Lineu Fernando Del Ciampo

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  • Rogério,

    Desculpe pela minha primeria resposta, pois relendo-a conclui que não era bem o que você desejava ouvir, afinal você deixou claro ser um neófito. Também não tenho o conhecimento dos colegas. Mas vamos lá, quem sabe fica melhor!

     

    O manual da asa RVJET é bem completo e explica detalhadamente a montagem e os ajustes que devem ser feitos para um voo de sucesso. Ela pode ser configurada com uma envergadura (comprimento da asa) de 1950 mm, permitindo um carga alar (peso dividido pela área da asa, sem preocupação com a forma) maior, maior autonomia (tempo de voo) e mais fácil de ser lançada (normalmente estes tipos de asas são lançadas manualmente, ou seja, “jogadas”).

     

    A segunda configuração é para um desempenho mais ágil e rolagem axial, por isto a envergadura é de 1550 mm.

     

    Asas voadoras, como tudo o que se faz, possuem pontos fortes fracos. Cabe a cada um escolher o que melhor lhe atende. Ou seja, mesmo que algum ponto forte seja relevante, ele pode ser trocado por um ponto fraco que traga um resultado para o que se deseja, o que é chamado em aviação de missão. Assim, tanto o modelo (avião), quanto o perfil aerodinâmico (forma da asa vista em corte), quanto a planiforme (forma da asa: mais ou menos enflexada, oval), entre outras características, são considerados no projeto. Em resumo, não se ganha sempre.

     

    Pela forma, beleza e forma de voo, uma asa voadora atrai um fascínio ainda maior que um avião convencional. Não é incomum quem inicia no aeromodelismo não ser atraído por uma asa voadora.

     

    No manual da RVJET constam informações que não podem passar despercebidas pelo modelista, como a posição do centro de gravidade (CG), que é o ponto onde todo o peso de um avião (ou corpo) aparenta se concentrar, mas que aqui vamos entender como um linha que passa pela asa, de uma ponta a outra (no caso da asinha não bem assim…) na qual é possível suspender o avião e ele permanecer em equilíbrio.

     

    Para você ter uma ideia da importância do CG, dias destes um Boeing 747-400 cargueiro (capaz de decolar com peso de 412 ton, abastecido com 216.800 litros de querosene) decolou da base aérea de Bagram no Afeganistão, começou a subir em uma atitude de nariz muito inclinada para cima. Rolou para a esquerda, para a direita e entrou em estol (perda de sustentação). O fim foi trágico. Uma hipótese é a de que a carga tenha se desamarrado e corrido para trás.

     

    Voltando a nossa asinha, os comandos (quanto as superfícies móveis, no caso aileron e profundor) que atual simultaneamente para que ocorra mudança de atitude em pitch (arfagem; para cima e para baixo) – profundor – devem ser menores que os de rolagem (roll; no eixo longitudinal) – ailerons. Se forem iguais, a sensação será de lentidão na rolagem e de “nervoso” em profundor, exigindo muita atenção do voo nivelado.

     

    Para terminar, sugiro que você procure um clube próximo de onde reside, observe bastante, pergunte outro tanto.

    Existe um material excelente aqui no site, que você DEVE ler (eu fiz e ainda faço muito), com conceitos, ideias, sugestões, acertos e erros dos colegas.

     

    Abraço, Lineu

    Cicero:

     

    Futaba sem pensar e muito menos piscar.

     

    Abraço e bons voos, Lineu

    Rogerio,

     

    Por tudo que se tem falado e pelos videos, ficam poucas dúvidas sobre a qualidade desta máquina.

     

    Mas… a modalidade de envio para nosso país e o valor do frete deixam as coisas complicadas.

     

    Por equanto, uma pena. Abraço, Line

    Marco Antônio, a quantidade de canais depende do seu OSD, se o sistema de estabilização já é incorporado, e por aí vai, como controle de posicionamento da camera de vídeo. Em todo o caso considere como necessidade uns oito canais, que atendem grande parte das necessidades, mas cada caso é um caso. Não tenho experiência com os radio Turnigy.

    Abraço, Lineu

    Jefferson, boa a sua opção; muitas vezes somos tentados pela solução mais barata, mas no caso de um conjunto fpv umas “simples” solda em um conector pode colocar tudo a perder.

    Em tese com uma chave de três posições você só pode colocar a camera em posições predeterminadas e não onde quer e ou precisa. Em voo podem ocorrer situações onde você deseja ver “exatamente” alguma coisa em algum lugar.

    Abraço, Lineu

    Jefferson, eu faria o seguinte:

    1. venderia o 7 canais novo

    2. continuaria usando o outro 7 canais (presumivelmente já em uso) para os modelos não FPV

    3. compraria o 9C do seu amigo, afinal você o conhece e deve saber como ele trata o TX, que vai lhe proporcionar oito canais PPM para o DL, além de ter três knobs (potenciômetros ou chaves rotativas) na parte frontal e duas chaves deslizantes nas laterais, muito úteis para flap e pan/tilt de cameras, por exemplo.

    4. Módulos 2.4 GHz para este radio, da Futaba (e também de outros fabricantes) são facilmente encontrados e por preços atraentes.

     

    Abraço, Lineu

    Perguntinha danada… Mas como está questão me atormentou por algum tempo e alguns amigos me auxiliaram, aí vai.

     

    O DL e outros módulos semelhantes são alimentados por sinal PPM e a maioria dos transmissores sem sáida para oito canais nesta condição. JR 9303/9503 tem saída para nove canis e o Futaba 12FG oferece os 12 canais em PPM, mas com um trabalhinho em software.

    Se oito canais são suficientes, você pode optar por um transmissor de 72 MHz antigo, por exemplo Futaba 8U, 9Z, 9C ou JR 10X, que vai lhe custar a partir de R$ 500,00. Procurando você encontra transmissores em muito bom estado e com grande confiabilidade. Estes radios foram topo de linha há algum tempo atrás, de forma que seus proprietaries cuidavam muito bem deles.

     

    Abraço, Lineu

    Rafael, recebi o HeadPlay exatamente como disse: sem nunca ter sido usado. Obrigado e abraço, Lineu

    Rafael, bom dia!

    Pode finalizar a negociação. Por favor envie PM informando o valor final, com frete para Joinville SC e como faço o pagamento. EStou saindo para Gaspar (Fesbraer) e provavelmente só vou acessar a internet hoje a noite.

    Grato

    Abraço, Lineu ********** [editado pela moderação]

    Rafael, fico com o Headplay.

    abraço, Lineu

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