Leandro Chaves

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  • Franco,  eu não tinha pensado nisso, porque não tenho essa experiência; mas certamente, tudo naquela aeronave me parece que foi pensado, planejado e tem propósitos definidos. É uma boa fonte de inspiração.

    Alex, eu tenho conversado com Ryan mas é uma aeronave que atualmente ele comercializa, dai a dificuldade em conseguir desenhos, maiores detalhes, etc…. mas eu obtive algumas fotos que olhando para elas tiramos algumas conclusões. O corpo, visivelmente, é uma reprodução / ampliação do MQ-9 com algumas modificações nas linhas e traços. A asa dianteira, me parece ser um projeto de uma asa de planador e, o conjunto de cauda é simples, com a inteligência de criar um angulo para melhorar a aparência sem comprometer os resultados. 

    É, de fato, uma aeronave muito bonita e com certeza voa muito bem ! Já assisti vídeo dela e percebe-se uma estabilidade muito boa durante as decolagens, voos e pousos; não me parece uma aeronave que fica “gangorrando”; claro, o piloto deve ser experiente e os eletrônicos, sendo da linha “Ardupilot” e mais alguns que ele não me revelou, deve ter um apurado sistema de estabilização (a propósito, comuns nos Ardupilots).

    Assista este video dos testes de performance: http://player.vimeo.com/video/14234572

    Na minha opinião e interesses próprios, eu vejo algumas coisas QUE EU modificaria neste projeto:

    1. uma aeronave destas, merecia um belo conjunto de trem de pouso retrátil

    2. eu colocaria um pouco mais de “corda” na asa e aumentaria ela em mais, pelo menos, uns 25 cm de cada lado

    2. instalaria FLAPS para garantir uma decolagem e pouso mais “macios”. Flapeada em 15% (por exemplo, precisa testar) esta aeronave “descolaria” do chão na decolagem; e, Flapeada em 25% (precisa testar também) ela faria uma aproximação mais sustentada e teria uma “velocidade vertical de descida” mais suave e com mais velocidade horizontal, garantindo um pouso mais obediente e, diria para voce que, até ousaria colocar “spoillers” nela !

    Assista o video do pouso de um Globalhawk na Alemanha, e observe atentamente a “docilidade” do pouso:

    http://www.youtube.com/watch?v=mmcuQwFUsKM

    Se observar bem, esta aeronave tem asas muito longas e uma corda perfeita; ainda que ela pouse sem flaps, no toque de solo os spoillers são imediatamente abertos e, a velocidade do pouso não é tão baixa. Aliás, pousar não é “vir com o modelo (ou avião) totalmente pendurado e “stolando” … é preciso ter uma medida certa da aeronave para vir com velocidade suficiente para garantir a estabilidade e não atacar o solo bruscamente. 

    Eu me interesso por este tipo de aeronave, pilotagem, etc… ODEIO 3D e outros tipos de pilotagens; eu sou um amante incondicional dos escalas, dos voos escala, da aplicação das técncias de voo nos modelos; não é porque é um aeromodelo que eu tenho que vir para pouso feito uma batata com asas e pranchar na pista .. .praticamente derrubar a aeronave e nem mesmo decolar correndo 5 metros e levantar o nariz 45 graus e tome motor ! Isso, para mim, não se assemelha com a essencia do hobby: “imitar as aeronaves reais” ! 

    Desculpe, é meu ponto de vista e respeito o ponto de vista dos outros; cada um faz de seus modelos o que quer !

    Henrique,  é aqui que a coisa fica boa … todo mundo dá sua visão e o consenso prevalece ! Eu tinha em mente comprar 4 LiPo de 5.000 mAh .. .ou seja, “uma grana preta” para ter 20A !

    Neste bate-bola, acho que encontrei o “remédio” para minhas aflições: “bateria de no-break com uns 70 a 100 A” que vai dar e sobrar para o dia todo ! 

    Quanto à autonomia, venho falando há algum tempo que preciso de “2 horas de voo” ! porque é um projeto em estudo faz uns 4 a 5 meses ! 

    Entra ai a navegação com o “ArduPilot” porque ele tem o ArduPlanner que me permite “criar missões” possíveis ! 

    Assim, se voce juntar tudo, começa entender o projeto como um todo:

    1. aeronave com motor gasolina – acho que um 36 cc vai dar conta do recado (força e economia)

    2. aeronave com 3 m de envergadura (já estou desenhando uma)

    3. sistema de navegação “controlada” (arduplilot + MiniOSD, arduplanner + Radio 3DR, etc…)

    4. Rádio TX e RX de R/C (módulos da DMD) 

    5. Link de video / som (estou pesquisando ainda, mas a DMD tem soluções interessantes também)

    Juntou tudo ? Daqui um ano quero atingir essa meta ! 

    Por enquanto estou no “planejamento” de cada ítem independente. 

    A propósito, estou terminando um desenho de um primeiro protótipo e vou construir: uma aeronave experimental ! Se voar bem, vou fotografar, filmar, documentar e jogar aqui para todo mundo. 

    Gosto de voar ? Claro ! 

    Gosto de fazer ? viiiiiiiiiiiiiiiiiiixi ave maria 

    Se eu entendo ? kkkkkkkkkk claro que naõ entendo tudo, porém, como bom Gerente de Projeto, aprendi a fazer o planejamento e  “reunir recursos” ! Quem é Gerente de Projeto sabe do que estou falando … gasta 70% do tempo planejando, 20% construindo e 10% para os ajustes ! 

    Teoria ? Ai posso te garantir que não ! E mais, posso te garantir que “estudar, estudar, estudar o que vai fazer, é a regra fundamental para pelo menos fazer uma coisa dentro do planejado”. 

