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- julho 30, 2012 às 4:04 pm
- in reply to: Melhor projeto UAV que eu já vi nos ultimos tempos !
Franco, eu não tinha pensado nisso, porque não tenho essa experiência; mas certamente, tudo naquela aeronave me parece que foi pensado, planejado e tem propósitos definidos. É uma boa fonte de inspiração.
- julho 30, 2012 às 12:57 pm
- in reply to: Melhor projeto UAV que eu já vi nos ultimos tempos !
Alex, eu tenho conversado com Ryan mas é uma aeronave que atualmente ele comercializa, dai a dificuldade em conseguir desenhos, maiores detalhes, etc…. mas eu obtive algumas fotos que olhando para elas tiramos algumas conclusões. O corpo, visivelmente, é uma reprodução / ampliação do MQ-9 com algumas modificações nas linhas e traços. A asa dianteira, me parece ser um projeto de uma asa de planador e, o conjunto de cauda é simples, com a inteligência de criar um angulo para melhorar a aparência sem comprometer os resultados.
É, de fato, uma aeronave muito bonita e com certeza voa muito bem ! Já assisti vídeo dela e percebe-se uma estabilidade muito boa durante as decolagens, voos e pousos; não me parece uma aeronave que fica “gangorrando”; claro, o piloto deve ser experiente e os eletrônicos, sendo da linha “Ardupilot” e mais alguns que ele não me revelou, deve ter um apurado sistema de estabilização (a propósito, comuns nos Ardupilots).
Assista este video dos testes de performance: http://player.vimeo.com/video/14234572
Na minha opinião e interesses próprios, eu vejo algumas coisas QUE EU modificaria neste projeto:
1. uma aeronave destas, merecia um belo conjunto de trem de pouso retrátil
2. eu colocaria um pouco mais de “corda” na asa e aumentaria ela em mais, pelo menos, uns 25 cm de cada lado
2. instalaria FLAPS para garantir uma decolagem e pouso mais “macios”. Flapeada em 15% (por exemplo, precisa testar) esta aeronave “descolaria” do chão na decolagem; e, Flapeada em 25% (precisa testar também) ela faria uma aproximação mais sustentada e teria uma “velocidade vertical de descida” mais suave e com mais velocidade horizontal, garantindo um pouso mais obediente e, diria para voce que, até ousaria colocar “spoillers” nela !
Assista o video do pouso de um Globalhawk na Alemanha, e observe atentamente a “docilidade” do pouso:
http://www.youtube.com/watch?v=mmcuQwFUsKM
Se observar bem, esta aeronave tem asas muito longas e uma corda perfeita; ainda que ela pouse sem flaps, no toque de solo os spoillers são imediatamente abertos e, a velocidade do pouso não é tão baixa. Aliás, pousar não é “vir com o modelo (ou avião) totalmente pendurado e “stolando” … é preciso ter uma medida certa da aeronave para vir com velocidade suficiente para garantir a estabilidade e não atacar o solo bruscamente.
Eu me interesso por este tipo de aeronave, pilotagem, etc… ODEIO 3D e outros tipos de pilotagens; eu sou um amante incondicional dos escalas, dos voos escala, da aplicação das técncias de voo nos modelos; não é porque é um aeromodelo que eu tenho que vir para pouso feito uma batata com asas e pranchar na pista .. .praticamente derrubar a aeronave e nem mesmo decolar correndo 5 metros e levantar o nariz 45 graus e tome motor ! Isso, para mim, não se assemelha com a essencia do hobby: “imitar as aeronaves reais” !
Desculpe, é meu ponto de vista e respeito o ponto de vista dos outros; cada um faz de seus modelos o que quer !
- julho 30, 2012 às 3:58 am
- in reply to: 4 baterias LiPo de 11.1 v 5.000 mAh em paralelo = 11.1 v 20.000 mAh ?
Henrique, é aqui que a coisa fica boa … todo mundo dá sua visão e o consenso prevalece ! Eu tinha em mente comprar 4 LiPo de 5.000 mAh .. .ou seja, “uma grana preta” para ter 20A !
Neste bate-bola, acho que encontrei o “remédio” para minhas aflições: “bateria de no-break com uns 70 a 100 A” que vai dar e sobrar para o dia todo !
