Leandro Chaves

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  • Gabriel,

    a potência, isoladamente, não vai te dar a distância desejada; para atingir determinadas distâncias, voce precisa de “um conjunto de coisas funcionando corretamente” e dentro de um “projeto integrado” que vai “criar as condições necessárias para atingir os seus objetivos“.

    Vou te dar um exemplo prático, para voce entender.

    Eu considero hoje, o melhor equipamento (inclusive aplicadom em soluções militares), os equipamentos da DMD. Sem dúvida, eles atingiram o “estado da arte” na fabricação dos equipamentos; senão vejamos:

     

    1. Solo

    Rádio com um módulo DMD (compatível com o JR – eles usam os rádios da WFly)

    Ground Station comum com um par de antenas (Ominidirecional e uma Patch)

     

    2. Ar

    Em apenas um par de módulos, eles integraram tudo necessário para a “aeronave”:

    Só para voce saber, este módulo tem apenas 500mw, usa  uma antena de 9dBi e atinge até 70  km de distância, com telemetria full duplex (tanto envia quanto recebe sinal). Neste módulo, inclusive, esta embutido o TX de vídeo, de 2.4 Ghz, sistema pan tilt, etc.

    Veja  mais sobre ele:

    ?Receiver XLRS dual band 869-915Mhz with telemetry 10mW.

    ?RC Range: 50-70Km with TX @500mW and 9dBi antenna.

    ?GPS, of 10Hz with antenna and 2 grams weight, connected to the internal battery for fast starts.

    ?XIMU. Inertial Measurement Unit internal with independent CPU of the receiver, 3 Gyroscopes, 3 Magnetometers, 1 precision altimeter, Vario and 1 temperature sensor.

    ?Radio Beacon, 869-915Mhz with included battery.

    ?Internal battery charger.

    ?Voltmeter of the Module.?Battery Voltmeter.

    ?1 Connector RCBus.

    ?7 RC Channel (More 13 of the XVOSD) = ¡¡20 RC channels maximum!!

    ?1 MMCX antenna connector.

    ?869-915 3dBi Antenna low weight.

    ?Battery disconnector.

    ?2 new microprocessors, 5 times musch faster than LRS systems

     

    Para voce entender melhor, veja como é feita a instalação em uma aeronave.

     
    Como voce pode ver, com apenas  dois módulos do tamanho de uma caixa de fósforo voce tem a melhor solução tecnológica em longas distâncias; esta é uma solução para até 70  km e, eles possuem outras (do mesmo tamanho), para atingir até 172 km !

    E como voce pode ver naõ é o tamanho, a quantidade de equipamentos e muito menos a potência que determina a distância a ser atingida.

     

    SUGESTÃO, MEU AMIGO:

    O FPV não é tão simples quanto se apresenta e muito menos deve ser praticado buscando os extremos; se aceitar uma sugestão, inicia o seu FPV com um óculos FatShark 5.8 com RX A/V + Headtracker ! Embarca na aeronave um TX de vídeo 5.8  600mw com uma câmera de boa qualidade ! Tente inicialmente voos em até 1 km, depois, com experiência,  com essa mesma configuração, ajustando antenas corretas e adequadas, voce vai atingir até 5 km ! Uma distância muito considerável, para quem pratica o FPV.

    Longas distâncias, isso já foi muito debatido aqui no fórum; voce precisa fazer um planejamento de ONDE VAI VOAR essa distância, porque quanto mais longe vai mais alto precisa subir, para manter a integridade dos sinais (do R/C do A/V) e esta altitude esta diretamente ligada à SEGURANÇA, porque voce vai acabar ingressando, invariavelmente, na altitude de tráfego das aeronaves civis, comerciais e militares !  Por exemplo: helicópteros 500 pés (+/- 165 metros) e aeronaves pequenas 1500 pés (+/- 495 metros) e, aeronaves comerciais (em tráfego) entre 7.000 / 10.000 pés (+/- 2.310 e 3.300 metros).

    Por isso eu te digo que seria interessante voce iniciar por uma plataforma mais simples, adquirir conhecimento técnico, operacional e da legislação para a  sua melhor qualificação, capaitação e prática.

    Nao deixe de perguntar as suas dúvidas no fórum, porque aqui muita gente vai te ajudar e com certeza, voce vai ter muito prazer no FPV. Forte abraço e boa sorte !

     

    Gabriel Rigolao disse:

    para alcançar distancias grandes teoricamente o fpv de 1500mw seria melhor?

    A estação de solo, como um  todo, está um “primor” .. eheheh

    Dá aquela inveja boa, né ?

    Gabriel,

    tem um post aqui no FPVBrasil que estamos falando sobre autonomia …. vem de encontro com a sua dúvida e vai te mostrar algumas informações importantes; acessa o poste e coloca lá uma resposta do tipo “Acompnahando …” e a partir dai voce começa receber as respostas do post e vai acompanhando …

    Um abraço …

    Segue o link do Post

    Que isso meu amigo …

    esta tudo certo ! Eu as vezes passo por cima de uns links tbm … ehehe sabe como é, os olhos já me traem kkkkkkkk mas ai dou uma olhada com jeito e vejo o danadinho lá …

    Marcelo Camargo disse:

    Perdão Leandro, não tinha percebido o link no meio do texto.

