Forum Replies Created
- Replies
-
- setembro 19, 2016 às 7:16 am
- in reply to: Falando de distancia x autonomia
Hoje a questão da autonomia já esta bem debatida e já se tem excelentes opções; basta ver o projeto do Spike, que eu acompanho desde o inicio, onde ele conseguiu uma autonomia de 4 horas de voo, somente usando baterias: https://youtu.be/auOC8a_zdg8
Eu já troquei alguns e-mails com o Spike e o projeto dele, eu acredito, é o que de melhores resultados.
Enfim, por conta da falta de tempo e falta de gente interessada em participar do projeto, acabei diminuindo o interesse em lançar um projeto Made in Brasil; sou advogado, portanto, sem muitos conhecimentos no campo da Eletrônica e Mecânica, conhecimentos necessários para um projeto efetivamente profissional.
Fabio A. disse:
Oi Leandro, se vc quer ir longe com eficiência, aconselho ir na linha dos planadores.
Aqui um video onde fui a 7 km e voltei com o EasyGlider, gastei 2800 mah e voltei planando. Sei que não é muito longe, mas voo perto do mar e a região não possui térmicas, se tivesse eu poderia subir mais sem motor e ficar ainda mais tempo.
Nesse dia eu não quis abusar e voltei nos 7 Km, pelos calculos eu poderia ir até uns 15km e voltar planando tb.
O interessante é que quando voltei, ainda fiquei um bom tempo planando e gastando bateria pra ver com qual autonomia o meu Easy Glider se encontra.
O tempo de voo foi de 45 minutos e ainda estava com 10.9v , o caminho total percorrido foi de 30km, sendo que meu logger lotou bem antes de pousar pois ja tinha voado antes.
Como meu EasyGlider foi otimizado ao máximo no peso, consigo voar com uma bateria 3s de 5800mah , e ele simplesmente não desce, é um teimoso 🙂
- janeiro 11, 2016 às 12:49 am
- in reply to: Ligar Monitor de Computador direto na bateria 12V
Renato, vou observar a polaridade, mas já me deu um grande incentivo para fazer !
Agora vou usar um “inversor 12v > 127v” só para alimentar um “pc” que pretendo montar dentro de uma caixa (da ground station). Se conseguir isso … acho que vai ficar bem legal … que pena não poder ligar o PC, também, direto na bateria (sem usar o inversor).Renato Herrig Furlanetto disse:
Pode ligar, eu uso um monitor da LG em uma bateria LIPO Zippy 3s de 3700 maH faz tempo, só toma cuidado para não ligar invertido os pólos.
- dezembro 26, 2015 às 2:47 pm
- in reply to: HoryzonHD V3
Uma questão … que me ocorreu durante um vídeo que assisti:
Eu posso manter câmera gravando o voo e, durante esse voo, eu resolvo bater algumas fotos; ela bateira a foto e continuaria gravando o vídeo, sem imterrupção ?
- dezembro 26, 2015 às 2:31 pm
- in reply to: HoryzonHD V3
Bom, vamos lá …
para quem gosta de situação complexa, vai uma boa aqui:Instalei uma HorizonHD V3 em um quadricoptero com uma NAZA V2 e usando rádio Turnigy 9XR.
A configuração ficou:
CH1 100% AILL > MOVIMENTO DIREITA / ESQUERDA
CH2 100% ELE > MOVIMENTO PARA FRENTE / TRAZ
CH3 100% THR > ACELERAÇÃO
R 0% THR ELE > COLOCA O QUADRI EM ALTITUDE HOLD
CH4 100% RUD > MOVIMENTO GIRO PARA DIREITA / ESQUERDA
CH5 -13% P1 > quero colocar aqui o controle de ganho (basic gain)
+ 34% P3 > quero colocar aqui o controle de ganho (Atitude gain)
CH6 -63% FULL GEA > COURSE LOCK
+ -68% FULL RUD > HOME LOCK
CH7 70% HALF ID0 > MODO DE VOO GPS
+ 6% HALF ID1 > MOD DE VOO ATTI
R -63% HALF ID2 > MODO FAILSAFE
CH8 100% P2 > FAZ O CONTROLE DE MOVIMENTO VERTICAL DA CAMERA
Obs.: eu uso a câmera direto no canal 8; eu não uso o Gimbal da V2.
O que eu gostaria de fazer ?
