Leandro Chaves

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  • Alexandre, sugeri um “modelo que se encaixa na sua pretensão”. 

    Mas olha só, existem no Brasil diversos fabricantes de modelos semelhantes; te apresento, por exemplo, a MR Modelismo (http://www.mrmodelismo.com.br/) que fabrica um modelo excelente: o MotoPlanador EasyFlite com 1,80 de envergadura, fabricado em “isopor” (risos) por um custo muito bom: R$ 230,00 ! Na MR, fala com o Rodrigo … o cara é aeromodelista tambem e, um sujeito muito bom de conversa, bastante objetivo e dedica-se a atender muito bem (eu fui muito bem atendido por ele no telefone).

    Eu mesmo comprei um (foi despachado na sexta-feira, acho que amanha esta na porta) ! Não sei avaliar se ele é recomendado para uma “viagem” desta distância onde várias intemperies poderão influir no voo, mas, seguramente, é um modelo “professor”. 

    Não vou falar do Skywalker, porque não conheço, mas vejo muita gente usando ele e recomendando, o que pode ser, também, uma alternativa. 

    Olá Franco … 

    eu li a sua “receita” mas te confesso, como iniciante, não entendi direito; por favor, me explica melhor cada ponto, por favor:

    1º PONTO: Faça vôos com o modelo normal 3ª pessoa
    2º PONTO:Faça vôos com o payload 3ª
    3º PONTO:Faça vôos com o sistema em 3ª e assista os vídeos.
    4º PONTO:Quando já estiver “solando” faça vôos completos decolando e pousando (se for possível) em 1ª pessoal, e teste a autonomia e consumo.
    5º PONTO:Teste o sistema RTH com baixa distancia.

     

    Caso possa e tenha tempo (e paciência) para fazer, por favor faça uma breve explicação abaixo de cada “ponto”para o melhor entendimento do que voce passou; achei importante entender isso corretamente. 

    Vinícius Fantini disse:

    ………

    A receita para começar é basicamente essa.

    Faça vôos com o modelo normal 3ª pessoa
    Faça vôos com o payload 3ª
    Faça vôos com o sistema em 3ª e assista os vídeos.
    Faça vôos com o óculos ou tela porem com alguém acompanhando o avião caso você perca a referencia (eu comecei voando com o óculos, na caixa de vôo, porem com o cabo trainer)
    Quando já estiver “solando” faça vôos completos decolando e pousando (se for possível) em 1ª pessoal, e teste a autonomia e consumo.
    Teste o sistema RTH com baixa distancia.

    Dai em diante é achar a melhor combinação de antenas, configurações, fail-save e se divertir.

    Abs

     

    Segue anexa uma tabela de TX/RX da DMD, divisão LRS. Por aqui é possível se ter uma ideia do que existe disponível por ai.

    Tabla_comparativa_TX_y_RX_LRS_12-2009.jpg

     

     

     

     

    Olha só… 

    Eu sou iniciante em UAV/FPV, mas com alguma experiência no radioamadorismo; agora meio afastado do radioamador, mas nos meus tempos de prática (fonia e telefgrafia) eu montei a maioria dos meus rádios. E, obrigatoriamente, o estudo da frequencia, antenas, etc… era mandatório. 

    A frequencia tem estreita relação com a distância… 

    Quanto maior a frequencia, menor a distância

    Quando menor a frequencia, maior a distância

    Assim, em termos de frequencia a distancia, tenho para mim a seguinte sequencia:

    400 mhz, 900 mhz, 1.2 / 1.3 mhz, 2.4 mhz e 5.8 mhz. 

    Maior distância inicia em 400 mhz e menor distância em 5.8 mhz.

    Veja os equipamentos da DMD …. eles estão realizando testes em um equipamento que atinge 170 km de distância e este, foi montado em um sistema 415~433 Mhz !

    Mas não é só a frequencia e potência que vão definir o alcance ! É um conjunto de coisas. 

    O que seria da humanidade sem os loucos que ousam, arriscam, tentam incansavelmente e conseguem eliminar os pre-conceitos e mudar o rumo da história ? Não fossem os loucos, a humanidade ainda estava usando “pombos correio” para comunicação …. 

    Parabéns pela iniciativa ! 

