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- agosto 10, 2012 às 1:04 am
- in reply to: NavLights – Promoção especial para o FPVBrasil
aiai……+30=106!!!
tô com pregui……
- agosto 8, 2012 às 7:57 pm
- in reply to: Tricópteros, Quadricópteros e Octópteros.
é que ele ficou “contrariado!”.
De toda forma, é um bom professor,mas a discordancia foi parcial.
Talvez eu tenha troca o nome pra me vingar do seu “Leandro”..kkk que já foi usado lá em outro lugar, bem no início, ou mesmo pra chamar a atenção já que vc não pode fazer o hexa ainda….:(
****(tipo criança criada com vó!)*****
- agosto 5, 2012 às 7:52 pm
- in reply to: Como se compra pela HobbyKing?
prazo de entrega: não confunda com a data de entrega ou a data que o pacote estará “disponível para retirada”!
via EMS vem mais rápido e teoricamente recebe tratamento diferencial pela receita / aduana.
De toda forma , o prazo legal para a receita liberar é algo em torno de 60 dias…..!- esse prazo nada tem a ver com o transito dos correios.
Se for tributado- atualmente é sorte grande não ser! aí vc pagará , lá na agencia dos correios em dinheiro ou débito pelo banco do brasil.
imposto de importação: 60% do valor total= produto + frete
icms/ estadual= varia de cada estado , aqui em minas é 18%
frete tem preço de acordo com o peso, isso vai sendo mostrado no próprio site o peso e o valor, e qto ainda resta de peso para atingir o limite daquele plano de frete.
sugiro vc sempre declarar o valor integral. Tive já duas experiencias consecutivas com erro de tributação, que por acaso é crime( há um tópico aqui sobre isso- excesso de exação). vc poderá pedir revisão e comprovar o valor correto, de preferencia com cópia do extrato do cartão de credito.
boa sorte e prudencia.
- agosto 4, 2012 às 5:29 pm
- in reply to: DJI Naza – Controladora para Multimotores, 4 ou 6 motores
que bom deu certo!
Denilson Nogueira disse:
Agora sim! redondinho!
Calibrei o rádio duas vezes seguidas e está perfeito!
Para ligar os motores eu deixo o throttle um pouco acelerado ao ligar a bateria e assim que o led pisca 3 vezes verde eu movo um para cada lado abaixo.
Meu TX de vídeo soltou um cabo, e pra soldar isso é preciso muuuita paciência, o cabo é muito pequeno.
Bom, agora é só alegria, voar e voar…
Assim que der posto um vídeo. OBRIGADO TODOS !
PS: Daniel, usar o trim para baixar ainda mais a posição do acelerador quando em zero. Isso aumenta ou diminui a aceleração?
No sub trim estava em zero, baixei para -2. E o THROTTLE baixei de 100% para 80%
- agosto 3, 2012 às 12:59 am
- in reply to: Motores para quad
aqui vc mesmo pode fazer seus ensaios:http://www.ecalc.ch/motorcalc_e.htm
- agosto 3, 2012 às 12:46 am
- in reply to: DJI Naza – Controladora para Multimotores, 4 ou 6 motores
concordo que fica (muito) ruim de saber se o quad está de frente ou de ré, …pra mim já basta uns 150 metros! rs e tambem estou com dificuldade na visão de profundidade. isso tá me deixando invocado!
mas pinta os braços de cores fortes, ajudará um pouco. Ainda acho que pra quem sabe pilotar bem, principalmente heli, já entende e sente muito bem, sabendo qual lado ele está.
Leandro Chaves disse:
Pô, que pena … não controla tricópteros ….
Me parece uma placa fantástica ! Mas eu estou TENTANDO entender esse lado do hobby e ver se me convenço montar um !
Mas já andei vendo, eu tenho que iniciar pelo Y que é mais fácil …. pelo menos para eu me entender com o bicho ! Um quad, nunca vou saber de que lado ele esta ..rs.. ai vai ser lenha !
- agosto 3, 2012 às 12:41 am
- in reply to: DJI Naza – Controladora para Multimotores, 4 ou 6 motores
tente com o laercio, membro aqui do site. antes eles tinham a empresa e faziam isso, pelo menos com mikrokopter.
Denilson Nogueira disse:
Pinelli o vídeo não esclareu muita coisa, mesmo porque não dá pra ver o que ele tá fazendo no rádio, não explica muita coisa. Apenas uma coisa que fiz desse vídeo que mudou alguma coisa, que foi mover os sticks para as laterais ao mesmo tempo e o led para de piscar intermitente.
