Leandro Chaves

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  • Pessoal, posto abaixo uma imagem que reflete o que estou pensando; é claro que a imagem reflete o pensamento de quem “não entende de eletrônica” mas com foco no “projeto inicial” (iluminação para escala). 

    Rodrigo, 

    confesso, minhas habilidades eletrônicas estão aquém dos conhecimentos comuns; mas vou tentar pesquisar mais sobre o assunto, agora direcionado por voces. Devemos nos lembrar que, o circuito precisa ser pequeno e leve, para não agregar peso à aeronave. 

    Sobre a plaquinha, nem precisa abrir um post … coloca neste mesmo ! Eu daria como sugestão, devido à minha ineficiência para o assunto, que a plaquinha fosse ao estilo do que está abaixo:

    Rodrigo Dener Fernandes disse:

    o LM317 é ajustavel de 1.2v até a sua tensão de entrada… utilize ele.. e detalhe  esse led ja vem com resistor p/ limitar corrente ? ou esse tipo nao necessita? procure a respeito disso por a maioria dos leds precisam ter esse resistor em serie… 

    procure o datasheet desse LM317 e la vai ter um esquema deligação oferecido pelo fabricante… qualquer duvida posso abrir um topico e postar o esquema ok valeu.

    FB … 

    é isso … acho que é esse tipo de resposta “prática baseada em experiência” que o nosso amigo Israel está precisando neste momento. Com base nas experimentações e resultados concretos dos praticantes, é que o nosso amigo vai poder tirar suas próprias conclusões e fazer suas próprias experimentações com uma definição clara dos seus objetivos. 

    Parabéns … 

    Israel

    é assim … dentro dos estudos fotográficos sabemos que nós temos que entender alguns conceitos; um deles é “profundidade” e é ai que entra a explicação dada anteriormente. 

    Quanto maior o número da abertura, mais luz entra pela lente, logo, enxergamos melhor os objetos mais próximos; e

    quanto menor o número da abertura, menos luz entra pela lente, logo, enxergamos melhor os objetos mais distantes.

    Havendo consenso de que lente 2,97 é a que mais se assemelha à visão dos olhos humano, eu diria que esta deveria ser a lente básica para um projeto, porque ela vai “enxergar” tanto mais próximo quanto mais distante, com uma nitidez satisfatória. Uma lente com número muito abaixo dos 2,97 vai te dar uma visão “muito curta” e isso vai dificultar a sua aproximação e visibilidade; uma lente muito acima dos 2,97 vai te dar uma visão “muito ampla” e isso vai te dar uma visão mais distante, todavia, mais embaralhada. 

    Não estou falando com a experiência do FPV, mas de 10 anos de fotografia e video que pratico por hobby, também. 

    Xingu, eu acredito que um “borrão de luz”, porque atrás da lente (ou conjunto de lentes) existe um “sensor” (CCD, CMOS, etc.)que capta a imagem e, neste caso, a lente é de fundamental importância para definir esta imagem ! 

    No caso citado pelo Israel, são lentes que voce “tira uma e coloca a outra no lugar”; as minicameras elas tem essa facilidade, de fazer, porque as lentes são de “rosquear”. 

    Em regra geral, no caso das máquinas fotográficas que permitem “intercambiar” as lentes, voce também faz a substituição por meio da troca. 

    Existem algumas maquinas fotográficas que permitem “sobrepor” as lentes, mas ai, a qualidade fica muito comprometida. 

    Marcelo, 

    interessante lembrança… em qualquer condição, uma bateria vai ter comportamento diferente da outra, provocando, por consequência, o dano de uma ou outra.

    Boa lembrança !

    Marcelo Haupenthal disse:

    Eu recomendaria utilizar Baterias exatamente iguais… marca, modelo, lote, numero e regime de descargas idênticos, pois com o uso as baterias vão variando a resistências internas o que deixará uma bateria com “maior facilidade” de fornecer energia que a outra.

    Pode acontecer de uma bateria ser drenada abaixo de sua capacidade mínima, enquanto a outra ainda esteja acima dos 4.0 v por célula.

    Henrique,

    a “potencia em Watt” é importante para “lançar o sinal mais distante” mas isso não significa, necessariamente, que em qualquer condição; voce pode mandar um sinal de “500 mw” há 5 km … usando um par de antenas adqueadas e pode acontece de voce naõ atingir a mesma distancia com um sinal de “3000 w” usando um part de antenas inadequados (exemplo duas ominidirecionais).

    Por outro lado, imagine que quanto maior a potência de saída, maior a “energia de entrada” para “empurrar esta potência”. Vamos a um exemplo prático:

    – posso ter um TX de video de 500 mw, alimentado com uma bateria de 2.170 mA, conseguindo transmitir até 20 minutos;

    – se eu usar a mesma bateria de 2.170 mA em um TX de 3000 W, possivelmente ela não dure 3 minutos.

