Leandro Chaves

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  • Recomendo e podendo, na primeira oportunidade troca o TX de vídeo por um  Immersion 600mw e vc esta com um bom equipamento. 

    Deixa o TX original para brincar em áreas proximas (um raio de 100 metros) !!! Exemplo, usar em um quadri enquanto ganha experiência. O de 600 mw, por exemplo, coloca em uma Zagi e vai brincar !!!

     

     

    Guto,

    eu participo lá do Grupo Ardupilot, aqui dentro do FPVBrasil.

    Como o assunto é “específico” se voce autorizar, “nóis embaca o projeto lá dentro” e desenvolvemos o material e disponibilizamos dentro do Grupo, que é parte do FPV, ou seja, fica “tudo junto e misturado de novo”.

    E, do mais, fica como “incentivo” para outros grupos, outras plataformas, fazerem o mesmo; acho até que fica mais organizado e a informação fica “centralizada” onde a pessoa encontra o que deseja, em grupo específico.

    Éu só quero fazer o material, disponibilizar  e todo mundo ter acesso …. esse é o meu objetivo.

    Eu só naõ sei ainda, como vamos fazer esse material;  pelos atuais recursos do FPVBrasil, nós não temos como fazer um Wiki e assim, acho queo correto seria criar um POST onde dentro dele ficaria “o Indice Geral” e assim, a medida que cada assunto for desenvolvido, o arquivo vai para um servidor de arquivos em pdf e fica lá e o link dentro do FPVBrasil, assim, quando a pessoa clicar no arquivo, faz o download e  os debates  ficam dentro do post !! Acho que é essa a solução, por enquanto … depois a gente se organiza se surgir nova opção. Mas para isso dar certo, nós precisamos planejar muito bem antes de escrever o post principal, porque depois não teremos a opção de “editar” ele, quando expirar aquele prazo de 15 minutos ! Tem que ser TIRO CERTO !

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Relaxa Guto …

    as vezes os limões dosados com água e açúcar ou uma boa pinga e açúcar, nos dá excelentes bebidas !

    isso aqui mais me parece um brainstorm de trabalho onde, as vezes, a temperatura sobe e as divergências provocam os instintos, mas, sempre, do calor se tira um proveito: abre os olhos para o que naõ esta visto e exige pensar 360º. Tenho certeza que podemos fazer um belo trabalho que vai trazer um excelente resultado para a comunidade FPVista e aqueles que optarem por uma plataforma Ardupilot, terão material técnico, visual (imgens), vídeos, etc. para colaborar em suas montagens, configurações e uso “do danado”. Eu sou usuário viciado na Ardupilot por diversas razões e não escondo a minha preferência, mas somente me convenci totalmente dela, quando eu passei conhecer tecnicamente o que ela é e o que ela tem de valor agregado (culpa sua Guto, que ficou horas e horas me ensinando .. agora me aguenta….).

    Não pula do barco, Marujo Véio … eu te puxo pelas pernas e vc vai bater a cana na borda do barco e tomar um caldo, mas te arrasto para dentro DE NOVO ! 

    Como dizem os guris: “tamo junto e misturado”.

    Aprendi com o velho Onassis (aquele pobretão): “Eu naõ sei fazer nada;  mas eu sei  quem sabe fazer; sei um jeito dele fazer para as minhas empresas e ainda ficar feliz com  o que foi feito. Por isso a minha vida deu certo !”

    Morbeck,

    concordo com voce em parte e discordo em outra.

    Sim, de fato, um produto de código aberto “deixa transparente” para quem desejar o conhecimento daquela tecnologia;  mas de alguma forma, “os processos construtivos” naõ são explicitados, porque isso faz parte do “segredo industrial” de um determinado produto. É ai que entra o diferencial de um e outro produto, mais ainda, a aplicação de “peças, partes e componentes” de  melhor qualidade ou especifica e exclusivamente produzidas  para um fabricante.

