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- outubro 2, 2013 às 4:01 pm
- in reply to: FPV – Regulamentação e Procedimentos de Voo
É fato meu amigo …
vou me dedicar ao primeiro trabalho que eu tinha iniciado: a instalação, configuração e uso da APM !
Vamos voar …
ECODRONES disse:
Leandro, como deve ter notado e conforme conversamos por MP, também me retirei dessa discussão.
Esse mesmo praticante; é aquele que não se manifesta, não contribui e não ajuda em nada, mas critica o que os outros fazem
E é esse mesmo tipo de “cidadão” que elege de tempos em tempos, esse câncer que é (em sua maioria) a classe política que temos no país.
Realmente lamentável!
- outubro 2, 2013 às 3:09 pm
- in reply to: FPV – Regulamentação e Procedimentos de Voo
Sérgio,
o tópico foi criado e estava em discussão no Forum Multirotores; depois de 24 páginas discutindo o assunto, só houve critica e gente “se opondo à criação das regras e procedimentos de voo seguro”. Esta cheio de gente que “fica na moita, não contribui com nada e ainda critica o pouco que é feito”. Diante disso, eu “não vou mais falar sobre o assunto” e o “tópico foi removido”.
O objtivo das pessoas é “deixar como esta para ver como é que fica” !
Mas tudo que voce falou, seria muito bom se “os praticantes de FPV” usassem a UNICA LEI EXISTENTE (Portaria do DAC) que limita a altitude em 400 pés ! Como bom senso e responsabilidade é coisa individual, não quero mamis falar do assunto e deixo para cada um a sua sorte. NINGUÉM QUER FALAR DO ASSUNTO .. QUER MESMO QUE FIQUE SEM REGRAS E PROCEDIMENTOS, PARA FAZER AS M34D@S QUE ASSISTIMOS TODA HORA NOS VIDEOS NO YOUTUBE …
Para mim o assunto acabou !
A ANAC vai regulamentar … a ANATEL vai se manifestar e pronto ! Querendo ou não querendo vai ser do jeito delas e ponto final; se os hobbystas não querem se organizar e pelo menos mostrar “o nosso lado do negócio” … paciência ! Fica como está … o tempo vai mostrar a realidade. Deus queira que um destes que ficam “na moita e jogando pedra e escondendo a mão” naõ seja autor de um acidente aéreo matando dezenas de pessoas e ai vai descobrir que a Lei já existe:
– é probibido voar acima de 400 pés (crime de segurança de voo)
– se matar alguém, é homicidio: 12 a 30 anos de cadeia
– se machuar alguém, é lesão corporal: 3 meses a 1 ano de detenção
– se provocar prejuíso material ou moral, é indenização
Não conte com o bom senso, a boa vontade e responsabilidade …. a maioria naõ tem e naõ quer falar no assunto.
- outubro 2, 2013 às 2:53 pm
- in reply to: Diminuir peso transmissor video
Relaxa … Juliano ..
estamos em casa !
Fio, com esse tópico saiu pelo menos uma informação boa: “como soldar aluminio com estanho” ! Eu queria muito isso há muito tempo e ai pesquisando encontrei essa informação que eu acredito vai ser útli para outros.
Juliano Ches disse:Olá Leandro!
Sem problemas. Eu entendo seu ponto de vista.
Também já quis tirar aquele peso do dissipador do tx, só que encontrei outra maneira. Esse é também como o caso do mestre cervejeiro que dedica anos para fazer a melhor cerveja, depois, chega o consumidor e coloca limão ou sal na bebida.
Não foi intenção desmerecer seu comentário. Aliás, você contribuiu muito com a opção para o Eduardo sobre a questão levantada e também nos agraciou com um “extra” sobre a solda em alumínio.
Um abraço
- outubro 2, 2013 às 2:30 pm
- in reply to: Diminuir peso transmissor video
Juliano,
eu sei de tudo que voce falou; mas quando uma pessoa pergunta “como fazer tal coisa” eu não questiono os motivos dele, apenas apresento o pouco que sei.
Se o cara quer colocar um “poste” em cima da asa do aviaõ, eu vou ver como ele pode fazer isso … não me importa porque ele quer fazer.
Desculpe .. é a minha opinião !
- outubro 2, 2013 às 11:16 am
- in reply to: Diminuir peso transmissor video
- outubro 2, 2013 às 3:07 am
- in reply to: Diminuir peso transmissor video
Ah, vai surgir a dúvida de que “naõ é possível soldar aluminio” com solda estanho !
Sim, é possível soldar o alumínio com o estanho: o procedimento é “lixar bem o aluminio, depois passar palha-de-aço (tipo bombril) no local, soprar … pegar um pedaço de parafina e derreter no local (no aluminio) e em seguida, com uma “estaçãode solda” ou “ferro de pelo menos 100w” fazer a solda normalmente !
Qualquer dúvida procura no youtube que tem alguns videos ensinando fazer a solda de peças de aluminio com estanho.
