Leandro Chaves

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  • Muito bom o site … tem lá 5 modelos muito interessantes:

    a) 2 m UAV / FPV AIRPLANE

    b) 2 m H-Tail UAV / FPV

    c) 2.6 m UAV Airplane

    d) 3 m COMPOSITE UAV

    e) 3 m T-Tail COMPOSITE

    Eu penso que o modelo 2.6 m com cauda em T (diminuir a área de turbulência no profundor) é a melhor opção, acrescentando nele o “Flap” (para ganhar menor velocidade e maior sustentação nos poucos e sustentação nas decolagem) e diminuindo o Aileron; considerando-se o fato de  que são aeronaves que deverão voar com mais “docilidade” (virar mais lentamente) desmerecem um aileron tão grande; acho que um par de aileron nas pontas da asa com uns 35 cm de comprimento e uns 4 cm de largura, está de bom tamanho, colocando um “curso maior” no servo.

    Eu tenho pensado muito em construir um modelo neste estilo com estas características para instalar um motor a gasolina 4 tempos. Hoje conversei com um amigo para estudarmos um “perfil de asa” que possa garantir sustentação em vôos mais lentos, razão de planeio boa e ao mesmo passo, se necessário, velocidade de percurso. Definida a asa, o corpo é mais fácil. 

    Marcelo, 

    eu preciso “guardar” uma distância entre o TX e a Camera ? Estou montando um “pod” para colocar todos os equipos e o jeito que melhor se acomoda para mim, a Camera fica “pertinho” (uns 6cm) do TX A/V !

    Eu acho que é mais ou menos como na figura anexa, o sistema que eu quero montar !

    vou verificar isso … 

    é um assunto interessante e relevante para quem quer praticar FPV ! A pior coisa do mundo é ser surpreendido por uma pessoa para dizer “voce esta fazendo errado …. ”  e dar-lhe uma bronca … nossa, isso é a morte ! 

    Eu gosto de entender o que estou fazendo, os riscos, as consequencias, etc… a propósito, já venho pensando nisso faz um tempo (desde que comecei assistir os videos de FPV), pois, como já foi dito estamos dividindo um espaço aéreo controlado que é ocupado por aeronaves regulares e devidamente identificadas as suas rotas; no FPV, nos colocamos como “intrusos” no espaço aéreo e, uma besteira, pode derrubar uma aeronave e vitimar pessoas inocentes ! 

    Jonis … 

    voce saberia me dizer “qual lei trata deste assunto” das “licenças” e permissões para esta modalidade de voo ?

    Sim, 

    dentro desta linha de visão (400 m altura e alcance até a visada), todo FPV é, teoricamente ilegal; mas certamente (isso precisamos pesquisar) deve existir uma legislação específica que permita qualquer tipo de licença; tiramos por exemplo na Europa e Estados Unidos onde as leis são mais rígidas, a atividade é permitida ! (ou não é ?). 

    Com certeza, precisa existir algum tipo de controle … porque se do contrário for, até mesmo os VANT estariam ilegais. 

     

    Rodrigo, 

    eu dei ordem de compra nesse MQ-9 na Hobbyking … faz uma semana … estou aguardando aparecer por aqui ! mas ele usa motor elétrico; acho que dá para adaptar para gasolina, talvez  um motor 26cc … porque ele é muito leve ! Realmente, é um modelo lindo … um clássico nos FPVs !

    Quando chegar por aqui vou “quebrar ele na lixa” e depois pintar inteirinho de branco …. provavelmente a “o compartimento superior dianteiro” e a “capota do motor” eu estou pensando em vermelho (ferrari) ou “azul” (nasa) … com alguma numeração grande no leme .. para identificar … nada mais … 

     

    Eu não tenho conhecimento específico da legislação sobre as aeronaves para FPV ! Existe alguma exigência legal para voar estas aeronaves ? Qual ?

    Acho interessante abordar esse tema, até porque, vejo que o FPV vai crescer rapidamente para os motores a gasolina, em razão da economia, autonomia de voo, capacidade de carga embarcada, etc…. 

     

    É de fato os T-REX com “kit gasser” para converter para gasolina ficam fantásticos e, pelo que andei vendo, eles não perdem muito em performance de voo; acho que no caso dos 3D (que eu odeio) deve fazer muita diferença, mas para o vôo escala, vejo que ficam muito mais reais e as manobras muito bonitas. 

     

    Eu tinha me afastado dos aeros e estava só fuçando com os Helis (um T-REX 450 e um 600 nitro Pro); mas com os FPVs, não sei não …rs… estou com um T-Rex 600 Nitro Pro (outro) montadinho aqui … prontinho só falta instalar servo, rádio e gyro, mas deixei na estante e estou correndo atrás de equipos para FPV  ! Estou quase vendendo este aqui e depois, quero comprar um heli gasolina, acho que escala (um R22 da vario) … sei lá … a brincadeira do FPV esta me tirando o sono. Já comprei um aero de isopor da MR (asa 1,80 … excelente) que andei voando com ele para pegar o dedo de novo; esta semana comprei um óculos Head Play; agora nesta quero ver se acerto de comprar o OSD, camera, etc… 

    mas antes de comprar quero pesquisar muito e “dar um tiro certo” para depois não precisar comprar de novo ! Estou quase comprando tudo Eagle Tree só por causa do Antenna Tracker e aquele programinha de navegação …. mas estou vendo outros OSD com estes mesmos atrativos. 