    Tenho hoje um grande conhecimento e relacionamento com indústrias na china e te digo que ela é hoje muito mais qualificada, capacitada e pronta para atender os mercados em diversos segmentos com produtos de qualidade; mas ainda, naõ tem a capabilidade e know how necessário para produzir um produto em paridade com outro; por exemplo, a china produz hoje excelentes relógios, mas ainda naõ fabrica um “clone” de um Rolex, Bvlova, com a mesma qualidade ! Aparentemente sim, são muito parecidos, mas se desmontar e olhar a qualidade final dos produtos,  a montagem, etc… claro, deixa muito a desejar.

    Não digo com isso que os “clones” naõ funcionam ! Sim, eles funcionam, mas certamente, existe um diferencial entre os produtos.

    Focando no exemplo, eu posso fabricar uma placa APM igualzinha, com os “componentes iguais”, cor, disposição, e etc… mas a “qualidade dos componentes” utilizados poderão ser diferentes e ai entra o segredo produtivo. Posso ter  um fornecedor que fabrica componentes com “vida útil” de um ano … por isso 30% mais barato e a 3DR usar componentes de excelente qualidade com “vida útil de 5 anos” e bem por isso custou mais caro. Por isso as “réplicas custam R$ 300 / 500 e um original chega custar R$ 23 mill !”.

    Entra ai a decisão de comprar um “clone” ou uma “oringinal”; se for para comprar um clone para economizar 10%, 20% até 30%, com certeza eu não compraria um clone; porque o que eu penso é que “se eu tiver uma aeronave de boa qualidade e um equipamento embarcado que chega custar no total até uns R$ 5 mil + uma maquina DSR de 4 mil + uma lente de R$ 2.000… eu vou arriscar perder tudo para economizar 500 (30% de um conjunto APM + OSD + Telemetria + GPS ?

    De outro lado, claro, nós devemos  manter a imparcialidade, até desprezando esse tema (qualiade do produto) que naõ é o foco do nosso trabalho (que na verdade é o conhecimento do que e como organizar uma plataforma com base no Ardupilot). 

    Não sei se eu consegui me expressar corretamente … mas, enfim, falei como ex-dretor de ex-multinacional onde o tema era diariamente debatido com as reuniões de produção onde produziamos “bens de  capital” de valor muito elevado em uma planta com mais de 600 funcionários; essa vivência de fábrica, faz dentro da nossa cabeça um divisor de águas muito interessante.

    Vamos em frente com o nosso trabalho.

    Bom, eu acho que a semana foi proveitosa e muito falamos nesse tópico; acho que chegamos em um overview interessante, mas agora  VAMOS TRABLAHAR ?

    Acho que esta na hora de começarmos “definir uma métrica de trabalho” para fazer o “tal do artigo que vai esclarecer, passo a passo, cada equipamento do sistema APM, as suas  ligações e configurações”.

    Assim sendo, minha sugestão seria “encontros no Skype” ! Ai pergunto:

    Leandro: já tem skype

    Guto: já tem skype

    o Roberto e o Morbeck já tem skype ? Se tiverem, me manda em mensagem privativa, por favor, para eu adicionar e assim, podemos “agendar” um bate papo por lá onde devemos tirar os trablahos; a medida que tirarmos o consenso, eu escrevo o material e submeto para aprovação; aprovado, vem para dentro do FPV na rev. 1.0 até chegar em um material final e completo que somente vai sofrer alterações necessárias, quando deveremos fazer as novas revisões.

    Guto, Roberto e Morbeck : CONVOCADOS !

    Depois de iniciados os trabalhos, vamos convocando outros dentro de suas especialdiades.

    A propósito, o Juverto tem um post no E-Voo (de 17 janmeiro 2009) que fala sobre frequencias e faz suas considerações; vou repetir o post dele aqui para conhecimento dos que ainda naõ leram:

    Ele disse:

    EQUIPAMENTOS CIVIS PARA FPV (First Person View ? Vôo em primeira pessoa = perspectiva de vista do piloto como se estivesse no avião)

    Última atualização, Tocante às antenas em abril/2012

    Obs: Nos links aparecem referências a determinadas lojas, apenas por tratarem-se de mais recorrentes no google.

    1 ? TRANSMISSOR DE VIDEO/AUDIO:
    (downlink)
    Os transmissores de vídeo e áudio, que vão ser instalados no avião são divididos por freqüências e por potências.