    Marcelo … eu coloquei o link no post !

    “Apesar de o vídeo já ter alguns dias, eu acabei vendo que esse video ainda ……”

    No próprio vídeo, no final, o Marino é apresentado como piloto ! !

     

    Romel, infelizmente ! O pior de tudo, quando essa M3rd@ explodir,  já sabe o nome do site que vai aparecer em todos os noticiários, não é ? A matéria  virá  em letras garrafais: “O piloto pertence a uma comunidade de vandalos que tem um fórum na internet para incentivar o uso dos drones….” e ai seremos TODOS NÓS  “equiparados à esses idiotas”, porque ninguém vai falar que ele entrou agora para destruir um trablaho de mais de anos e muito esforço dos idealizadores e mantenedores  do fórum ! É como dar uma “arma carregada na mão de uma criança para brincar com os coleguinhas”. É uma pena que esta pessoa veio se infiltrar no FPBrasil e vai EMPORCALHAR O NOME DO SITE E DOS SEU COMPONENTES ! VAI DAR DESCARGA EM TUDO DE BOM QUE JÁ SE FEZ POR AQUI !!

    Esta é a minha opinião sincera !!!

    Roberto Bonfim / Guto Santaella, ach que seria uma boa oportunidade para fazer uma revisão nas interligações da APM no TBS e deixar o desenho visual-didático  para todos; e, mesmo que a pessoa naõ venha instalar no TBS, já vai ter uma visão correta das conexões para qualquer sistema.

    Seria possível a atuação conjunta de voces dois nessa missão e postar aqui um “material final revisado” ! Achei fantástica a diagramação feita pelo Roberto e acho que poderiamos aproveitar o momento para uma “revisão” e “postagem final revisada” !  Esse tipo  de trabalho “é  muito bom e remete o usuário para uma solução segura, sem a necessidade de recorrer a muito material escrito e separado em diversos posts”. Depois, com o uso e interesse, o usuário vai pesquisando mais, vai compreendendo mais, sente a necessidade de aprender e o conhecimento vem por acréscimo.

     

     

    Roberto,

    eu venho estudando muito para achar “o melhor projeto integrado” e o TBS me parece um dos melhores até o momento; tem uma plataforma bem equilibrada, limpa, profissional e, ao meu ver, só falta em breve uma “carenagem” com um designe arrojado e focado no “UAV” !

    Voce esta voando com esse quadri ? Show de bola !

     
     
    Roberto Bonfim disse:

    Para animar a galera um pouco!

    Fiz esta edição já traduzindo para o português e adicionei a APM com o setup que utilizo aqui. Está faltando o OSD e pequenos detalhes que já adicionei no meu TBS como LED, gimbal, etc… depois que tinha terminado o desenho.

    Ricardo,

    sim, a proposta nem é substituir o forum americano, até porque; o objetivo é “criar material simplificado” para os usuarios darem os primeiros passos e, depois, com a experiência eles “beberão da mesma fonte (forum americano)” mas com uma base de conhecimento melhor esclarecida ao ponto de compreenderem as informações lá constantes.

    É uma proposta …. estamos procurando o melhor caminho para fazer isso … quero fazê-lo dentro do forum e de maneira aberta para todos aproveitarem das informações.

    Aliás, a APM é uma primeira arrancada … e quem sabe podemos fazê-lo com outros equipamentos e assim, criamos um “corpo de conhecimento” e com isso, melhoramos nossas técnicas, equipamentos e experiências. Aliás, é essé o objetivo.

     
    Ricardo Affonso disse:

    Bela iniciativa, Leandro! Acredito que não é tão fácil criar um manual completo, visto que as alterações são constantes. De qualquer forma é muito bom ter um grupo de usuários brasileiros, mas infelizmente isso nunca vai substituir o fórum americano completamente.

    Posso tentar contribuir com alguma coisa também, tenho quase 2 anos de experiencia com a apm, mas infelizmente não tô tendo tempo pra nada!

    Eu nõa uso e nunca tive oportunidade de ver uma DJI Naza voando do meu lado; mas pelo que eu leio e pelos vídeos que eu assisto no youtube, eu não consigo me convencer a razão “de comprar um equipamento com limitações” e ainda por cima caro !  Acho que a DJI Naza esta agindo como  “as pessoas que se acreditam estelas e insubstituíveis” e, ai esta o perigo !

    Lembram  daquelas marcas famosas de fotocopiadoras, telemensagem, carros … que se sentiam inatacáveis ? Pois é … o mercado mostrou o contrário !
     
    Capanema RJ disse:

    Sabia que isso iria acontecer, questão de tempo….

    http://www.multirotores.com.br/forum/topics/atualizacao-naza-m-4-0-…

    Capanema,

    vamos conduzir os trabalhos pela internet … relaxa … voce vai ter “alguma coisa para acrescentar” … fica  junto !