    Fui orientado pelo Laércio (da FVPRC) comprar este equipamentos, em razão da facilidade de instalação, configuração e uso. A partir dai fiz uma pesquisa no youtube com a expressão “OSD Cyclops” e fui assistir os videos de voos com este equipamento. É visível a eficiência dele e, um ponto positivo que ficou registrado é que ele liga / desliga e não perde a configuração. 

    Entrei no site da fabricante e baixei o manual e dei uma lida muito cuidadosa do manual e ai ficou muito claro que ele seria, para mim, iniciante, o equipamento ideal ! 

    Tenho um amigo que comprou “tudo” da Eagle Tree e, ele está apanhando um absurdo para montar, configurar e fazer funcionar ! Ai vem um raciocinio simples: “… vou de fusca para chegar e guardo a ferrari na garagem porque não sei ligar…”

    É muito comum (e eu não sou diferente) que desejamos comprar tudo top de linha; nem sempre é necessário !

    Me manda o seu e-mail, por favor, que eu vou te enviar uma cópia do e-mail que o Laércio me mandou com a configuração de um projeto básico que eu pesquisei, individualmente, cada um dos equipamentos e me convenci de que são absolutamente suficientes para inicar e praticar o FPV até ganhar a necessária experiência até para usar os equipamentos mais sofisticados.  Te mando, também, o manual do Cyclops !

    Forte abraço. 

    Ricardo, permita-me algumas considerações:

     

    1. Um GAUI é um quadricoptero de “baixa velocidade” e “zero de planeio”. Por isso voce precisa montar um equipamento muito confiável e a prova de “falhas”. Sendo inexperiente no FPV, seria uma temeridade se lançar em um projeto tão audacioso, de pronto. Eu acredito que para o seu caso, aeronaves de asa fixa que são a sua melhor experiencia, deveriam ser consideradas em primeiro momento; opte pelos modelos convencionais para FPV que, não é por acaso, são desenvolvidas para “voo de longa distância em veolocidade média, elevado planeio e maior docilidade que aumenta muito a possibilidade de recuperação em eventual erro de pilotagem”.

    Sugestões: http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__15236__HobbyKing_FPV_UAV_Fiber_Glass_Kit_V2_With_Flaps_.html

    Um modelo que vai te aumentar muito as chances de sucesso neste seu projeto.

     

    2. Equipamentos. Entenda um pouco melhor que a frequencia esta diretamente ligada à “forma de sua onda” e por isso, afeta, diretamente, no alcance; uma regra no radioamadorismo é que “quanto mais elevada a frequencia menor a distância alcançada”. No seu caso, acredito que o 900 Mhz seja a frequencia mais indicada. Não se iluda com equipamentos de 1W, 2W … etc. Quanto maior a potência irradiada, maior é o consumo das baterias e ai entra o problema da “autonomia”. Acredito (tem gente mais experiente para te orientar) que um conjunto de 500 mW vai te atender na distância pretendida. E agora voce precisa pensar não só no equipamento embarcado (dentro da aeronave) mas, também, em uma “estação de solo” que precisa ser muito eficiente para receber os sinais e manter a conexão com os dados sempre disponíveis na sua tela / óculos ! Acredito que um sistema de 2 antenas montados em um suporte “pan / tilt) vai aumentar muito a chance de manter a conexão “estação solo com a aeronave” bastante seguras. O conjunto pode ser montado com “uma Antena ominidirecional + uma antena patch”. 

    outro fator importante é decidir por um sistema “OSD” de menor complexidade na montagem e configuração; de tudo que já vi e fui informado, neste particular, o “OSD Cyclops” é o que melhor vai te atender de imediato. No meu caso estou montando um sistema com o Cyclops e, mais tarde, com mais maturidade, vou migrar integralmente para os equipamentos da DMD especialista em “LRS = long range system” (hoje eles já possuem equipamentos para até 170 km)

     

    3. Se o seu objetivo é “atingir 5 km” voce deve pensar em uma “viagem de 10 km”. Considerando:

    a) a velocidade média de um aeromodelo de FPV ser de 50 km/h

    b) que quando voce atingir o seu objetivo (o terreno) vai sobrevoar pelo menos por 5 minutos para realizar as gravações

    A sua viagem vai durar:  6 minutos para os primeiros 5 kms (perna de ida) + 5 minutos de sobrevoo e gravação + 6 minutos para o retorno de 5 km (perna de volta), o seu tempo estimado de vôo é de 16 minutos; acresça ai, uns 10% para corrigir rota, manter a aeronave estável com mais ou menos velocidade, a sua viagem tem um tempo estimado de aproximadamente: 20 minutos com folga ! É ai que voce deve começar a pensar no motor que voce tem instalado, o transmissor, o peso da aeronave, etc. Tudo influencia da ida / volta segura. 