    As freqüências mais comuns são 900 Mhz; 1,2 ghz; 1.3ghz; 2.4 ghz e 5.8 ghz.

    Quanto maior a freqüência, em iguais condições de potência e de ganho das antenas, menor o alcance e maior a possibilidade de perda de sinal por obstáculos.

    O Link de 900 mhz tem alcance muito bom, mas há relatos de interferência por suas harmônicas no sistema de GPS, complicando a vida de quem quer usar um OSD. Um filtro ?passa baixas? tende a amenizar o problema;

    O link de 1.2 ghz é muito bom, mas tem sua utilização restrita em território nacional, tendo que operar longe de aeroportos ou em seus canais mais elevados, que inserem-se em 1.3ghz. Muito usado no mundo e portanto com boas opções de antenas. Não costuma causar interferência por harmônicas. Recomenda-se contudo ficar longe do receptor se for de 2.4 ghz.

    Link de 1.3 ghz muito próximo ao de 1.2 ghz sem suas desvantagens citadas. Contudo utiliza-se das antenas para 1.2 ghz (com pequena perda de qualidade) ou opta-se pela antena de 1.3 ghz, mais difícil de achar (e mais cara);

    Link de 5.8 ghz (menor alcance, mas menos risco de interferência por sinal conflitante) ? Antenas menos comuns, então mais caras e difíceis de achar.

    Aliás, eu recomendo a leitura do artigo inteiro, PRINCIPALMENTE OS INICIANTES, porque o Juverto faz um  “resumão” de todos os equipamentos e suas funções; apesar de ser de 2009 oartigo, ele se mostra atual e os equipamentos são, de fato os mesmos, um aqui outro ali que teve uma evolução e aparecimento de novos equipamentos, mas de modo geral, acho um excelente artigo.

    Bom pessoal …

    quem regulamenta da “as frequencias e os serviços” é a ANATEL.

    Para conhecer um frequencia e quais serviços estão atribuídos (autorizados) para ela, basta entrar no site da ANATEL e digitar no campo a frequencia e a unidade e mandar pesquisar ! Sai a lista de serviços, atribuições de frequencias e a legislação que regulamenta o serviço.

    Acho que resumidamente,  é isso !

    Mas é importante lembrar que existem “sobras de frequencias” e estas são consdideradas Spread Spectrum; Os rádios spread spectrum utilizam as faixas de freqüências livres adotadas por vários países, inclusive o Brasil, denominadas internacionalmente como bandas ISM (Instrumentation, Scientific & Medical) definidas nas faixas de 900 MHz, 2,4 GHz e 5,8 GHz. Não confirmei na tabela da anatel, mas, acredito que os equipamentos de FPV (asism como os telefones sem  fio, talk about, roteadores internet, etc…) eles trabalham dentro destas frequencias e se estiverem, desmerecem  regulamentação ou autorização.

    Os sistemas rádio que utilizam a tecnologia spread spectrum são de fato uma alternativa para oferecer serviços de telecomunicações, especialmente de acesso a Internet. Sua utilização apresenta as seguintes vantagens:

    • Não necessita de licença de operação expedida pela ANATEL, minimizando o custo e o prazo de implantação.
    • Para atender usuários que necessitam de acesso a Internet operando com baixas taxas de transmissão, esta solução de acesso torna-se atrativa uma vez que o custo para o usuário é relativamente pequeno, em comparação com o custo das soluções que utilizam os sistemas de rádios microondas convencionais na arquitetura Ponto a Ponto.

    Sim, no seu caso, não deve usar o 433 e sim o de 900 mhz.

     
    Gabriel Rigolao disse:

    o dragonlink se num me engano eh 433mhz tb existe o risco de interferencia com esse modulo de telemetria o 900mhz seria mais seguro, ou nao?

    Gabriel,

    em uma das minhas respostas acima, eu te mandei uns links de videos; uma pessoa lá fez 5,15 Km com o Lawmate 1.2 sw 1.000 mw e antenas originais.

    Gabriel Rigolao disse:

    o lawmate 1000mw 1.2ghz com as antenas originais chega a ter quantos km de distancia?

