Gilberto Junior

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  • Ricardo,

    Teu conceito ta errado.

    Se resta apenas 1000mAh numa bateria de 5000mAh, a tensao é menor e a corrente de consumo também é menor.

    Sempre dimensionamos em carga plena. Baterias carregadas e toda eletrônica funcionando em 100%.

    Se resta apenas 1000mAh na bateria de 5000mAh, a tensao numa 4s não é mais 16, 8V mas algo proximo a 12 ou 13v e portanto a corrente de consumo sera bem menor.

    Se dimensionou ok em carga plena, em meia carga vai ter sobra.

    Esse S800 é um bulldozer.

    Como eu disse, não sou conhecedor dos multirotores.

    Como eu disse, ja tive nanotech e elas nao prestam.

    Sempre carrego todas as minhas baterias a 0, 7C.

    Guardo com 3, 85V.

    Nunca deixo descarregar abaixo de 3, 5V.

    As unicas que incharam com 1 ciclo foram nanotech.

    Eu nao gasto mais com elas.

    Romel,

    Tem certeza que sao duas 6S de 5500mAh?

    Acho que quis dizer 3s.

    Mesmo assim, duas de 5500, acho peso excessivo. Nao sou expert em multirotor.

    O RTH é para ser usado como último recurso e não como recurso principal.Uso quando decolo, para ver se está funcionando.

    O PPM SUM elimina os fios de aileron, rudder, elevator, throttle, aux1, aux2, etc que saem do receptor para o osd.

    No lugar, ligamos apenas um fio, que contém, num único sinal, todos esses canais.

    Não tenho o equipamento mas troquei algumas idéias com o Rodrigo.

    Outro ponto negativo no FY41 -> Não tem entrada para o famoso PPM SUM.

    RSSI e PPM SUM são coisas que todo o equipamento deveria conter.

    Mesmo não sendo usuário, mandei um monte de email para Feyiu. Essa história de o alarme aparecer no meio da tela já foi resolvido mas mandei email dizendo que esse alarme deveria ser parametrizado pelo usuário. É fixo em 3.65V/célula (na versão anterior era 3.8V).

    Tem usuário que gosta de alarme em 3.7V, outros em 3.5V e por aí vai. Acho que deviam flexibilizar alguns desses parâmetros.

    Se amassou e tá legal, continua usando…com cautela…

    Bateria inchada não quero nem saber..Eu descarto.

    Se inchou pq tem problema. Normalmente elas não tem capacidade de descarga.

    As lipos só dão problemas quando não seguimos algumas orientações:

    1. Nunca dar curto entre os terminais -> Isso acontece mais do que pensamos. Pessoas mais desatentas, principalmente. Nem sempre as baterias vêm com conector que utilizamos. Na hora de cortar os fios, para trocar o conector, a pessoa não pensa duas vezes e corta os fios juntos. É curto na certa, pois há circulação de corrente pelo alicate. O curto, mesmo que momentâneo, gera uma circulação de corrente excessiva.

    2. Sempre carregar a lipo em local seguro e nunca deixar de observar a carga. Em qualquer anomalia (estufamento, por exemplo), parar a carga imediatamente e colocar a bateria bem isolada em ambiente aberto. Aqui residem os maiores problemas com as lipos. Na carga.

    3. Usar carga lenta. Recomendo 0,7C. Mesmo assim em lugar seguro e bem monitorado.

    4. O mesmo vale para descarga. Nunca exceder o limite de descarga. Se a bateria foi fabricada para descarregar 10A, não adianta querer usar em um circuito que consome 15A. Vai ter problemas.

    5. Se uma bateria 3s, por exemplo, tiver uma célula danificada, descarte a bateria. Essa história de transformar em 2s só vale para os caras experientes. Corre o risco de meter um curto no processo e ficar sem nada.

    6. O descarte é outra controvérsia. Já li sobre mergulhar em água com sal. Dessa forma há circulação de corrente baixa, fazendo as células zerarem. Aí sim descarta em lugar apropriado.

    7. Em quedas, verifique atentamente a bateria, procurando por sinais de amassados. Deixe a bateria em lugar seguro e observe por um tempo. Se a bendita inchar, descarte.

    8. Para guardar as baterias é ideal em lugar arejado, longe de fontes de calor e de preferência em um bunker/lipo bag. O Romel guarda na gaveta de roupas. Não tem fonte de calor, mas se pegar fogo, fica sem cueca e meia. rsrs

    E por aí vai!

    Todas as lipos que tenho visto em explosões/incêndios foram por problemas no manuseio e não a lipo em si.

    Seria legal criar um tópico fixo, com recomendações no manuseio das Lipos (consenso de recomendações entre alguns usuários).