E quanto aos leds do VU, alguém saberia me dizer o que significam?
Será que preciso atualizar o firmware?
Será que existe alguém que possa configurar meu quad e deixar ele a ponto de pegar e voar somente? Porque esse negócio de ficar configurando já tá me enchendo o saquinho..
Aguardo quem puder esclarecer melhor, obrigado.
- agosto 2, 2012 às 11:36 pm
- in reply to: DJI Naza – Controladora para Multimotores, 4 ou 6 motores
veja na pagina 21, gabriel S. postou um video que parece que vai ser o que vc fala
- agosto 2, 2012 às 6:37 pm
- in reply to: Motores para quad
sim, mas “vem com calma” , pois meu conhecimento é limitado! rs
Denilson Nogueira disse:
Busa, vou usar a NAZA. e vc?
Pinelli, acho mesmo que vou precisar de sua ajuda por telefone ou por aquí mesmo, agradeço.
Abraço
- agosto 2, 2012 às 3:33 pm
- in reply to: Tricópteros, Quadricópteros e Octópteros.
esse poderá ser um y4 ou hexa y, mas não dá pra ser tri. há modelo de V tail também , que é legal e sem servo.
sim o ardupilot serve em multicoptero.
controladora top, ” de facil aquisição” é a do MK(mikrokopter), com suas placas acessorias.
mais que uma controladora top, vá com calma, no inicio a top ficará muito sub utilizada e sofreará de mais com as quedas.
sem certeza, mas poucas são as controladoras par tri.- multiwii é uma delas.
dica: contacte-se com o marcelo gonzales/ http://www.multirototres.com.br / para te aliciar para o lado bom da força! kkk e com o laercio, que sabe muito sobra multirrotor, mas como ele é profiça, precisa da confiabilidade e eficiencia alemã.
Leandro Chaves disse:
Ah, falando em modelo ….
eu pesquisei na HK e encontrei um modelo que me agrada muito … não sei se é bom ou eficiente, mas é um modelo que me agrada:
http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__22801__Hobbyking_Y650_Sc…
Alguém tem algum comentário sobre esse ?
Uma coisa que percebi, ele tem o motor de cauda fixo … não seria melhor que ele tivesse o movimento “giro lateral” ?
- agosto 2, 2012 às 2:10 pm
- in reply to: Tricópteros, Quadricópteros e Octópteros.
leandro, eu iniciei em aeromodelismo pelos multi, optei por multiwii. É isso mesmo que vc colocou, a placa controladora-existem várias, agora multiwii já com gps ficando bem incorporado. a multiwii é muito boa, mas tem que ter paciencia para deixar TUDO muito bem balanceado e coerente. Os ESC precisam ser para multirrotores, devido a taxa de atualização- refresh rate , que precisa ser >= a 400hz. a potencia do motor precisa ser coerente com o tamanho da armação/ frame.
Contrariando meu prof. Marcelo Gonçalves, a quantidade de motores não determina de forma primária a estabiliade em voo, digo um voo bem equilibrado e suave, mas é claro que qto mais motores , mais segurança. um hexa desbalanceado é pior que um tri filé. Pra começar , uma armação menor é mais fácil de controlar. Pelo que já tentei no aerosim, quad e tri é bem mais facil que heli- que no meu caso, já levanta voo “de lado”! rsrs
resumo: placa controladora, motores, ESC, e conecções/ pra facilitar uma placa de distribuição da energia(onde se liga a bat e distribui para os ESC). Servo e mecaniso de leme ser for tricoptero.
Eu estou satisfeito com o resultado.
Motores para começar são esses de 10 ou 13 dolares na HK, mas depois vc pode querer melhorar, para uns de 60 ou até 90 dolares!!! serão mais eficientes mas não poderão se transformarem em trem de pouso!!! – o que muitas vezes acontece no inicio, é verdade!
as baterias: tri e quad- 1 basta, mas prefira as de alta descarga, não adianta vc colocar um 3s de 6000 , que ele gastará mias pra compensar o peso extra.
de hex a octa, pode-*se usar 2 , desde que sejam iguais, mas há mais chance de diferença. e talvez vc use motores de 4 a 6s ( ainda não montei meu hexa, que deve ser com NAZA motores bons- tiger T.
motores bons: scorpions, cobra, AXI, outros…
autonomia pouca+/- 7 min, razoavel 7-10 min boa 10-15 min, excelente +12 ou 15min( já vi um video que o quad voa 25 min!!!) com motores $$$$$$$$$
mais ou menos isso.
receptor e radio
eu vi o video, realmente pra quem já montou já não faz tanta falta, mas acho que de fundamental valia pra quem não conhece um colega pessoalmente pra ajudar.