    Veja o múdulo que eu uso neste link; o meu é exatamente este de 433 mhz.

     

    P.S. Gabriel, eu tem mandei uma solicitação de pedido de amizade, para eu poder mandar mensagens privativas para voce. 

    Exatamente isso  Gabriel …

    A telemetria é um par de módulos (um no avião e um no notebook via USB).
     
    Leandro Santos disse:

    vc pode optar em utilizar o Rádio TX/RX que normalmente usamos nos aeros, ou apenas controlar pelo PC via módulo de telemetria…. ou as duas opções.

    Na verdade…. vou responder melhor.

    Para transmissão dos dados do Ardupilot você vai necessitar de um par de módulos de telemetria. 

    Para controlar o drone, isso pode ser feito via rádio TX/RX, via telemetria ou pelos dois.

    Então …rs.. a sua plataforma é Ardupilot !

    Exemplo:

    Na minha aeronave tem  uma Placa APM (que faz o controle geral da aeronave) + uma placa MiniOSD + uma placa de telemetria + GPS + sensor barometro  ! Essa configuração, se voce usar o programa Mission Planner (que é gratuito), voce tem 100% de informações da aeronave.

    Um detalhe interessante, se voce usar o Arduplanner: voce pode voar usando o seu rádiocontrole e ao mesmo tempo pode usar “comandos de teclado e mouse” e também, se desejar, usando um Joystick !

    Ah, eu já estava me esquecendo de uma informação importantíssima: durante o tempo os pesquisadores vão desenvolvendo novas funções, novos recursos para a APM e, assim, quando prontos, são disponibilizadas e voce pode atualizar a sua placa para aplicar os novos recursos e funções.

    Resumindo: barba, bigode, cabelo e depilação completa com direito a lavanda !
     
    Gabriel Rigolao disse:

    legal leandro, eu tb pretendo usar o ardupilot, tenho ouvido otimas referencias por ai tb, eu estava pensando em usar este aki http://www.ardupilot.com.br/index.php?page=shop.product_details&amp…

    outra duvida, o ardupilot, ja conseguiria me enviar dados de telemetria ou eu teria q usar um osd?, e tipo eu teria preferencia de receber o video e a telemetria por links diferentes, afim de tipo se perde link de video ter ainda a telemetria e vice e versa

    isso eh possivel?

    Sim Gabriel … existem sistemas “antenna tracker” que faz o apontamento da direcional acompanhando o avião; na verdade, ele segue “o sinal” do avião e mantem a antena sempre apontada para ele. Para a sua finalidade, é indispensável essa função !

    Sim, eu tenho um antenna tracker aqui; tenho da Ardupilot (voce ode ver um modelo montado nesse link).

    Existem outros antennas Tracker de boa qualidade, como o Eagle Eyes, da Eagle Tree. Mas como eu “foco a minha plataforma no sistema Ardupilot”, uso o sistema deles.

    Se voce se dedicar conhecer melhor a Ardupilot e seus recursos, vai verificar que é uma “ferramenta profissional” que, incluvise, é largamente utilizado nas universidades para pesquisas e aplicações  (ela é baseada no sistema Arduino).

    A propósito, se voce achar interessante, faça a sua inscrição no DIY Drones e vai encontrar uma base de conhecimento muito grande sobre tudo em FPV e lá, inclusive, a grande maioria dos pesquisadores e universitários fazem parada lá; vale a pena.

    Vou resumir sem medo de errar:

    TUDO EM FPV E UAV = DIY Drones + FPVBrasil

    No DIY Drones, o que acontece no mundo, aparece por lá

    No FPVBrasil, o que acontece no Brasil, está por aqui

     

    Finalmente, Gabriel, só a título de curiosidade, eu sou Piloto Virtual de Cia Aérea Virtual na Rede VATSIM, divisão VATBRZ, onde eu faço parte do Staff como “Gerente de Operações de Voo”; na VATBRZ estudamos a legislação de navegação, todos os procedimentos para voo simulado conectado em rede e, obrigatoriamente “simulamos a navegação aérea como e se fosse realidade” (temos muitos pilotos de cias aéreas reais voando por lá e excelentes controladores  de voo fazendo todas as posições de jurisdição: DELIVERY, SOLO, TORRE, APROXIMAÇÃO E CONTROLE). Seguimos as cartas de voo e procedimentos normatizados da AISWEB e seguimos  toda a legislação, fraseologia, procedimentos, etc…