1. quero colocar em P1 o controle de ganho (basic gain)
2. quero colocar em P3 o controle de ganho (Atitude gain)
3. quero colocar na chave AIL D/R o comando para iniciar / parar a gravação de video
4. quero colocar na cave TNR (trainer) o comando para “bater as fotos”.
É isso ai ! Alguém tem ideia de como resolver as dúvidas de 1 a 4 acima ? Como ligar os fios da câmera e como configurar no rádio 9XR ?
Obs.: para o vídeo em solo uso um óculos HeadPlay com RX Boscan de 32CH e um monitor de 10″ com RX integrado (2 antenas).
- dezembro 15, 2015 às 9:55 pm
- in reply to: FPV – Regulamentação e Procedimentos de Voo
Leandro Santos,
o Felipe Alberto tem razão…. eles estão no face e por lá voce acessa toda a diretoria !
- dezembro 7, 2015 às 3:04 pm
- in reply to: FPV – Regulamentação e Procedimentos de Voo
Descupe Felipe … vou ver o que arrumo por lá e te passo por aqui !
- dezembro 7, 2015 às 2:53 pm
- in reply to: FPV – Regulamentação e Procedimentos de Voo
Felipe, eu não tenho estado muito atento ao FPV, nos últimos tempos, mas, eu acho que o pessoal da ABM comentou alguma coisa sobre seguro de equipamento; procura esse pessoal lá no Facebook e pode ser que tenham uma resposta melhor para voce:
Tem muita gente aqui no FPVBrasil que participa da ABM e, acredito, logo mais algum vai te passar isso !
- dezembro 7, 2015 às 1:52 pm
- in reply to: FPV – Regulamentação e Procedimentos de Voo
Felipe, é preciso estudar a ICA 100-40, em seu todo, entretanto, para isso, é preciso ter um conhecimento da regulamentação da legislação aérea como um todo; nenhuma legislação nesse setor é simples e muito menos objetiva, porque não é dirigida, diretamente para “o povo em geral” mas para uma “comunidade ligada direta ou indiretamente” às atividades aeronáuticas.
O resumo repassado, devemos ressaltar, foi feito pela ABM – Associação Brasileira de Multirotores, já buscando trazer o que é mais específico, o que é mais prático.
Mas acredito que o resumo traz, uma boa explicação e vai cumprir bem os seus objetivos.
A propósito, sejamos justos, a ABM tem feito um excelente trabalho de gestão junto à ANAC e tem trazido muito bom resultado para a comunidade em geral.
- dezembro 7, 2015 às 12:50 pm
- in reply to: FPV – Regulamentação e Procedimentos de Voo
Com a publicação da ICA 100-40, esse post volta ser atual e de grande importância.
RESUMO DA ICA 100-40 PUBLICADA PELO DECEA NO DIA 19/11
=====================================================Ao DECEA, cabe a regular o uso do espaço aéreo. As normas resumidas abaixo foram publicadas no dia 19/11 e já estão em vigor.
Segue o link com o texto completo da ICA 100-40: http://publicacoes.decea.gov.br/?i=publicacao&id=4262
Resumo do que diz respeito aos multirrotores:
1 – As normas se aplicam aos voos com finalidade comercial. Voos recreativos com multirrotores devem seguir as normas vigentes para o aeromodelismo. (Portaria 207 do antigo DAC);
2 – As normas do DECEA lembram da necessidade de se cumprir as normas da ANAC (contratação de seguro e o futuro cadastro previsto na regulamentação que irá entrar em vigor no ano que vem) e da ANATEL (homologação do equipamento);
3 – Um multirrotor necessita de autorização de uso de espaço aéreo e nunca tem preferência de passagem quando divide espaço aéreo com uma aeronave tripulada;
4 – A norma proíbe o voo sobre áreas povoadas e grupos de pessoas;
5 – Multirrotores com mais de 2 kg tem autorização para voar sem publicação de NOTAM se o voo for em área segregada; se houver a documentação exigida pela ANAC; se o voo for visual; se a altura máxima for de 120 m; se a distância máxima horizontal for de 500 m do piloto remoto; se a velocidade máxima for de 111 km/h; se estiver afastado 9,2 km de aeródromos e/ou rotas conhecidas de helicópteros e aeronaves; se a projeção vertical no solo estiver, no mínimo, a 30 m de concentração de pessoas não associadas à operação, prédios, construções, veículos, animais, etc; se o voo não ocorrer sobre áreas povoadas e aglomeração de pessoas não anuentes; se não for realizado voo acrobático; e se for fornecido ao DECEA a documentação que identifique os responsáveis pelo voo.
