Leandro Chaves

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  • Complementando, a ABM informou:

    ANAC diz que regulamentação para multirrotores está quase pronta
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    Em conversa hoje à tarde com a Diretoria da ABM, representantes da ANAC revelaram que o texto da proposta de regulamentação está quase pronto.

    Amanhã, os responsáveis pelo texto irão se reunir com integrantes da Aeronáutica para definir detalhes como quem cuidará de cada tipo de VANT.

    “A Aeronáutica está mais preocupada com os VANTs maiores de 25 kg”, disse um representante da ANAC.

    A direção da agência já aprovou a maior parte do texto e pediu pequenos ajustes antes de levar a proposta para Consulta Pública.

    Os funcionários da ANAC evitaram marcar uma data para que isso aconteça, mas deram uma pista: “falta muito pouco pra isso acontecer”, disse um deles.

    Na semana que vem, a ABM se reunirá com a ANAC para discutir a regulamentação.

    Olá Fernando, tudo bem ?
    Rapaz, voamos ele hoje para fazer os testes; estava ventando muito e com rajadas, mas mesmo assim, ele se estabilizou e voou muito bem ! 

    Fizemos o teste com uma bateria 6S instalada ! 

    Autonomia: 25 minutos de voo e pousamos; medimos a bateria e ainda tinha +/- 20% de bateria !!! 

    Para ser sincero, nem coloquei as duas baterias em paralelo para testar; vixi … nem precisa, é muito tempo de voo com uma única bateria ! 

    APROVADÍSSIMO !!!

    Fernando Valério disse:

    E ai  Leandro Chaves tem testado seus limites de tempo em voo?

    Leandro Chaves disse:

    Fernando, 

    eu nunca tive frames da TBS, mas vejo muitos videos com eles e acho fantásticos ! 

    Sim, foi legal trazer o video; como sempre digo, no mundo dos quadri não existem “milagreiros”; estamos todos aprendendo uns com os outros e juntando conhecimentos e fazendo experiências.

    Eu vou testar o meu novo frame em duas situações:
    1ª. ele vai decolar com somente uma 6S 5200 mah

    2ª. ele vai decolar com duas 6S 5200 mah

    A partir das medições, quero fazer no mesmo local, mesmas condições de tempo, ver qual autonomia atingimos com ele. 
    Não será “exatamente” o dobro de tempo com uma, tendo-e em vista que ele vai levar uma segunda, portanto, mais 500g em bateria !! Mas a expectativa é grande. 

    Fernando Valério disse:

    Ok Leandro bem posto sua observação,mostrei esse link por que estou muito da duvida. em que seria melhor, ir para tbs ou fazer up para f550 vi no you tube f550 carregando zip 8000 e outros levando 2x de 5000 4s com motores originais. porém os videos que vi a autonomia foi entre 18 a 20min.

    Henrique, qual setup voce esta curioso ?

    Henrique Ferreira Lima disse:

    Estou curioso para ver esta configuração.

    Rafael, 

    concordo com voce em vários pontos. O multirotor era até uns 3 anos atrás uma geringonça que voava e algumas pessoas se divertiam com eles; hoje existem equipamentos bastante sofisticados e largamente utilizados no hobby e principalmente por emissoras de TV, produtoras independentes, profissionais de foto e imagem, etc. 

    O crescimento da tecnologia é exponencial e agora os acontecimentos e mudanças acontecem a cada 3 ou 4 meses ! É um lançamento após o outro ! 

    Acho que a questão da autonomia esta ligado à fonte de energia; imagine voce se for possível instalar motores “gasolina” nos quadrimotores; uma bateria 10.000 pesa mais de um 1 kg; para dar um litro de gasolina, seriam necessários 1,200 ml e ai, te digo que com essa quantidade de combustível, ultrapassar os 90 minutos não será uma questão de SE, mas de QUANDO ! 

    Rafael Torres disse:

    Atualmente, existe um cara, com prop de 6” e motores de 1100kv se nao me engano, atingindo

    mais de 20 min de voo, nos testes iniciais sem descarregar a célula para 3.4v,  se forcar  alcança mais de 25 min, isso com equipamento barato comparado as rigs de voces, nao esses propeles gigantes que se voce quebrar ira chorar sangue, nem essas baterias que custam um braco e uma perna… Estou falando de propellers que custam poucos U$, baterias relativamente baratas, na faixa de 25U$ e com imagem estavel e alta capacidade de manobra…Isso são testes iniciais, as coisas irao melhorar bastante no quesito autonomia…

    Em abril desse ano, a coisa ira começar a acontecer em produção…Dai em diante o publico tera acesso e muitas coisas serão experimentadas e discutidas. E so o começo…

    Nosso hobby vem crescendo muito rápido!

    Me lembro a alguns anos atraz que pessoas vinham em fóruns explicar o gimbal com toneladas de informação, engrenagens , redutoras, física quântica, etc…Tudo baseado no que se sabia ate entao.