- outubro 2, 2013 às 1:32 am
- in reply to: Diminuir peso transmissor video
Uma ideia que eu vi poucos dias atrás na internet foi assim:
1. o cara tirou o aluminio que vem com o original (era um LAwmate 1.2 Ghz)
2. Pegou um “dissipador de calor, destes de processador de computador” e cortou no tamanho do TX (deixando as alenas no sentido maior do espaço)
3. cortou na asa um espaço no tamanho do dissipador de forma que na parte de baixo, as aletas ficassem aparentes e colocou “dois palitos” para fixar o dissipador
4. ele soldou o dissipador no TX
5. ele fixou o dissipador + TX na asa e revestiu com um adesivo para proteger da chuva
Assim, quando o avião voa, o vento passa pelas aletas que resfriam o TX com mais eficiencia que o original. Ficou bacana a solução.
- setembro 30, 2013 às 11:36 pm
- in reply to: Repetidora de 2.4GHz para 433MHz
Marcelo, eu tinha pensado isso antes de mudar a minha plataforma de A/V de 1.2 para 5.8 ! Eu tinha pensado em colocar a saída de A/V do RX 1.2 na entrada do TX 5.8 e assim, receber o sinal direto no FatShark 5.8, ganhando mais mobilidade e menos fios …
Acabei não fazendo porque eu troquei toda a plataforma, definitivamente, para 5.8 !
Mas foi muito bom ver o seu projeto e comprovar que a teoria vai dar certo …
Muito bom ..
Sucesso no projeto … vou acompanhar …
- setembro 30, 2013 às 9:42 pm
- in reply to: FPV – Regulamentação e Procedimentos de Voo
José Eduardo … ninguém vai baixar o teto para FPV, porque simplesmente esse teto não existe, naõ é autorizado e não há regulamentação para ele ! O teto que existe e é autorizado, esta na ICA 100-12 e somente para aeronaves civil, comercial e militar … nós somos invasores nesse espaço; por isso a discussão e o debate.
Jose Eduardo Kroll disse:Não concordo em baixar o teto de voo do FPV.
Mas concodo em criar áreas próprias para o voo de FPV.
- setembro 30, 2013 às 9:40 pm
- in reply to: FPV – Regulamentação e Procedimentos de Voo
Pablo,
alterar o “teto” de voo implica em mudar toda a legislação de tráfego aéreo brasileiro, que segue a legislação internacional !
Eu naõ acredito que a ANAC possa fazê-lo, porque seria “alterar as regras de voo que são reconhecidas mundialmente para contemplar uma atividade que para eles naõ existe o menor interesse”.
Não existe como autorizar voos de VANTs em 500metros de altitude, porque esta é exatamente a altitude de tráfego dos helicópteros !
E, do mais, nós naõ temos “uma moeda de troca” que justifique mudar toda a regra de tráfego aéreo ! É mais fácil ela proibir em qualquer altitude do que mexer nos limites hoje existentes. Só para voce ter uma idéia, o Brasil levou 5 anos e fez um investimento de milhões de dólares, só para “dimiuir as distancias laterais / frente e atrás entre as aeronaves comerciais”. Lá em cima, não é tão simples como “abrir uma estradinha para um atalho”.
Só por curiosidade, visitem o site da AISWEB e vai em CARTAS e veja lá as cartas de Alta e de baixa ! Abre uma … olhe só por curiosidade, o traçados das rotas e vai ficar apavorado de saber que “todo o tráfego aéreo precisa estar concentrado ali e de conhecimento dos CTAs instalados”. São Paulo, capital, por exemplo, a frequencia de pouso e decolagem já esta em 2 minutos … isso quer dizer que a cada 2 minutos desce um aviao e a cada 2 minutos sobe um avião ! É costumeiro ter em média 80 aeronaves no ar, em procedimento de pouso … dividindo espaço apertado nos aerodromos.
Pablo de Regino Araújo Pinto disse:
O hobby precisa ser melhor ‘controlado’.
E profissionalmente também precisamos defender os interesses de poder fazer fotos e video com os aeromodelos. Mas acredito que isto está dependendo da ANAC para resolver. Se eles exigirem por exemplo um agendamento antes do voo para uma filmagem já inviabiliza o uso profissional, pois a burocracia demora 20 dias apenas para analisar o requerimento. E os limites de 150 metros a 500 metros é fundamental termos pelo menos uma margem de até 500m de altura para voo.
- setembro 30, 2013 às 9:31 pm
- in reply to: FPV – Regulamentação e Procedimentos de Voo
Héric,
é o que se pretende com a discussão em andamento; já existe um Grupo de Estudos e Trabalho pensando nestas regras e bem por isso eu vim até aqui para pedir sugestões e levar para dentro deste grupo (do qual faço parte); queremos encontrar um “procedimento seguro” que possa ser usado e de conhecimento das autoriddes competentes; uma vez que tenhamos regras claras e conhecidas, as autorides também expedirão os necessários NOTANs e isso faz com que a nossa atividade naõ seja perigosa.
Se deixar a coisa solta, cada um com suas próprias regras “e critérios pessoais de risco”, daqui a pouco tem 100 aeromodelos voando há 3 mil metros de altura entre meio as aeronaves reais e ai, meu amigo, a coisa pode ser séria.