     

    4. Considere, ainda, principalmente, “de onde voce vai decolar” (decolagem); a “rota” (trajeto de ida, sobrevoo e volta) e, como voce vai voltar (sua rota de retorno e pouso); a altitude do voo; se existem obstáculos na rota; se existem aeródromos próximos, etc. Por que tudo isso ? Voce vai “colocar um objeto no ar” que pode “colidir com uma aeronave” e provocar um acidente.

     

    5. Sem experiência em FPV, por mais que voce seja um excelente piloto de aeromodelo, as condições do voo são absolutamente diferentes, mais complexas e a quantidade de variáveis incidentes durante o voo, podem revelar surpresas, para não dizer de uma “forte possibilidade de perder a sua aeronave e todo o equipamento embarcado” !

     

    Bom, como voce pode observar, o seu projeto não é simples e inspira maior estudo, planejamento, conecimento técnico e, neste momento, uma “assessoria de quem tem experiencia” para voce comprar os equipamentos certos; aprender voar em FPV e, principalmente, fazer isso com segurança para voce e para os outros. Lembre-se, o “espaço aéreo é livre e por isso voce nunca esta sozinho nele”, razão da existencia de tantos “regulamentos de tráfego aéreo”. 

     

    Desculpe desmotivar o seu projeto, mas faço isso com o objetivo de “aumentar a sua crítica para uma análise de risco” melhor sobre seus objetivos. Que eles podem ser alcançados ? Claro ! Não tenho dúvidas … assista na internet que existem videos documentados de voos de longa distância; na faixa dos 20 km, existem centenas de videos. Já assisti um de 98 km, realizado pela empresa fabricante de um equipamento para este objetivo ! Mas lembre-se, todos os envolvidos tinham muita experiência em FPV. Monte o seu equipamento, treine bastante e coloque uma pessoa experiente do seu lado e “REALIZA O SEU OBJETIVO” ! Voce vai conseguir, se fizer tudo do jeito certo, na hora certa, com o equipamento certo e a experiência necessária. 

     

    Um forte abraço … 

     

     

     

    Certamente, Jackson. interessante esse transmissor ! O que eu gostei é que me parece ter um tamanho diminuto e isso vai permitir “fixar na carenagem do UAV/FPV” ficando mais firme. Outra coisa é o fato de emitir ‘2W’ em 900 Mhz … o que pode favorecer, sobremaneira, uma “distância maior” (Long Range) nos voos.

    Mas uma coisa não podemos nos esquecer que “para o TX enviar +watts” ele vai “puxar +mha” da bateria, reduzindo o tempo de voo.

    Eu acredito, uma das grandes equações costumeiramente discutida entre os praticantes do UAV/FPV é “o maior tempo de voo” com “maior velocidade” para atingir “maior distância em menor tempo’ . E ai entram os principios da eletrônica: + peso exige mais torque do motor; + torque consome mais energia da bateria; a bateria para ter mais autonomia será mais pesada. Vira um círculo vicioso. 

     

    Rapaz, 

    eu não dei nenhum voo ainda; instalei o AeroSIMRC demo com o plugin da DMD (o OSD644DMDG); mas ele só voa 2 minutos sem a interface. 

    Ontem, eu mandei comprar dois (um para mim e outro para o meu filho) AeroSIMRC e vou esperar chegar e começar treinar nele, em primeiro. 

    Uma dúvida que tenho é que, vejo em todos os rádios “como se fosse um módulo” separado …. no meu caso, o meu rádio é um Futaba 7C 2.4 Ghz. como vou fazer para ele funcionar com o sistema ? Essa parte, eu ainda não entendi !!