    Voce deve ter alguma habilidade ai, que vai ser útil.

     
    Capanema RJ disse:

    Temos dois colegas nossos aqui no RJ o Idemir (DIDI) e o Celio que ja operam esta plataforma a algum tempo seria bom encontra-los aqui ou na Multirotores para saber se eles teriam algo a acrescentar. Leandro eu acho que ja comentei com vc , estou aposentado e tenho muito tempo disponível, mais moro muito longe do Guto e não tenho experiência nesta plataforma alem de boa vontade para aprender, caso contrário iria ajudá-lo a empurrar o projeto…ABS

    Boa Capanema … isso ai !

    Vamos montar isso, então, como um “GET – Grupo de Estudo e Trabalho”; vou assumir a posição de “coordenador” para que possamos criar uma metodologia sistemática  de trablaho e assim, conseguirmos os resutlados desejados.

    Vamos lá, então !!

    Vamos  reunir pessoas com conhecimento e experiênica  na  plataforma / ou de trabalho para formar o GET

    Participantes:

    Leandro Chaves

    Guto Santaella

    Capanema

    Primeira missão: ahco que seria bom convidarmos o Roberto Bonfim que já esta usando a plataforma e pode ajudar com as “lições aprendidas”.

    Eu acho que com esse grupo conseguimos dar um start up e depois vamos avaliando eventuais novos candidados para o grupo; o  importante agora é “criar a metodologia” que  vamos usar e dar andamento e cada etapa cumprida, disponibilizamos para a Comunidade  FPVBrasil ! O que acham ?

    Capanema RJ disse:

    Bom acaba de nascer a criança com dois pais, sendo assim vamos ajudar na divulgação e esperar para ver como vai ser a coisa. Estou de pleno acordo com Leandro quando diz que precisamos de um manual simplificado básico e até entendo a preocupação do Guto no bypass do estudo, mais vcs podem ter certeza, tem que pegar na mão e conduzir, caso contrário a NAZA que saiu na frente vai continuar na frente. Este vídeo mostra um exemplo no meu ponto de vista o que é começar pelo início, http://www.youtube.com/watch?v=QAFdHnoae0s, o primeiro passo é fazer algo em português. Porque eles tem tudo e nos não temos nada??.  Dai é so seguir o rumo até o final da montagem, setup, configurações etc. Guto e Leandro podem estudar como fazer isso, seria um grande passo para clarear o APM…depois a turma se empolga e cada um colabora com um vídeo ou um tutorial….ABS

    Guto,  a ideia nem seria um “manual brasileiro”, mas um “tutorial simplificado básico” para conduzir para  a migração tranquila,  com resultados positivos e minimizar a dificuldade no entendimento da tecnologia; até  ontem, apesar de ter lido muito, eu ainda tinha “uma nuvem negra na minha mente” que impedia ver a simplicidade e as possibilidades da  plataforma; depois de ver o que voce fez … parece que dispersou a nuvem negra e deu lugar para um  “desejo de aprofundar” nos conhecimentos.

    CLARO QUE VOCE esta convidado para trabalhar no projeto de “criação de  um material prórpio brasileiro” como um primeiro passo para “criar o desejo, desmitificar a plataforma, popularizar a  tecnologia e aumentar  a base de conhecimento”  e isso, com certeza, ajuda muito; quanto mais pessoas usam, mais pessoas descobrem “dicas e truques” e declara suas descobertas  e a comunidade se aproveita do todo; essa  é a magia e beleza das plataformas “Open Source”.

    Vamos ver como fazer  isso da melhor forma ! Precisa ser feito por aqui, com ampla divulgação e abertura para “palpites e informações adicionais”. Acho que funcionaria bem como um “GET (Grupo de Estudos e Trabalho)  responsável pela “compilação e redação do material” de maneira simples, prática e eficiente. Bom, de qualquer forma estudarei, porque naõ gosto de fazer o que naõ entendo … entra ai o “espírito de fuçador” ! eheheh

    Vamos em frente …

    Bom,

    para quem deseja ver a APM funcionando e o que ela faz, segue aqui uma relação de vídeos gravados pelo Marco Robustini, um piloto da 3DR, fabricante da APM e  outros produtos. Vale a pena ver !

    Roberto,

    eu já tenho uma placa destas que comprei faz um ano, mais ou menos ! Acabei não usando, primeiro porque eu ainda não tinha instalado a APM  e, também, porque muita gente fala que “a imagem capturada pela EasyCAP” no Mission Planner tem um “delay” muito grande !  Voce voa olhando essa imagem no seu computador ? Já usou uma TV do lado para ver  se  a diferença de imagens é mesmo significativa ?

     
    Roberto Bonfim disse:

    ……..

    Um aviso: Se for adquirir a placa EasyCap, observe que ela mudou para EZCAP, o fabricante alterou o nome pois estava havendo muitas cópias piratas. Esta é a placa mais recomendada para o Mission Planner…..

     

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