa noite meu amigo, obrigado mais uma vez, a questão da inicialização da placa antes da decolagem foi realmente esquecimento, mas obrigado ai pela explicação, eu estava na dúvida mesmo se ao piscar vermelho e verde antes da sequencia só de verdes era normal. Eu tenho o manual da placa, mas vc sabe, é tudo em inglês, uma parte até traduzi, mas estes detalhes só aqui mesmo com amigos como vc  e o walter pra gente se informar. Realmente o  hexa ainda está fazendo círculos,mas não queria mexer no gps antes de ouvir opiniões, mas amanhã vou fazer isso, vou mudar a posição do gps e tentar eliminar o circulo. Um grande abraço e mais uma vez obrigado.

    Walter Ribeiro disse:

    Geovane no primeiro video voce não esperou a placa iniciar completo e já acionou , tem que esperar a sequencia de verdes e a localização dos satélites senão não vai funcionar corretamente , principalmente o gps. Não voa com IOC , se vc se perder com a proa voce aciona o homelock e traz pra perto de vc, é melhor , isso confunde, vários já bateram por isso. Pra testar se o gps está funcionando direito, espera a inicalização toda (sempre)  , decola em att  sobe uns metros e aciona o gps e ve se fica travado , ele desloca um pouco e tal se tiver vento e aí corrige, observa isso. As vezes a placa demora mais de um minuto pra iniciar completamente , não tenha pressa.

    Boa noite Walter, olhei a sua orientação e tenho seguido o que vc falou, realmente eu estava errado em decolar antes da sequência de Leds verdes. Queria saber se está correto o Led piscar verde e vermelho logo que ligo o hexa, só passando a piscar verde depois da sequência de Leds verdes. E queria que vc explicasse melhor essa questão do IOC, pode ser? na semana passada estava voando a cerca de 50 metros de distância e aproximadamente 30 de altura com o IOC ligado, quando a placa acionou o primeiro nível de carga baixa da bateria o hexa por conta da controladora virou de frente, subiu um pouco e veio na minha direção e aterrizou, fez isso dois dias seguidos, no entanto ontem e hoje isso não aconteceu, eu estava bem mais perto em distância e altura, será que isso influenciou no IOC? Tive que aterrar quando o Led piscou vermelho. Obrigado pela orientação, grande abraço.

    geovane gomes da silva disse:

    Este é o link do vídeo,abraço. http://youtu.be/Y-FZ1b02QVQ

    geovane gomes da silva disse:

    Fernando Luís Bianchi Erthal disse:

    De acordo com a foto 2, seus valores da posição do GPS para x, y e z, todos devem ser negativos a partir do centro, como estão? a impressão que da é que a rotação do GPS está invertida (a partir de uma linha reta apontando para frente o GPS tem que rotacionar 22° para a esquerda) tire uma foto de cima para ver melhor

    Meu amigo vou indo, amanha agente se fala, abraços.

    Boa noite amigos, li atentamente todas as dicas para configurar a NAZA M V2 , agradeço a todos que comentaram este tópico e espero que mais alguém  além de min tenha tirado proveito dele, o meu hexa esta muito melhor melhor agora, mas ainda existe algo que estou na dúvida, apos a decolagem ele realiza cerda de 4 círculos completos depois estabiliza, isso e normal ou ainda devo considerar que apresenta o efeito espiral?????? Obrigado. Fernando Luiz grande amigo aguardo sua resposta tb….VIDEO MAIS RECENTE http://www.youtube.com/watch?v=mN8Jeq6rJOc

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