    Vinicius, eu sou iniciante na modalidade e antes de me aventurar, eu li muito, assisti muitos videos e li os manuais de alguns equipos OSD. Também tive uma grande ajuda do Laercio (FVPRC) que configurou um equipamento básico para eu montar e iniciar.  É o que farei ! Vou embarcar de cabeça na orientação dele. A única coisa que eu ainda não entendi e ainda não consegui avaliar o custo, saber onde tem o equipamento, é a “Antena Pan /Tilt”. Creio que para o meu início, esta antena não é interessante, podendo voar com uma “antena fixa” (seja ela ominidireiconal ou uma patch). Mas para quem faz “LR” (long range) VEJO COMO UM EQUIPAMENTO INDISPENSÁVEL A ANTENA PAN / TILT. Principalmente para os casos de necessitar usar o sistema “RTH” (return to home), onde, as condições se tornam críticas e, neste caso, ter um sistema de antena / recepcção muito bem configurado pode fazer a diferença entre “a vida / e a morte”. Mas te confesso, estou muito impressionado com a modalidade e estou mesmo investindo todo meu tempo disponível em estudar isso e, acredito, dentro de no máximo 1 mes quero meu “primeiro equipo voando”. Já comprei o avião que foi despachado ontem (comprei da MR Modelismo um clone do Easy-Flight com 1,80 m env); já comprei o motor, esc, baterias, etc… só estou esperando o avião chegar para avaliar o melhor servo para ele. Vou voar com ele um pouco, pegar “a mão” e, tão logo me sinta mais confortável com ele vou adicionar 400g de peso nele e vou fazer uns vôos para me acostumar com ele, agora, mais pesado. Enquanto isso, vou encomendar a parte do FPV e aguardar. Quando chegar, é instalar e fazer os primeiros voos. 

    Para maior confiança minha, vou iniciar os voos com um “monitor” na minha frente para ter a facilidade de, em caso de me perder, olhar rapidamente para a aeronave e recuperar; quando estiver mais seguro, finalmente, vou tentar a imersão total: o óculos !

    Não sei se todo mundo começou assim, mas é assim que pretendo fazer, de acordo com as minhas limitações pessoais (rs); acredito que neste caso, devemos adotar um “CC” (coeficiente de cagaço) bem generoso, para não se arrepender pelo arrojo ou ousadia. 

    Ja contaminei um outro amigo, tbm aeromodelista, e ele vai embarcar em um mesmo padrão comigo; vamos comprar os mesmos equipamentos, do mesmo fornecedor, etc… e assim, falaremos uma mesma lingua. já existem mais outros dois interessados, só aguardando o meu equipo pronto para “bisbilhotarem’ e até experimentarem (vou usar ele como ferramenta de ajuda aos colegas) e assim, acredito, não vai demorar teremos um grupinho de 5 FPVs … ai, é só alegria ! Estou tentando descobrir todos os praticantes na minha regiao, para visitar suas pistas e trocar experiencias. Acho que é por ai !

    Voce pratica há quanto tempo ? Qual o seu equipo e distância maxima que já foi ?

    Depois de muito observar, vejo o FPV um estágio de maturidade muito grande do aeromodelismo e, que vai além de “saber pilotar o modelo” ! É preciso ter uma consciencia muito grande, principalmente considerando o potencial dos equipamentos mais modernos (de longo alcance) e o tamanho das aeronaves ! 

     

    Vamos imaginar um Planador motorizado (costal) trafegando à 1.000 m altitude, cruzando uma rota á 5 km de distancia do “home” e dar de “cara” com uma aeronave de pequeno porte (seja um ultraleve, um trike,  ou até um avião agrícola, etc…), o risco de acidente é muito grande. 

     

    Penso que esta discussão já houve, sobre tais hipóteses e, ai, entra “mais o bom senso” em fazer um planejamento muito bem feito do que “a qualidade do equipamento ir, efetivamente, tão longe”.

     

    Mesmo tendo um equipamento dotado do “back to home”; voce ativa o recurso e não esta vendo a aeronave; somente sabe que “ela esta voltando” e nâo pode ver nada a sua frente ou obstáculos ! Puxa, isso, eu acredito deve deixar um belo frio na barriga !!

    (risos) isso eu já tinha visto na página deles …. eu estava procurando alguma loja no Brasil … coisa “meio imediata” mas acho que não vai dar !! Se pedir lá fora, o troço é complicado, demorado e embaçado ! Mas acho que nesse caso naõ tem jeito; pior, acho que é mais provável eu ter o “FPV real montado” primeiro do que o “simulador” Eu queria usa o simulador bem umas 20 horas antes de sair voando … 

    Valeu, Marcelo !! Vamos nos  “import” da vida !