Quanto à autonomia, venho falando há algum tempo que preciso de “2 horas de voo” ! porque é um projeto em estudo faz uns 4 a 5 meses !
Entra ai a navegação com o “ArduPilot” porque ele tem o ArduPlanner que me permite “criar missões” possíveis !
Assim, se voce juntar tudo, começa entender o projeto como um todo:
1. aeronave com motor gasolina – acho que um 36 cc vai dar conta do recado (força e economia)
2. aeronave com 3 m de envergadura (já estou desenhando uma)
3. sistema de navegação “controlada” (arduplilot + MiniOSD, arduplanner + Radio 3DR, etc…)
4. Rádio TX e RX de R/C (módulos da DMD)
5. Link de video / som (estou pesquisando ainda, mas a DMD tem soluções interessantes também)
Juntou tudo ? Daqui um ano quero atingir essa meta !
Por enquanto estou no “planejamento” de cada ítem independente.
A propósito, estou terminando um desenho de um primeiro protótipo e vou construir: uma aeronave experimental ! Se voar bem, vou fotografar, filmar, documentar e jogar aqui para todo mundo.
Gosto de voar ? Claro !
Gosto de fazer ? viiiiiiiiiiiiiiiiiiixi ave maria
Se eu entendo ? kkkkkkkkkk claro que naõ entendo tudo, porém, como bom Gerente de Projeto, aprendi a fazer o planejamento e “reunir recursos” ! Quem é Gerente de Projeto sabe do que estou falando … gasta 70% do tempo planejando, 20% construindo e 10% para os ajustes !
Teoria ? Ai posso te garantir que não ! E mais, posso te garantir que “estudar, estudar, estudar o que vai fazer, é a regra fundamental para pelo menos fazer uma coisa dentro do planejado”.
- julho 30, 2012 às 12:00 am
- in reply to: 4 baterias LiPo de 11.1 v 5.000 mAh em paralelo = 11.1 v 20.000 mAh ?
Rs.. Moisés … chega ai na prosa ! Não tem medo de dar “parpite” não, que aqui é o lugar certo !
Eu andei fuçando e descobri que tem umas “baterias especiais” para carros equipados com “som da pesada” ! São umas baterias “extra-power” que garante o tranco enquanto o carro esta desligado e quando o cara quer ir embora, tem carga da boa para partida ! Mas, sou partidário de “ter uma bat exclusiva para a GS” e, se durante o tempo de uso ela começar “miar”, fazer logo um “jump” e colocar a do carro em paralelo para garantir energia suficiente para “terminar o dia” !
É essa a visão …
- julho 29, 2012 às 11:31 pm
- in reply to: Melhor projeto UAV que eu já vi nos ultimos tempos !
Bom, esta aeronave, hoje, é produzida para experimentos na universidade, científicos e pequenas operações militares. O Ryan comercializa ela por US$ 6,000.00.
O que tem de interessante é que ela é extremamente versátil e pelo que venho torcando de e-mails com ele, é uma aeronave confiável, motorizada com gasoloina e sistema autônomo.
Se ele me passar as especificações dos eletrônicos da aeronave, eu posto aqui para todos conhecerem. Mas pelo que já venho falando com ele, ela é uma plataforma “Arduino / Ardupilot”.
Acho que é, certamente, uma inspiração muito grande para quem gosta “do faça voce mesmo” e principalmente, busca avançar nos experimentos do FPV ! Acho que realmente, é um passo adiante …
- julho 29, 2012 às 11:27 pm
- in reply to: Melhor projeto UAV que eu já vi nos ultimos tempos !
- julho 29, 2012 às 11:26 pm
- in reply to: Melhor projeto UAV que eu já vi nos ultimos tempos !
- julho 29, 2012 às 11:17 pm
- in reply to: 4 baterias LiPo de 11.1 v 5.000 mAh em paralelo = 11.1 v 20.000 mAh ?
Caraaaaaaaaaaaca Ricardo … o meu conversor é igualzinho, acabei de confirmar é de 120W também ….
Então, eu acho que, se voce usa uma LiPo 3S 2200 mAh ela é de 2,2 A .. certo ?