    Ai me aparece um programador e cria um algoritimo que com apenas 2 motores e 2 placas faziam a magica acontecer…Imagem superestavel e plug and play…

    Desde entao, em poucos meses uma enxurrada de modelos com seu ponto de vista apareceu no mundo todo…Nao tem mais como voltar atraz…

    Isso ira acontecer também com autonomia…

    Me lembro que quando os primeiros mini-quads apareceram eram superinstaveis, nao se passou poucos meses e tudo esta voltado para eles, voam em trilhos!!!! Como eu disse, esta tudo acontecendo muito rapido! E fico feliz em fazer parte disso…

    Abril, galera, abril deste ano, aguardem!!!

    Fernando … 
    eu não fui voar esse fds – e como estamos fazendo isso em um projeto, estou aguardando meu “parceiro de testes malucos” que volta de férias nesta quarta para voarmos juntos; um voa o outro filma e faz anotações. 
    Ontem a noite desenvolvi uma planilha para as anotações dos setups e suas mudanças para ver onde uma mudança afeta e como ! 
    Aguenta ai … até sexta tem novidades …. 

    Fernando Valério disse:

    Alguma novidade Leandro Chaves com as duas 6S 5200 mah estou curioso esperando boas noticias ai sua.

     

    Fernando, 

    eu nunca tive frames da TBS, mas vejo muitos videos com eles e acho fantásticos ! 

    Sim, foi legal trazer o video; como sempre digo, no mundo dos quadri não existem “milagreiros”; estamos todos aprendendo uns com os outros e juntando conhecimentos e fazendo experiências.

    Eu vou testar o meu novo frame em duas situações:
    1ª. ele vai decolar com somente uma 6S 5200 mah

    2ª. ele vai decolar com duas 6S 5200 mah

    A partir das medições, quero fazer no mesmo local, mesmas condições de tempo, ver qual autonomia atingimos com ele. 
    Não será “exatamente” o dobro de tempo com uma, tendo-e em vista que ele vai levar uma segunda, portanto, mais 500g em bateria !! Mas a expectativa é grande. 

    Fernando Valério disse:

    Ok Leandro bem posto sua observação,mostrei esse link por que estou muito da duvida. em que seria melhor, ir para tbs ou fazer up para f550 vi no you tube f550 carregando zip 8000 e outros levando 2x de 5000 4s com motores originais. porém os videos que vi a autonomia foi entre 18 a 20min.

    Referente ao link, eu observei lá o seguinte:

    It is finally here!
    All the pieces for a 25min flight time solution, for your convenience everything required is included in this set.

    • TBS 400kv LR Motor Set -> os meus motores são de 380 v
    • 4S-6S ESCs -> eu uso escs AFRO, para multirotor
    • Aerial Mob Arms -> ok 
    • 6S 4000mAh battery -> eu uso bateria 6S de 5.200mAh
    • RCTimer 15×6.5″ Propellers (2xCW,2xCCW) -> eu uso hélices 15×5

    Como voce pode ver Fernando, a teoria é meio que geral; a diferença esta em que a TBS (aliás é um excelente frame)usa bateria de 4.000, maior kv e hélices de 15×6.5. O que eles diminuiram na amperagem (4000), aumentaram no passo da hélice (6.5).
    Se esse set garante 25 minutos, na teoria, o meu com 6S 5.200, menor kv e menor passo de hélice, atinge o objetivo (teórico) de 30 min (estamos seguros com 20 min) de voo + 5 de para pouso.

    A propósito, não é uma “descoberta mniha”; é a experimentação, observação e troca de informações com vários outros que seguem a mesma linha: maior autonomia. 

    Fernando Valério de Souza Dantas disse:

    Olha que coisa interessante, me mandaram em outro forum.

    http://team-blacksheep.com/products/product:476

    Upgrade para 25min tbs f450 e f550

    Sem entrar muito na teoria, as hélices “rosqueiam” para cima, formando um empuxo; considerando que nesse movimento elas “sopram” para formar um “colchão de sustentação” elas fazem a força necessária para levantar o peso do multirotor. Acontece que, quando existe a “incidência de vento” ele contribui para “diminuir o esforço” de sustentação e, com isso, em linha inversa, consome “menos energia” para o trabalho; consumindo menos energia, ele aumenta a autonomia ! 

    Acontece que essa regra não é de toda precisa, porque, se o vento for muito forte ou não uniforme (direções diferentes), a controladora tende a “acionar as compensaões” fazendo alguns motores trabalharem mais, portanto, consumindo mais energia. 

    O que é correto, mais confiável, é encontrar um set de “motores, ESCs e bateria” que tenham uma autonomia desejada e observar as variações do tempo que podem aumentar ou diminuir essa autonomia. Não se deve confiar no “aumento da autonomia em razão dos ventos”.