    A cerâmica é ótimo para reter o calor.

    Esses bunkers parecem um vaso.

    Pois é….

    Tenho a lipo bag mas já ví videos que adiantam, outras não.

    Estou pesquisando umas caixas de cerâmica (battery bunker). São as melhores soluções.

    O maior problema das lipos é quando estão sendo carregadas. 80% dos problemas ocorrem nessa fase.

    Tem um caso aqui no Brasil (vou procurar, pois tem fotos), onde o cara colocou a lipo pra carregar dentro da Fiorino. Ligou o carregador no acendedor de cigarros. Tem as fotos do corpo de bombeiros apagando oq restou do carro.

    Nem precisei ir longe -> http://www.youtube.com/watch?v=NCRfcN-O3Es&feature=player_embedded

    ThunderPower é top. Ainda não tive coragem de pagar o preço que realmente valem.

    O negócio é não “abusar” das baterias. Nunca descarregar abaixo de 3,5V/célula é um bom começo. Dar folga nas descargas. Se o máximo delas é 50A, não ultrapassar os 40, 45A.

    Carga nelas, quando possível, com 0,7C, mesmo elas aceitando até 3C ou 5C de carga e balanceando as células.

    Uma informação bastante controversa é como guardar as baterias.

    Já vi e li de tudo….Até guardar em geladeira. Nesse quesito não existe nada unânime.

    Eu guardo minhas lipos com 3.85V/célula (modo storage do Icharger), na lipo bag, na minha oficina. Já cheguei a guardar na geladeira mas a patroa começou a reclamar. Além disso me dei conta que não estava isolando elas direito. Formava umidade ao tirar de lá, ou seja, só piorava a situação!

    Outro quesito importante nas Lipos é a resistência interna (IR) de cada uma.

    Essas marcas conceituadas, tem um IR muito baixo 1mOhm ou menos.

    Então não adianta ter uma bateria de 2000C com resistência interna alta que ao exigir descarga, a tensão vai cair absurdamente.

    Por isso marcas como ThunderPower, Gens Ace, Hyperion e outras do gênero se saem tão bem.

    Como eu disse, na teoria, não levamos em conta a resistência interna das baterias. Sempre calculamos com 0Ohms. Na prática, isso não existe!

    Potência do motor está relacionada, entre outras coisas, com hélices…Mas vamos supor que tá tudo certo e cada motor está consumindo 100W em 16,8V (4s carregada). 4 motores, 400W. Em 16,8V, a corrente consumida seria de 23,81, ou 24A.

    Tua bateria 4s é de 2000mAh . Teria, em 1C uma descarga máxima de 2A sem danificar a bateria e sem cair tensão. Precisa de 24A, ou seja, precisaria de pelo menos uma bateria de 12C para trabalhar no limite (2 x 12C = 24A).

    O ideal, aqui seria uma de 20C ou mesmo 25C.

    Agora a parte chata. É tudo teoria…Na prática, tua tensão não é 16,8V, já que ao acelerar, a tensão tende a cair alguns mV. Outra coisa é….Tem perdas no circuito todo, como calor, por exemplo…..

    Por isso gosto de falar…Na teoria é tudo muito bom.

    (Usei aqui fórmulas básicas -> Potência em W (P). Tensão em volts (V), corrente em Ampéres (I) -> A fórmula é P=V x I. É bacana dar uma olhada nas Leis de Ohm, caja haja interesse)

    Burst…Num curto período de tempo (geralmente falam em 10s).

    Por 10s você pode abusar dela e teoricamente descarregar até 45C.

    Vi isso nas nanotech. E de nano e tech não têm nada. São as piores baterias que já inventaram.

    Todas incham. Sou extremamente cuidadoso com baterias. Se minha corrente máxima é de 20A, pego baterias que aguentam pelo menos 35A e nunca descarrego abaixo de 3,6V/célula. Tive a infelicidade de comprar duas nanotech. Uma, na primeira semana, tava virada num sapo, de tão inchada.

    A outra eu doei pra um cidadão que não sou muito amigo…rsrsrsrs (Brincadeira)

    Rodrigo…A idéia é justamente essa. Colocando baterias em paralelo, temos maior capacidade.

    O ideal, como sempre, é fazer com baterias idênticas e equilibrar a equação.

    Não adianta eu ter uma bateria de 2200mAh com 90C de descarga. A bateria vai pesar pra burro e meu tempo de voo vai ser ridículo.

    Também não adianta uma bateria de 10000mAh, com 10C de descarga. A bateria, da mesma forma vai pesar, vou precisar trabalhar o throttle em quase 100% e no final das contas nao adiantou nada.

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