E uma estacionária de no-break, por exemplo esta abaixo:
ela é de 12V 60A, ou seja, 60.000 mAh ! Cara, ela pesa 20 Kg… dá para levar no porta-malas, e na pista, colocar no chão, abaixo da mesa …. tranquilo ! E ai, penso que tem carga para no mínimo umas 12 horas !!!! Será que estou errado ? E uma coisa legal é que, um dia antes de voar, deixa ela dormir na carga com um carregador com “sistema flutuante” … ela fica 100% carregada e vai garantir a alimentação por longas horas, de todo o sistema de solo. Preço ? R$ 377,00 … não tão cara …
- julho 29, 2012 às 9:03 pm
- in reply to: 4 baterias LiPo de 11.1 v 5.000 mAh em paralelo = 11.1 v 20.000 mAh ?
Eu encontrei neste site diversos tipos de baterias:
Tem bateria de até 205A !
Bom, eu vi uma que é do tamanho e peso comuns, de carro; ela é 12v 90A (90.000mAh). Acho que descarregar uma desta não é tão rápido.
Por outro lado, o preço dela é de R$ 389,00 .. quase o preço de uma LiPo de 6000mAh.
- julho 29, 2012 às 8:52 pm
- in reply to: 4 baterias LiPo de 11.1 v 5.000 mAh em paralelo = 11.1 v 20.000 mAh ?
- julho 29, 2012 às 7:57 pm
- in reply to: 4 baterias LiPo de 11.1 v 5.000 mAh em paralelo = 11.1 v 20.000 mAh ?
Pedro, é uma solução … mas te pergunto: “quanto tempo uma bateria (por exemplo, de 55A) duraria alimentando um notebook ? Eu já pensei nisso .. inclusive, na hipótese de “em caso de falta “poder ligar rapidamente o sistema na bateria do carro e ter alimentação complementar até final do voo (ou dia de voo).
- julho 29, 2012 às 6:00 pm
- in reply to: 4 baterias LiPo de 11.1 v 5.000 mAh em paralelo = 11.1 v 20.000 mAh ?
Grande GURU Gilberto …
então, eu não sei dizer se eu “conectar direto” na entrada do adaptador de energia se está correto, pois, penso como voce, que deve existir um “circuito” para “esta energia” e “outro circuito” para a energia vinda da Bateria ! Penso que, o mais prudente, seria identificar os “pinos” positivo / negativo onde a bateria é conectada no note e ligar as LiPo ali …
Vou pesquisar um pouco mais ou vou ver se eu passo um correio para o Suporte da Acer .. quem sabe eles me respondem isso ou passar em uma oficina de manutenção para perguntar !
- julho 29, 2012 às 5:36 pm
- in reply to: 4 baterias LiPo de 11.1 v 5.000 mAh em paralelo = 11.1 v 20.000 mAh ?
MOTIVO:
“destripando meu notebook para usar ele em campo, vi que ele usa uma bateria de 4.000 mAh e com isso eu tinha 2 horas de autonomia de uso sem carga; fico imaginando, portanto, que se eu adaptar 4 ou 5 bats de 5.000 mAh ele vai me dar uma autonomia tranquila de pelo menos umas 4 ou 5 horas de uso contínuo ! Se isso é uma verdade, dá para adaptar as bats dentro de uma maleta e, com 20.000 mAh alimentar “o notebook + uma TV de 9 polegadas” e com isso ter uma Ground Station completa para a minha proposta.
– vou usar o note para rodar o Ardu Mission Planner
– vou usar uma TV de 7″ ou 9″ para capturar as imagens + OSD
A propósito, eu posso ligar, o notebook diretamente nas LiPo ? Porque olhando no selo da bateria do notebook, a bateria original dele é uma Lithium-Ion 11.1v 4000 mAh !
- julho 29, 2012 às 2:43 am
- in reply to: [COMPRO] Lawmate VTX/TX 1.2Ghz
Marcelo, já adicionei voce como amigo … voce precisa aceitar ! Me manda uma mensagem privativa que eu oriento como fazer, ok ? Me passa lá na mensagem privativa, o seu nome completo e endereço completo, que ai já posso ver no correio a situação; acho melhor enviar pelo SEDEX que vc recebe rapidinho !
Abraços.
- julho 28, 2012 às 2:33 pm
- in reply to: [ VENDO] Conjunto para FPV EagleTree
Marcelo,
obrigado pela edição .. .valeu mesmo ! Sim, esta correto …