    Para conseguir isso tem que partir para um “projeto integrado”. 
    Mas um frame Quadri de 650mm usando motores Multistar Elite 3508 de 280 KV, bateira 6S 10.000 mAh e hélices multistar de madeira 15 x 5 … já existem alguns voando por ai atingindo até 50 minutos carregando uma GoPro ! 

    A propósito, foi com base nesse projeto que eu montei um Quadri Tarot 650 Iron Man, motores Multistar 3508 de 380 kv, com bateria 6S de 5.200 mAh, hélices de madeira multistar 15 x 5, escs Afro e uma segunda bateria de 660 mAh só para alimentar rádio / controladora. Vou ver se testo ele amanha; mas o objetivo é ter 20 minutos de autonomia de voo + 5 para pousar ! Como é para testes … não instalei a APM nele ainda …eu instalei uma kk2.1.5 que eu queria testar …e me surpreendeu ! 

    Emerson, 

    toda critica, quando vem “fundamentada” e tem objetivo de “colaboração” é muito bem vinda e, certamente, agrega valor ao projeto e o seu desenvolvimento; fica clara a intenção da pessoa, querer ajudar !

    Mas quando a crítica vem só para “dizer que não gostou, já viu melhores, perguntar pra que fazer isso, e, colocando um monte de defeitos”, esta sim, demonstra que a pessoa esta movida pela inveja e ódio; inveja porque não foi ele quem fez e, ódio, porque se conhece e sabe absolutamente incompetente para fazer alguma coisa do tipo ! Mas, quando der certo, tenha certeza, será o primeiro a pedir a cópia da planta ! 

    Por isso, não se deixe abater por criticas e siga seu projeto; siga a sua intuição …. se não prestar, pelo menos foi voce quem fez, aprendeu muito fazendo e, voce nem tem o compromisso de acertar !  DIVIRTA-SE .. e se der certo MARAVILHA … se não der, voce se divertiu fazendo. 

    Vai em frente; eu e mais alguns vamos dando “pitaco” ai …rs.. “deixa a folha torar !!!” 

    Emerson …

    Leandro, deixei os comandos com apenas 20%, quase nada dessa vez, ela realmente tem uma excelente resposta, ficou muito dócil e pode voar com baixíssima velocidade.

    é isso ai … agora sim … acho que chegou em um bom ponto !  Tnha comando demais … agora ela “ficou mais domada”. Muito bom … vai em frente ..

     

    Parece que li que voce quer mexer no perfil da asa:

    – se afinar o perfil, ela vai ficar mais rápida

    – se alongar as asas com o mesmo percil que tem hoje, acho que fica melhor um pouco em voo

    Estude um pouco sobre o Perfil KFm … no youtube vai encontrar uma Asa FPV49 … esta na v4 … mas eu gosto mais do modelo v3; com o perfil KFm elas são mais estáveis, todavia, mais rápidas.

    Emerson … antes de mexer na espessura … experimente ela do jeito que esta .. apenas fazendo as curvas mais abertas … eu acho que já vai ter muito bom reultado

     

    Emerson,

    tenho observado seus vídeos e queria comentar com voce alguns pontos:

    1. quando a asa esta “estabilizada” em voo, ela realmente se mantém frme e pouco se obsreva os balanços naturais nela; balanço sempre terá um pouco, diante do tamanho, peso e intensidade dos ventos, mas ela se mostra muito estável.

    2.nas curvas, ela balança muito, mas eu acho que isso se dá em funçao de voce fazer as curvas em angulos muito fechados (próximos de 45º inclinação); talvez a pressa ou anciedade de fazer a curva esta te empurrando para esse erro, mas, “como sugestão” experimente fazer curvas mais abertas (másimo de 25º de inclinação) e isso vai dar mair docilidade nela durante o voo. Observe que quando voce inicia a curva ela balança muito e, quando sai da curva, ela dá umas alavancas até estabilizar.

     

    Era o que eu queria comentar com voce; de resto, eu acho, na minha opinião particular, ela esta muito perto de ser uma “plataforma estável para FPV”.

     

    Abraço ai; fé na chuteira e força na peruca ! Esta quase lá !

    Emerson,

    Eu assisti e analisei esse video umas 3 vezes … queria te colocar a minha “impressão”.

    Eu bserver que a asa quando voa “estabilizada” ela esta bem tranquila e firme na posição; o que percebo forte, se eu estiver enganado me perdoe” é que “quando aplicado o comando no stick” esta esta respondendo muito rápido e isso provoca um “balanço” ou as vezes uma “instabilidade”. Com quanto de exponencial voce esta trabalhando nos canais ?  Faça um teste usando somente 35% !! E grave o video …. para analisarmos. EU ACHO que voce vai melhorar muito os resultados. É uma impressão minha….

    Abraço, segue ai nos testes ..

    Emerson Ribeiro disse:

    A prova de hoje pela manhã.

    Mais uma vez o modelo foi desmontado e remontado com alguns detalhes aerodinâmicos:

    Seguindo !

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