6 – Multirrotores com menos de 2 kg só terão autorização para voar sem a publicação de NOTAM seguindo as determinações anteriores, com as seguintes mudanças: a uma altura de 30 m; com velocidade máxima de 55,5 km/h; a 300 m horizontais do piloto remoto; e afastado 5,5 km de aeródromos e/ou rotas conhecidas de helicópteros e aeronaves.
7 – O pedido de acesso ao espaço aéreo nas condições acima deverá ser feito ao DECEA por email com antecedência de 48 horas e o voo só poderá ocorrer depois do recebimento da confirmação do pedido;
8 – Voos em aeródromos só poderão ser autorizados se forem paralisadas as operações de aeronaves tripuladas;
9 – Voos em espaços confinados (interior, estádios e arenas) são de inteira responsabilidade do proprietário do local ou do locatário do imóvel e devem seguir as regulamentações da ANAC;
10 – Os voos sobre áreas povoadas poderá ser autorizado se: o equipamento estiver homologado na ANATEL; se o equipamento for cadastrado na ANAC; se o piloto tiver licença e habilitação (quando requeridas); se for apresentado um documento de análise de riscos à segurança operacional aprovado pela ANAC.
- novembro 9, 2015 às 11:55 am
- in reply to: Pesquisa: Qual maior autonomia voce conseguiu com o seu multirotor ?
Ricardo, inicialmente os primeiros 5 minutos foi em hover ! Depois passou para voos de distanciamento, mas voo normal, sem manobras ! Voos em “quadrados” (como se fosse contornando uma quadra … enfim, voos normais.
Tinha bastante vento e ele não se incomodou com isso … voava seguro e estável. Eu não testei outras hélices, só estou usando mesmo a 15 x 5 de madeira.
Eu usava de fibra de carbono, mas não gostei e optei por essas de madeira que eu estou muito impressionado com a performance e até o barulho é mais gostoso !
Não voamos duas baterias, ainda … mas fizemos um “Y” para ligar as duas em paralelo. Mas, pelo que já observei de outras pessoas, por exemplo, se eu usar 1 de 5.200 … ele voa 30 min, se eu colocar 2 x 5200 ele vai voar 40 / 45 minutos ! A soma de “mAh” não resulta na “soma de minutos” … deveria ser assim, mas não é … aumenta em média 30% na autonomia.
Eu estou usando o Motor Multistar 380kv e achei muito interessante esse motor; quando fui comprar, muita gente falou que o motor é uma porcaria e que eu devia comprar motores TMotor ou Sunnysky ! Sinceramente, como eu sou teimoso, insisti comprar os motores porcaria e agora os que me aconselharam comprar TMotor ou Sunnysky, eu já soube que 3 deles já compraram os porcarias e estão voando com ele ! Coisas de “manias de marca e criação de mitos”; aeromodelista adora criar mitos !
Não tenho como reportar sobre o frame 450 e também sobre hélcies 17 ! Mas tem um pessoal por aqui voando com esses equipos e logo vem uma boa resposta.
Ricardo Fernandes disse:
Leandro,
você voa 30 min em hover ou vôo lento mas voando?
como é o comportamento desse quad com 360kv e hélices 15 a 17 no vento comparado com um f450?Ele voa bem??o vento não atrapalha não??pois o f450 com helice 8×4 mesmo com vento ele se comporta razoável. so nao montei um 360kv pq tenho medo do vôo dele ser estranho..o que vc me diz??
vc ja tentou voar com as 2 baterias dando 10amperes para ver se o peso a mais vai atrapalhar CG etc e quanto tempo vai dar?
- novembro 9, 2015 às 11:12 am
- in reply to: Pesquisa: Qual maior autonomia voce conseguiu com o seu multirotor ?
Existe um limite de equilíbrio entre o tamaho do frame, peso e tamanho da hélice !
Não sei fazer esse cálculo, logo, fui por experimentação e vendo alguns vídeos no youtube.A melhor relação que encontrei foi o frame Tarot 650 com motores 3508 de 380 kv e hélices 15×5. Uso baerias 500 6S.