    Jackson Souza Lima disse:

    Tem um piloto aqui que instalou um motor zenoah em um trex 700, se for utilizar para fpv da uma autonomia enorme, apesar de ser fascinado por helis eu nunca quis comprar um, acho perigoso para pilotar e caro para manter, mas os aeros não me decepcionaram, exceto alguns elétricos que não são bons na ventania.

    Leandro Chaves disse:

    16 oz = 500 ml ?

    Vamos considerar este motor Saito FG 20 4T ! Fazendo uma “experimentação”: se eu voar com uma aeronave em velocidade média de 50 km / h, eu poderia voar (teoricamente) com um tanque de 500 ml, aproximadamente 100 km ?

    Se instalar uma aeronave com um 2 tanques de 500 ml, isso representaria aproximadamente 900gramas de peso em troca de uma autonomia de 200 km ?

    Estava aqui olhando para o meu T-Rex 600 Pro Nitro e vejo que se for possível instalar um tanque igual ao dele + um tanque reserva (quem tem heli conhece bem), seria um jeito muito bom de alimentar o sistema sem “corte de combustível” ! Esta fincando interessante esta experiência !

     

     

    Jonis Maurin Ceará disse:

    Motores a gasolina sao extremamente economicos. Tenho um Cessna com 2M de asa tb, motor Saito FG-20 4T a gasolina…com um tanque de 16oz, consigo até 2h de voo, dependendo de como o voo é feito…

    Detalhe: este tanque é pequeno pro porte do avião…pode botar um maior que nao vai afetar em nada com relação a peso/desempenho.

    16 oz = 500 ml ?

    Vamos considerar este motor Saito FG 20 4T ! Fazendo uma “experimentação”: se eu voar com uma aeronave em velocidade média de 50 km / h, eu poderia voar (teoricamente) com um tanque de 500 ml, aproximadamente 100 km ? 

    Se instalar uma aeronave com um 2 tanques de 500 ml, isso representaria aproximadamente 900gramas de peso em troca de uma autonomia de 200 km ?

    Estava aqui olhando para o meu T-Rex 600 Pro Nitro e vejo que se for possível instalar um tanque igual ao dele + um tanque reserva (quem tem heli conhece bem), seria um jeito muito bom de alimentar o sistema sem “corte de combustível” ! Esta fincando interessante esta experiência !

     

     

    Jonis Maurin Ceará disse:

    Motores a gasolina sao extremamente economicos. Tenho um Cessna com 2M de asa tb, motor Saito FG-20 4T a gasolina…com um tanque de 16oz, consigo até 2h de voo, dependendo de como o voo é feito…

    Detalhe: este tanque é pequeno pro porte do avião…pode botar um maior que nao vai afetar em nada com relação a peso/desempenho.

    Olá Jackson ! 

    Rapaz, voce já fez algum video desta aeronave ? Eu gostaria de assistir … 

    Passa um relato sogre o tamanho do tanque (ml) e qual a autonomia de voo (minutos). 

    Hummm deixa eu entender … com certeza esse equipo tem “uma unidade em solo” (antenna tracker) e “uma unidade embarcada” no avião …. me diz, por favor, como esse equipo é instalado e funciona !  

     

    Nota: Silmar, estou indo agora de manhã comprar o conector para ligar o HP !

    Olá Marcelo, vou dar uma pesquisada na internet sobre este que voce falou; me manda uma mensagem privativa com o valor. Obrigado por responder. 

    Se tiver como enviar alguns nomes, seria interessante tbm. 

     

    Noooooossa …. vc caiu do céu ! (risos) 

    rapaz… preciso muito da sua ajuda … eu estou mesmo pensando em confeccionar, até porque, pretendo adaptar a “console” em uma caixa de campo que estou projetando. Penso que é melhor acomodar tudo dentro de um lugar só e ficar “menos tralha” esparramada na mesa de voo ! 

    Vou adicionar voce … 

    Caso possa enviar o “esquema” do conector S-Video, eu vou procurar em uma loja de material elétrico esse conector e corto um cabo RCA e faço as soldas…. 

     

    Outra coisa interessante… eu tenho um adaptador VGA 15 pinos com 3 Saídas RCA (branco, amarelo e vermelho) e uma saída S-Video;este cabo eu comprei montado no Mercado Livre para outra finalidade; testei ele e selecionei VGA e não funcionou ! Tem algum ajuste ou configuração que eu tenha que fazer para funcionar ?

     

     

    obrigado 

    Olá Jonis ! Tudo bem ?

    RMC = Região Metropolitana de Campinas – SP (Brasil)

    O Marcelo, na criação do Grupo, colocou um mapinha da região e relacionou todas as cidades que pertencem à esta região. 

    Marcelo, comprei um exatamente igual ao que vc mostrou só que de 120W ! 

    Achei até barato esse troço: R$ 90,00 

    Eu imaginava coisa mais cara e, mais dificil de achar. 

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