    Marcelo Camargo disse:

    Laércio, 

     

    pior que foi um “baaaaaaaaaaaita” mal entendido; mas tudo bem, vamos deixar tudo isso para trás e andar para frente.

    Eu tenho 51 anos e ai, meu amigo, o raciocínio é lógico: “… tem mais passado do que futuro…. ” então, não dá para perder tempo, porque o tempo passa ser precioso demais para ser desperdiçado. 

    Quando se é jovem, com (20 anos, por exemplo) tem muiiiiiiiiiiiito tempo pela frente e até dá para desperdiçar o tempo, porque ainda tem muito pela frente !

    “Fião” … fica tranquilo, eu não guardo nenhum sentimento ruim comigo, porque “tenho no aeromodelismo” um carinho grande demais e, não dá para se divertir nesse meio, sendo rancoroso, chato, etc…

    O pior é que voce não me conhece direito e, quando conhecer, vai encontrar uma pessoa “de bem com a vida, brincalhão e sempre disponível para ajudar quem me procura”. Vamos andar para frente e construir um novo post (um blog) bem legal com essa experiência.

    Laercio Jr. (http://www.fvprc.com.br) disse:

    Leandro, certamente será um prazer lhe ajudar, fico feliz que tenha confiado na FVPRC para o seu projeto.

     

    Garanto que terá boas experiências e iremos rir do episódio ocorrido (“mau entendi”) entre o tempo de resposta dos e-mails.

     

    Caso tenha mais alguma questão, basta entrar em contato, compre o aero e monte rapidamente, reforçe o projeto e siga as orientações do post de montagem do easy star e mantagem do easy flite. Estão disponíveis aqui no FPV Brasil, tem varias dicas de montagem interessantes, e creio que assim será mais fácil para você.

     

    Eu penso que deva ser o meu primeiro passo; apesar de custar barato vai se de “alto desempenho” porque vou poder “acostumar” com essa nova visão  … creio que naõ seja simples, olhar por um oculos e sair voando e ter a noção exata para onde está indo, onde esta o modelo, etc… deve ser uma experiência bastante diferente.

    Eu vou procurar esse sistema, em primeiro lugar ! 

    Como ja disse antes, nem estou preocupado com a “paisagem” e o “realismo” do modelo ou paisagem; estou preocupado em entender o sistema e acostumar “olhar pelo monitor dos oculos” e ganhar confiança para fazer por um modelo ! 

    é isso ! 

    Laercio Jr. (http://www.fvprc.com.br) disse:

    Leandro, ele só funciona com o cabo trainer interface original. Sem o cabo ele fica como DEMO, só funciona por 2 minutos cada vôo.

     

    Não somos representantes do fabricante deste software, sendo assim nao temos para venda.

     

    OBS: Pelo que sei só funcionará com o cabo original. Uso e gosto muito do sistema

    Laércio, e vc tem esse AeroSim para vender ? 

    Eu acabei de baixar ele do site do fabricante, mas acredito, é um “demo” com alguma limitação ! 

    Será que esse software funciona com estas interfaces genéricas que vende para o FMS e Aerofly ?

    Eu devo ter umas duas destas perdidas por aqui !! 

    Mas se tiver o programa/interface original …. informa mandando o link do produto 

    Leandro Chaves disse:

    Mais uma pergunta … oh, meu Deus … iniciante é uma lástima mesmo ! Eita bicho curioso e cheio de dúvidas ! 

     

    Vamos lá, enquanto a paciencia de voces aguentar:

    PElo que vi, se eu comprar esse AeronSIM ele vem a interface + software + cabo para rádio

    Uma vez instalado no sistema, eu acredito que vou voar com ele, como e se fosse um “Real Flight, Aeroflight, FMS, etc..” até ai … tuuuuuuuuuuuudo bem ! Parece que a coisa é assim mesmo. 

    Mas… (nossa, esse más é que arrepia !) 

    1. Tem como eu “configurar” o que eu vou ver na tela, como se fosse o OSD real ? Vou ter toda aquela sopa de letrinhas e números que mais parece capacete do Top Gun ?

    2. Tenho a opção de “usar um óculos” de FPV para treinar nesse AeroSIM ?

    3. existe, POR ACASO, o famoso DG-1000 (de quantos metros) instalado nesse AeroSim ?

     

     

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