O quadri voa 30 minutos, com estabilidade e tem força para levantar peso; ainda não testei quato de peso ele levanta, porque esse não era meu objetivo, mas, acredito que 500 / 700 gramas não fará diferença no conjunto que esta muito forte.Ricardo Fernandes disse:
Elesson
o Sunnysky é muito bem falado mesmo..
veja bem essa tabela que coloquei ai :
o rctimer de 920kv com 6.3 amperes gera 640 gramas com a hélice 9.4×4.3 por motor = 2,560kilos de força
o rctimer de 360kv com 4.7 amperes gera 800 gramas com a hélice 17×5.5 por motor = 3,200kilos de força
Assim um quadricoptero em torno de 1,9 kilos com rctimer 360kv e hélice 17×5.5 e bateia 4s10000mha deve voar pelo menos 40 minutos.
A questão é: esses quadricopteros grandes voam bem com essas hélices enormes? Voar bem quero dizer voos tranquilos pra fpv. se voar bem vale a pena montar um desse. o que está nos meus planos.
Aqui no http://www.rcgroups.com/forums/showthread.php?t=1914582 ele consegue 50 minutos com esses motores 360kv e com um frame ate barato. (Eu so trocaria o esc de 30amp pelo de 40amp pois vai permitir que eu use minhas 3s em serie voando com 6s o que economiza mais ainda…)
Agora realmente não sei o que é mais vantagem se um vôo de 25 minutos num F450 ou um voo de 40 min num monstro de hélice 17 num F750.
Eu fiz uma conta de peso e usando uma mobius, uma ccd sony pra fpv, tx 600mw, antenas, osd etc o quad com motor 360 kv fica em torno de 1,9kilos incluído a bat 4s10amp..
Ellerson , com o equipamento de fpv a autonomia deve cair um pouco não? vc consegue quantos minutos com um tx de vídeo de 1,5watts e camera ccd?
O que vocês acham?
- setembro 28, 2015 às 7:39 pm
- in reply to: Pesquisa: Qual maior autonomia voce conseguiu com o seu multirotor ?
Ricardo, não sei com base em que voce fez a afirmativa “30 minutos de vôo sem cortes e voce será o novo record mundial”.
Eu, em particular, montei um quadri que voa 30 minutos com folga e isso já foi noticiado por aqui.
Mas, tem outros “malucos” que montaram e estão voando até 50 minutos … por isso eu digo para voce que 30 minutos há muito tempo não é record mundial.
Por isso … eu acho que voce precisa pesquisar um pouco mais e não ser tão taxativo nas informações; esse segmento é o segmento mais rápido e que mais tem avanços ! A verdade de hoje amanha pose não resistir o avanço …Ricardo Fernandes disse:
Elleson, faz um video de 30 minutos de vôo sem cortes e você será o novo record mundial. Me desculpa ai mano , mas é difícil acreditar..
- junho 25, 2015 às 11:26 am
- in reply to: Quadricoptero – 1º voo com Arducopter e Mission Planner
Sugestão:
Rádio operando em 2.4Com downlink de 5.8 use telemetria 433 mhz / ou 900 mhz
Com downlink de 433 use 900 mhz
OBS. se vai voar em local onde tem muita incidência de indústiras e portões eletrônicos o 433 é a frequencia em uso dessas atividades; se vai voar muito perto de torres de celulares, o 900 mhz é a frequencia dessas torres !
- fevereiro 20, 2015 às 1:46 am
- in reply to: INFORMAÇÃO IMPORTANTE
Fala Leonardo … quanto tempo !
Rapaz, é simples assim:
1. a legislação da aviação é mundial, logo, as coisas precisam andar juntas ! Não posso ter uma regra no Brasil e nos outros paises diferente, logo, quando um piloto brasileiro for para o exterior, faria M….2. os EUA, anunciou a sua decisão essa semana, e, a ANAC deverá seguir na mesma linha !
Isso era previsível; mas tanto aqui no Brasil quanto EUA e outros paises, a legislação deverá ser “uniforme” … eu acredito nisso !
- fevereiro 19, 2015 às 11:54 pm
- in reply to: INFORMAÇÃO IMPORTANTE
Fabricio,
com a publicação da nota oficial da ANAC, esta na primeira publicação, diz o funcionário da ANAC que cuida desse caso: “Assim, esperamos resolver esse problema“, complementou ele, lembrando também que não existe nenhum impedimento para a compra ou posse de multirrotores no Brasil. Agora, quem tiver seu multirrotor retido por esse motivo, só terá que apresentar a nota que a ANAC ainda vai publicar em seu site oficial.
Conclui-se, dai, portanto, que os multirotores até então apreendidos DEVERÃO ser liberados.