Referente ao tema de regulamentação, gostaria de colocar alguns pontos importantes:
1- Todo e qualquer aeromodelista deve estar vinculado a um clube / campo de voo.
2- Deve possuir habilitação para a pratica do esporte, não estou dizendo especificamente o registro da Cobra, mas uma credencial expedida pelo clube de que esta pessoa sabe as regras minimas de segurança e possui experiencia de voo para a pratica fora das dependências do clube
3- Praticar nosso esporte dentro do bom senso na escolha dos locais de voo. Tenho visto que qualquer terreno baldio virou clube de voo, sem qualquer disciplina ou cuidados mínimos
Não acredito que uma regulamentação especifica possa surtir qualquer efeito no sentido de evitar acidentes ou falta de segurança para as pessoas que eventualmente param para apreciar e conhecer nosso hobby.
Não acredito porque não se trata de regulamentação e sim de bom senso e responsabilidade.
Como todos sabemos o Brasil é mestre na criação de leis e regulamentos que, invariavelmente, não são respeitados, seguidos ou fiscalizados. Quando existe alguma regulamentação especifica, somente poucos azarados acabam sendo punidos e normalmente de forma totalmente arbitraria e desregrada.
Gostaria de ver esta iniciativa ser colocada em pratica pelos clubes, fazendo seu papel fiscalizador, educador e orientador de seus membros.
A definição de tetos de voos específicos serão difíceis de serem atendidos porque, na maioria dos casos os proprietários de modelos dotados de FPV, em sua grande maioria, não possuem os equipamentos necessários para monitorar a real altitude dos modelos ( GPS’s / OSD’s ).
Um abraço e boa sorte nesta iniciativa já que mudar a cultura de um povo requer tempo, dedicação e principalmente firmeza de propósito os quais devem atender a maioria e não uma minoria e por motivos e interesses próprios.
Um forte abraço
Gersio