- agosto 2, 2012 às 12:51 am
- in reply to: Motores para quad
…com clareza!
Geraldo A. P. Franco disse:
Repare que o fabricante do motor do automóvel ou qualquer outro motor, informa a potência e fim de papo, já que a mesma é constante, oke varia é o torque que é fornecido pela caixa de mudanças, assim a 1ª tem mais torque e a 5ª menos torque, mas as velocidades que vc alcança são diferentes, para a mesma potência e única do motor, vc nunca viu dizer que a primeira tem mais potência que as outras marchas, todas tem a mesma potência que é dada pelo motor, oke varia é a “força” (torque) Tambem p apenas dar uma luz, vc tem formulas simples que relacionam potência, torque e rpm, logo qdo vc tem 2 das varáveis vc acha a terceira desconhecida. No caso das hélices, uma analogia equivalente à caixa de marchas é o kv, mais baixo mais empuxo pk vc vai aumentar o diametro da hélice, oke acontece é que na prática vc tem um disco maior, portanto mais área p “apoio” já qdo vc quer velicidade vai ter que diminuir a hélice e esta área vai diminuir e como a potência é igual em ambas as situações, se subir o rpm o torque cai e vice versa. Não falo no passo da hélice aki p não komplikar.
Qto ao quad que c quer aplicar o tal motor, sem saber o tamanho e pmd (peso máximo de decolagem) quase sem medo de errar lhe digo que é muuuuuiiiiittttooooo motor p ele, pois não acredito que seu quad vai pesar 2Kg ou qualquer coisa parecida. Não sou bom p escrever, mas se não entendeu depois acertamos e por fone te explico.
- agosto 1, 2012 às 4:13 pm
- in reply to: DJI Naza – Controladora para Multimotores, 4 ou 6 motores
….lá do começo….
A utilização do módulo VU em vôo não é obrigatória. A maior vantagem de utilizá-lo é que com ele pode-se usufruir da função de fail safe de bateria, que pousa automaticamente o drone quando o nível configurado for atingido. A ressalva é que ele vai estabilizar e pousar onde ele estiver. É muito importante lembrar que se for utilizá-lo, os fios vermelhos dos ESC’s devem ser removidos do conector e isolados, ou cortados. Se optar por remover o módulo e for usar o BEC do ESC, remova a conexão do fio vermelho dos demais, deixando apenas um ESC responsável por alimentar a controladora. A DJI recomenda apenas a utilização de BEC de 5A ou superior. Testei com o de 2A de um dos ESC por um período curto de tempo, e funcionou normal, mas não dá para garantir que não vai sobrecarregar o bec e causar problemas futuros.
- agosto 1, 2012 às 4:11 pm
- in reply to: DJI Naza – Controladora para Multimotores, 4 ou 6 motores
sim.
muita gente prefere somente uma entrada de energia na placa, aí vc escolhe como. ou um ESC somente, ou uBEC.
agora não li o inicio desse topico, mas acho que o autor deixa isso claro como proceder com a NAZA.
- agosto 1, 2012 às 3:21 am
- in reply to: DJI Naza – Controladora para Multimotores, 4 ou 6 motores
opa! acabo de rever meus conceitos…..
esqueça isso de ligar com uBEC.( ubec é pra reduzir de “3s,4s,5s ou 6s” para 5v)
vc vai ligar a bateria aos motores e só. os cabos dos ESC que iriam para a naza, vão para o receptor. ou vc faz um a um , ou usa um Y como aquele da foto , e faz todos de um só vez.
pronto.
Leonardo Pinelli Araujo disse:
1) eu uso multiwii
2) a calibragem que eu fiz, “não passa pela placa”
3) minha placa é alimentada por um uBEC, e não pelos ESC(isola-se/retira-se) o fio vermelho, sendo esse uBEC, conectado no receptor- PORTA “BAT”
4) o receptor receberá os ESC diretamente sem passar pela placa
fiz assim:
retira as helices
despluga a bateria
stick no MAX
conecta ESC direto no throttle
-energiza-liga ESC
beep, beep…
abaixa acelerador todo
beep, beep, beep (tantos beeps para qtas celulas de bateria)
desliga.
eu uso esse , para fazer todos 4 de uma só vez.
qtas celulas de bateria)