     
    Gabriel Rigolao disse:

    leandro obrigado vou iniciar minhas pesquisas sobre o  lawmate e e as antenas, eu ouvi dizer tb que existem pra vender uma especie de tracker de antena, q faz o apontamento automatico, vc conhece ja usou algum? creio q um desses numa yagi deve ficar show de bola.

    Gabriel, segue uma sugestão de videos para assistir:

    1. 5.15 km com antenas originais usando o Lawmate 1.2 Ghz

    2. 12 km Skywalker 12 km com Lawmate 1.2 Ghz

    3.  35 km link 1.2 Ghz de 1.000 mw

    Enfim, são exemplos;  depois pesquisa no Youtube …  LRS FPV e vai ver uma infinidade de vídeos e lendo as configurações dos equipamentos, vai chegar as conclusões já apresentadas aqui.

    Com o Lawmate 1.2 Ghz  TX de 1.000 mw e usando uma estação de solo com um bom par de antenas, voce vai atingir os 15 km com facilidade ! Isso não é problema.

    Pesquise sobre antenas:

    1. Yagi

    2. par de antenas Skew Plannar (RX) + Clover Leaf(TX)

    3. Patch

    Visite o Youtube e assista videos com elas … vai te enriquecer  muito. 

    Gabriel,

    entendendo a sua base de conhecimento  e a necessidade de atingir a distância, recomendo:

    – Aeronave: Skywalker 1600 (e tem ele com asa de 1800 mm)

    – link de audio / vidio Lawmate 1.2 Ghz (o TX deve ser de 1.000 mw)

    – um rádio  UHF para o controleremoto (p ezUHF é uma excelente opção)

    – uma Ground Station com um par de antenas (uma direcional e uma patch)

    – Câmera: GoPro

    – se desejar ter, ainda, uma navegação assistida, com qualidade profissional, recomendo a plataforma Ardupilot.

    E ai, invetir em boas baterias e um bom carregador.

    Por incrível que pareça, é isso ai !

    Com estes equipamentos, voce poderá atingir até 20 km (e em condições excepcionais: clima, poucos obstaculos, propagação local, etc…), voce poderá dobrar esta distância.

    Recomendo que, finalmente, considere a marca Lawmate para os TX e RX de vídeo !

    A plataforma que estou sugerindo é muito usada mundialmente e a facilidade de conhecimento, usuários, material na internet, etc… é muito grande.

    No mais, é trocar ideia com o pessoal por aqui, trazer suas expeeriências, suas dúvidas e já já … vc esta com tudo pronto !
     
    Gabriel Rigolao disse:

    obrigado amigos pela sugestao, eu desejo um equipamento que tenha os 15 km de distancia, mas nao pra usar em todo voo, mas em certas ocasioes, quero ter essa capacidade disponivel, eu tenho uma boa experiencia com VANTs, sou piloto profissional de Vant, piloto 3 aeronaves Nauru 500A um vant de 15 kg com ele usando um amp. eu fui a 68 km voando 2000 metros de alt., autonomia de 5 horas, equipamento show de bola,, mas os vants que piloto sao plataformas totalmente diferentes dessas de fpv, em termos de operaçao eu tenho ja uma boa experiencia, eu quero um fpv, pra se divertir nos finais de semana, e tb sou gamado na parte do montar e fazer funcionar, pretendo projetar e construir o aviao, um aviao de uma performance aerodinamica bem legal, pretendo usar um ardupilot tb, eu tenho uma noçao boa sobre eletronica e RF, sou aeromodelista ja a muitos anos, porem no FPV sou totalmente novo, presciso de conhecimentos praticos como oq vcs tem sobre oq funciona oq nao funciona, oq presta oq nao presta, oq comprar pra ter confiabilidade, onde comprar entre outros, e Leandro muito show esse equipamento q vc postou, 

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