    Rs.. Moisés …  chega ai na prosa !  Não tem medo de dar “parpite” não, que aqui é o lugar certo ! 

    Eu andei fuçando e descobri que tem umas “baterias especiais” para carros equipados com “som da pesada” ! São umas baterias “extra-power” que garante o tranco enquanto o carro esta desligado e quando o cara quer ir embora, tem carga da boa para partida ! Mas, sou partidário de “ter uma bat exclusiva para a GS” e, se durante o tempo de uso ela começar “miar”, fazer logo um “jump”  e colocar a do carro em paralelo para garantir energia suficiente para “terminar o dia” ! 

    É essa a visão … 

    Bom, esta aeronave, hoje, é produzida para experimentos na universidade, científicos e pequenas operações militares. O Ryan comercializa ela por US$ 6,000.00.

    O que tem de interessante é que ela é extremamente versátil e pelo que venho torcando de e-mails com ele, é uma aeronave confiável, motorizada com gasoloina e sistema autônomo.

    Se ele me passar as especificações dos eletrônicos da aeronave, eu posto aqui para todos conhecerem. Mas pelo que já venho falando com ele, ela é uma plataforma “Arduino / Ardupilot”.

    Acho que é, certamente, uma inspiração muito grande para quem gosta “do faça voce mesmo” e principalmente, busca avançar nos experimentos do FPV ! Acho que realmente, é um passo adiante …

    Foto 5

     

    Foto 6

    Foto 3

     

    Foto 4

    Caraaaaaaaaaaaca Ricardo … o meu conversor é igualzinho, acabei de confirmar é de 120W também ….

    Então, eu acho que, se voce usa uma LiPo 3S 2200  mAh ela é de 2,2 A .. certo ?

    E uma estacionária de no-break, por exemplo esta abaixo:

    http://www.bateriaautomotiva.com.br/ecommerce_site/produto_18095_4651_Bateria-Estacionaria-Selada-AGM-VRLA-GetPower-12V-60Ah-GP12-60

    ela é de 12V  60A, ou seja, 60.000 mAh ! Cara, ela pesa 20 Kg… dá para levar no porta-malas, e na pista, colocar no chão, abaixo da mesa …. tranquilo ! E ai, penso que tem carga para no mínimo umas 12 horas !!!! Será que estou errado ? E uma coisa legal é que, um dia antes de voar, deixa ela dormir na carga com um carregador com “sistema flutuante” … ela fica 100% carregada e vai garantir a alimentação por longas horas, de todo o sistema de solo. Preço ? R$ 377,00 … não tão cara … 

    Eu encontrei neste site diversos tipos de baterias:

    http://www.bateriaautomotiva.com.br/ecommerce_site/index.php?&cdg=4651&sid=u1j6jvvvp3b8dto174fsuimps3-1343595621

    Tem bateria de até 205A !

    Bom, eu vi uma que é do tamanho e peso comuns, de carro; ela é 12v 90A (90.000mAh). Acho que descarregar uma desta não é tão rápido.

    Por outro lado, o preço dela é de R$ 389,00 .. quase o preço de uma LiPo de 6000mAh. 

    Bom, vamos esquecer o peso e o preço da bateria por enquanto; a solução seria esta ?

    Pedro, é uma solução … mas te pergunto: “quanto tempo uma bateria (por exemplo, de 55A) duraria alimentando um notebook  ?  Eu já pensei nisso .. inclusive, na hipótese de “em caso de falta “poder ligar rapidamente o sistema na bateria do carro e ter alimentação complementar até final do voo (ou dia de voo).

    Grande GURU Gilberto … 

    então, eu não sei dizer se eu “conectar direto” na entrada do adaptador de energia se está correto, pois, penso como voce, que deve existir um “circuito” para “esta energia” e “outro circuito” para a energia vinda da Bateria !  Penso que, o mais prudente, seria identificar os “pinos” positivo / negativo onde a bateria é conectada no note e ligar as LiPo ali …

    Vou pesquisar um pouco mais ou vou ver se eu passo um correio para o Suporte da Acer .. quem sabe eles me respondem isso ou passar em uma oficina de manutenção para perguntar !

    MOTIVO:

    “destripando meu notebook para usar ele em campo, vi que ele usa uma bateria de 4.000 mAh e com isso eu tinha 2 horas de autonomia de uso sem carga; fico imaginando, portanto, que se eu adaptar 4 ou 5 bats de 5.000 mAh ele vai me dar uma autonomia tranquila de pelo menos umas 4 ou 5 horas de uso contínuo ! Se isso é uma verdade, dá para adaptar as bats dentro de uma maleta e, com 20.000 mAh alimentar “o notebook + uma TV de 9 polegadas” e com isso ter uma Ground Station completa para a minha proposta. 

    – vou usar o note para rodar o Ardu Mission Planner

    – vou usar uma TV de 7″ ou 9″ para capturar as imagens + OSD

    A propósito, eu posso ligar, o notebook diretamente nas LiPo ? Porque olhando no selo da bateria do notebook, a bateria original dele é uma Lithium-Ion 11.1v  4000 mAh ! 

    Marcelo, já adicionei voce como amigo … voce precisa aceitar ! Me manda uma mensagem privativa que eu oriento como fazer, ok ? Me passa lá na mensagem privativa, o seu nome completo e endereço completo, que ai já posso ver no correio a situação; acho melhor enviar pelo SEDEX que vc recebe rapidinho ! 

    Abraços.

    Marcelo, 

    obrigado pela edição .. .valeu mesmo ! Sim, esta correto … 

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