O Grupo de Estudo e Trabalho até esta pensando um jeito de “criar uma entidade” que expessa uma “autorização de voo FPV” (semelhante ao BRA); tudo ainda é muito inicial, tudo ainda é muito desconhecido, mas o grupo esta avançando nos estudos e eu me comprometo trazer para o FPVBrasil os resultados e levar daqui para lá as sugestões.
Vamos pensar sério … vamos ajudar … vamos ver se conseguimos pelo menos “mitigar” os riscos e já vai ser um grande avaço.
Héric José de Figueiredo Silva disse:Boa tarde a todos.
É imperativo o CADASTRAMENTO de todos os pilotos que desejam praticar o FPV.
De forma que este piloto possa conhecer as regras, os perigos e as responsabilidades da prática bem como a melhor forma de fazê-lo seguramente.
Isso traz credibilidade ao grupo e segurança para quem pratica deixando a margem os irresponsáveis e aventureiros que possam por em cheque nosso hobby.
É hora de separar o joio do trigo.
Que seja cobrado uma inscrição, emitida uma carteira e uma mensalidade ou anuidade num valor justo que financie nossa associação para que nos represente com a força que merecemos.
- setembro 30, 2013 às 9:24 pm
- in reply to: FPV – Regulamentação e Procedimentos de Voo
Leonardo, lei existe sim … apenas desconhecida por 90% dos aermodelistas e FPVistas !
a ICA 100-12, trata das Regras do Ar e Serviços de Tráfego Aéreo; o espaço aéreo naõ é sem dono e naõ é sem regras.
Considere que, para os aeromodelos, a altura máxima deveria ser 121 metros (ou 400 pés) DENTRO DOS LIMITES GEOGRÁFICOS DA PISTA ONDE ELE VOA !
Fora isso, está ingressando no espaço aéreo controlado e de tráfego aéreo civil, comercial e militar !
Leonardo Amoyr disse:É verdade! Regras são necessárias. Vejo muitos acidentes com Aeromodelos elétricos. Eu voo FPV, sempre acima dos 500m de altura. É uma doideira! Eu não sei qual altura máxima que eu posso voar, pois não existe uma lei! Isso realmente precisa ser pensado e colocado em prática.- setembro 30, 2013 às 1:48 pm
- in reply to: Quadricoptero – 1º voo com Arducopter e Mission Planner
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Capanema .. é isso mesmo .. tem que falar o que pensa ! Deve existir respeito entre nós, mesmo nas opiniões divergentes, até porque, da divergência nasce o debate e dele o consenso.
Eu sou hobbysta .. como todos ! Naõ tenho nenhuma atividade comercial em relação ao nosso hobby; mas no caso da regulamentação, não vejo como “separar um do outro” e, se separar, a visão que se tem é:
Hobby: um bando de velhos adolescentes (hoje já tem até nome: acho que é androlescente) que ficam brincando de aviaosinho.
Atividade Comercial: geradora de receita = base de calculo para imposto = arrecadação
Enfim, vivemos no pais do “buraco sem fundo” na arrecadação e se pagar, dane-se a segurança ! Tanto é verdade que toda lei só fala em “multa” e quem cuida de prisão e reponsabilidade é o Código Penal e Código Civil; se observar, o cara atropela, mata, paga fiança, responde em liberdade, paga as multas de transito e está livre para matar de novo ! Enfim, vamos deixar esse assunto para lá ..rs.. ele gera muita polêmica.
Sobre o grupo de trabalho eu “sou mais um” que esta dando palpite e debatendo; o que sair desse grupo, será consenso e tenho certeza, será “filho órfão” .. não terá autoria definida; é um trabalho de grupo … estou lá … querendo ajudar, ,mas as vezes atrapalho com as minhas opiniões contrárias aos interesses de muitos.
- setembro 30, 2013 às 12:39 pm
- in reply to: Quadricoptero – 1º voo com Arducopter e Mission Planner
Não Capanema … não foi isso. A verdade é que sobreveio um assunto mais sério e acabou me absorvendo nele ! A Regulamentação do uso de Drones e Voos FPV. Eu até noticiei isso aqui no forum e foi criado um grupo e trabalho para tentar fazer um documento que se pretende enviar para a ANAC e tentar colocar “o nosso ponto de vista” na questão, pois, pelo que se escuta pelos bastidores, existe uma forte possibilidade de vir uma regulamentação e, conhecendo as autoridades brasileiras, se eles naõ conhecem exatamente o que e como fazemos, pode vir uma “proibição” da prática.
Enfim, acabei me absorvendo nos estudos da legislação e conversando com outras pessoas para ver se conseguimos compilar um “conjunto de regras e procedimentos” ! Enfim, apesar de todaboa vontade, não é garantido que o documento seja sequer lido, mas pelo menos temos que fazer alguma coisa.
Foi esse o motivo !
- setembro 30, 2013 às 3:32 am
- in reply to: Quadricoptero – 1º voo com Arducopter e Mission Planner
Parabens Roberto … o equipamento esta muito bonito; conhecendo a APM, o voo inaugural já é sucesso !
Um abraço … boa sorte !