Gilberto Junior

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  • Leandro, fechou!

    Como primeira placa, acredito eu, está perfeito.

    Não sei se vai mesmo produzi-la para testes. Se for, siga esse conselhos:

    1. Os furos de trimpot tem que ser um pouco maiores se for soldá-lo direto na placa (aqueles trimpots vermelhos).

    2. Como já havia lhe dito. Os leds, provavelmente não vai soldar direto na placa. Vai usar fios ligados ao led e estes na placa. Então a idéia era aproximar mais as trilhas onde esses leds iriam.

    3. Manda bala!!! A experiência é válida, com toda certeza!

    Sei que a idéia é vender o conjunto todo porém se resolver vender por partes, fico na fila do “altimeter”.

    Trabalho algum.

    Editei o que eu quis dizer.

    Ligação de R1 e R2 está correta. Só o alinhamento de R1 que citei.

    Olhe como agora R1, R9 e o transistor ficaram alinhados.

    Leandro!

    Perfeito. Agora um detalhe.

    Busque deixar os componentes alinhados. Cito como exemplo a furação de R1. Veja a imagem que estou anexado.

    Acho legal deixar o transistor, também alinhado. Veja na minha imagem como ele fica, digamos, fora de alinhamento, assim como o R9. Deixe como fez com os leds. Fica esteticamente mais apresentável.

    Outra coisa. Não sei se vai utlizar a placa em algum aero mas os leds não serào soldados na placa, caso vá utlizar nos seus modelos. Nesse caso, soldará os fios e pode diminuir a distância entre furos e trilhas.

    No mais, acredito que entendeu perfeitamente como “transformar” o esquema em placa.

    Existem softwares onde você desenha o esquema e o software se encarrega de “fazer” a placa para você.

    Acho que vale a pena compartilhar o pouco que sabemos.

    Infelizmente não são todos que pensam assim.

    Mas ajudo no que está ao meu alcance. Nada além disso.

    Quero ver os leds piscando! (rsrsrs).

    Leandro.

    Acho que não entendeu a parte da base do transistor.

    Anexo uma imagem (desculpe, fiz no paint mesmo) das correções. Dê uma analisada.

    Leandro.

    Vamos lá.

    O ideal seria colocar mais um resistor (de 100ohms) em série com o trimpot. (Veja no último desenho que fiz).

    O pino 4 do CI não está ligado ao pino 8 (ou positivo). Ali fica fácil. Na verdade você ligou o pino 5 ao postivo. O correto, repito, é o pino 4.

    O pino 3 vai para um pino do R9. OK.

    O outro pino de R9 vai para a base do transistor (pino do meio do bc548) e ali está indo para o coletor.

    De resto aparenta estar ok.

    Tome cuidado que para fazer transferência para o cobre, precisa fazer mirror da imagem (inverter ela) antes da impressão.

    Se precisar me avise que aponto os erros no desenho.

    Como é teste, não tem problema mas essa placa pode diminuir bastante de tamanho, “apertando” mais as trilhas.

    Não esquente com isso, por enquanto.

    Outro detalhe. Se for apenas para experiência de circuito, sugiro fortemente comprar um protoboard para montar.

    http://4.bp.blogspot.com/_e8ln3SNwAMo/Sg2Qi-kZHiI/AAAAAAAAAfM/2ZtiF…

    SIm, isso mesmo.

    O trimpot nao tem polaridade. Mas você vai ligar o pino central dele com um pino (qualquer um) da ponta do trimpot. E essa junção vai para os pinos 6 e 2 do CI  e postivo do capacitor.

    Leandro.

    Dá uma olhada na parte do Astável.

    Tem os cálculos de frequencia e umas derivaçoes de circuito, inclusive com animacao.

    Como conhecimento nunca é demais, vale a pena.

    http://ivairijs.vilabol.uol.com.br/CI-555.html

    Desculpe a qualidade. Editei corretamente o circuito.

    Leandro.

    Coloquei o detalhe que faltou em vermelho.

    Explode não!

    Pode ficar tranquilo. Mesmo do jeito que está, dá para alimentar com 3s. Mas os leds podem queimar. Aumente os resistores para não correr o risco.

    Experimente o potenciômetro e depois alterando o valor daquele capacitor de 10uF.

    Faça experimentos com capacitores de 1uF, 10uF, 47uF e mesmo um de pequeno valor (100nF).

    Se não quiser todos aqueles leds e for apenas para testes, pode deixar apenas um (D5, por exemplo) e D1 (que vai piscar).

    Nesse caso não precisa do bc548, nem do resistor de 1,5K (nesse caso me avise que edito o desenho do circuito).

    Funcionar funciona. Mas o efeito não vai ficar legal, acredito eu.

    Como aprendizado, vai em frente.

    Nao vai gastar 10 reais em componentes.

    Para alimentar com 3s, troca os resistores de 275 por 330ohms e os de 125 por 220ohms.

    De resto nao precisa modificar nada. No lugar do resistor de 10k, mais tarde, pode colocar um potenciometro/trimpot de 10k. Ajusta o tempo de piscadas dos leds d1 a d4.

    Caso não encontre algum componente (acho difícil mas pode acontecer), me avise que te envio.

    Leandro, boa noite.

    Como eu disse no chat, nesse sistema, de D5 a D9 ficam acesos direto (sim, pode-se adaptar algo para ligar/desligar).

    D1  a D4 piscam como se fosse um “pisca-pisca”. Liga desliga. Nada escala.

    Estou procurando aqui um esquema que fiz (não lembro se seguia o AZLight, coloque no google), e funciona perfeitamente. Duas luzes para pontas de asa, acesas direto (verde/vermelho), luz de farol liga/desliga através de chave no rádio  e luz de strobo.

    Utiliza um PIC12F675.

    O Marco Antonio vende um sistema ainda melhor. 100% escala. Vale conferir.
    http://fpvbrasil.com.br/forum/topics/navlights-promocao-especial-para-o-fpvbrasil?id=4467654%3ATopic%3A214536&page=1#comments

    Leandro, boa tarde! O caminho é por aí…

    Mas tome o cuidado que tem um erro nessa placa.

    O pino “central” do LM317 é o output.

    Acho que o link a seguir te ajuda!

    http://www.whatcircuits.com/lm317-calculator/

    Então. Esse processo de calibragem é um certo mistério.
    Não sei exatamente o que acontece durante o processo.
    Sei que diminui/evita certos glitchs. Já perguntei 5 vezes ao Mike e ate hj não tive retorno.
    Funciona sim sem calibrar mas é bom fazer o processo.
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