    Aposte mais em produtos de qualidade, dimensionados para uma distância calculada e com antenas adequadas, que voce vai ter muito melhores resultados. Observe que o FPV é um conjunto de coisas que funcionam para uma situação específica; alterar um só dos elementos deste conjunto, não confere, necessariamente, melhoria do conjunto por inteiro.

    O número em “mm” esta relacionado com a “abertura” da lente, afetando, portanto, no caso do “video” a profundidade; quanto maior o “número em mm” maior é a abertura e maior a quantidade de luz que ela capta; necessariamente isso não quer dizer que ela é “mais nítida” ou “menos nítida” porque isso esta relacionado à “qualidade da lente”. 

    Em se tratando de abertura, quanto menor o numero em mm eu tenho menos luz, todavia, mais profundidade (nitidez dos objetos de fundo mais distantes do objeto principal); faça uma analogia quando voce quer enxergar mais longe e “fecha mais os olhos ou restringe o campo de visão com um tubo”. Quanto maior o numero em mm eu tenho mais luz, todavia, isso “dá mais visão aos objetos mais proximos”, portanto, menor profundidade.

    Temos, para a fotografia, que a lente que consegue enxergar como os olhos humanos, é a lente de “50 mm” e aqui estamos falando de uma medida de “distância focal”  a qual, pode ter aberturas de 1.2mm, 2mm, 3,6mm, 4mm, etc…

    Concluindo, eu penso que a melhor situação para uma lente de FPV seria uma lente que pudesse captar “melhor a maior distância” do que “melhor em curta distância”, tendo-se em vista que a maior parte do tempo o voo é em longa distância da terra ! Eu posso decolar, perfeitamente, com uma visão boa a curta distância, porque os objtos estão proximos e eu não dependo de “ter nitidez” nesta situação; após decolar, o que eu vou precsar, é ter uma “visão com maior nitidez e profundidade”. Finalmente, vale dizer que “em se tratando de objetos óticos, a qualidade está relacionada diretamente com o preço”.

    Salvo enganos, são estas as considerações.

     

    Então, depois de ver montado, sentir o peso … comecei a verificar que pode ser um modelo critico de voo, o qual, para o FPV se torna inviável, diante da “instabilidade” do voo. Concordam ? É bonito, é próprio para a atividade, mas acredito que como aeromodelo, impróprio. 

    Sinceridade, vou ver se instalo um “modelo trainner de isopor” e vou brincar tranquilo ! Ontem eu voei com  um modelo fabricado por um amigo meu; destes “estilo trainner .40” e voei com uma LiPo 11.1v por 20 minutos com uma única bateria e o voo, muito tranquilo, muito dócil, muito suave em baixas velocidades, o que confere à ele uma melhor características para o que pretendo ! 

    Sinceramente, cada dia que passa me convenço mais de “deixar o MQ-9 de lado” para não vê-lo no lixo ou “vender montado” … sei lá ! 

    Acho que as vezes precisamos “abrir mão da beleza” para “ter qualidade e segurança”, afinal, os equipamentos de FPV embarcados não são baratos; perder por teimosia é burrice ! 

    Oh, Lolata … que pena, meu amigo !! 

    Caiu no pouso ? 

    Me diz uma coisa … relata para mim a decolagem dele e o tráfego como ele se comportou. 

    Me passa as especificações do motor e baterias que voce usou, para eu confrontar com o que eu estou usando e verificar se o seu ficou com o peso proximo do meu. 

    Então, 

    ele ficou pronto mas eu naõ consegui achar em nenhuma loja o Adaptador de Hélice (shaft 5mm) para o motor elétrico; acabei comprando pelo Mercado Livre .. deve chegar terça ou quarta …  Ai vou atrás da hélice; quero uma tripá 9×6. Ai ele fica pronto para voar mas te confesso, depois de montado, equipado, sinto que ficou pesado … vou pesar e ver como ficou e ver se dá coragem de decolar !  Bom, tbm tem uma situação… se eu não voar, não vou vender para ninguém mesmo, então, vou arriscar … se quebrar, não vou sentir muito não. 

    Hummm pesquisando melhor, acho que o OSD é Ikarus !

    Vinicius, assista o video abaixo, por favor:

    Ground Station no notebook

    Olhando para o video me parece que o note esta rodando um software com equipamentos EagleTree ! Como eu consigo aquela tela com “a imagem da camera em cima” e na “barra em baixo os relógios da telemetria” ?

    Leandro Chaves

     

    Vinicius .. obrigado … 

    Nossa, é tão pobre que não da t*s*o nem de montar a o note para isso !

    Acho que a solução seria colocar um Ardupilot em paralelo e usar a Ardustation em conjunto … e depois ir migrando por completo !  A EagleTree tem excelentes produtos, mas pobre de informações, software, etc… 

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