Marcelo Gonzalez

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  • Fala moçada, quanto ao projeto original,como escrevi para o Mazza, montei aprimorei depois desmontei e usei uma multiwii lite e monitoro as linhas do acelerômetro, é meio chatinho para ajustar, mas é uma solução barata.

    No meio de trocentos projetos que tenho aqui, este ficou abandonado para uso comercial, mas quem sabe em breve eu reinicie algo do tipo deste do aerobros.

    Abs 

    Na falta de um moto-continuo (ou moto perpetuo)  e na dificuldade de se conseguir cerâmica super condutiva, sou obrigado a concordar com você, como a corrente é muito alta não poderemos usar Lipasa.   

    Wagner Loebel disse:

        Marcelo, por mais que vc tenha usado um software de alta tecnologia eu discordo totalmente, um duende não é capaz dessa tarefa regenerativa, estamos aqui falando de uma altíssima corrente, a solução aí seria os 7 anões e a branca de neve, com toda essa galera no dínamo sem duvida a corrente fornecida será tão grande quanto Itaipú e a asa poderá voar por semanas sem pousar, poderia dar a volta ao mundo, concorda ? 

    Marcelo Gonzalez disse:

    Wagnão, tentei aqui demonstrar o funcionamento da regeneração, usei  o Altium para ficar com um nível mais técnico, acho que não necessita maiores explicações, eu pensei em fazer em kicad ou pcad, mas devido a complexidade do esquema achei melhor já fazer no top.

     

    Wagnão, tentei aqui demonstrar o funcionamento da regeneração, usei  o Altium para ficar com um nível mais técnico, acho que não necessita maiores explicações, eu pensei em fazer em kicad ou pcad, mas devido a complexidade do esquema achei melhor já fazer no top.

     

    Eduardo, descupe-me por ter dirigido a palavra a vossa eminência, eu como índio deveria saber o meu lugar.
    Só que eu não sou paga pau de americano, dou um duro danado estudando e fazendo experiências em meu humilde laboratório e não lembro em nenhum instante ter me cortado com hélices por imprudência.

    Eduardo lavratti disse:

    Wagner, se voce eh doutor em engenharia elétrica voce deve saber como funciona um circuito de fonte chaveada e o principio que tem na volta do diodo supressor (snubber diode, freewheeling diode).

    Oque acontece em um ESC regenerativo é que quando uma das bobinas do motor é desligada ela gera uma corrente e envez de ter um diodo matando essa corrente tem um transistor que direciona essa corrente do volta para a bateria.

    Quando o motor esta funcionando como gerador ele esta mandando toda corrente de volta para bateria.

    Isso tambem faz com que o ESC esquente muito menos.

    Como voce pode ver, parte da energia que seria transformada em calor é transformada em tensão que é enviada de volta a bateria. Isso em termos simples porque na verdade essa energia ja é consumida antes de ir para bateria.

    Pense que o ESC tem uma eficiencia maior.

    Existem detalhes muito especificiso para se fazer um ESC desse tipo. Eu explodi varios capacitores enquanto estava fazendo meu ESC.

    Hoje eu uso 2 ESC especificos que tem no mercado e os transformo para meu uso. Um dos modelos que podem ser usados sao os da série ICE da castle creations.

    Nao uso ESCs baratos porque preciso de confiabilidade nos meus equipamentos. Prefiro pagar 10 vezes mais e saber que estou comprando um ESC que usa transistores com as especificações corretas. Isso garante segurança e repetibilidade.

    Marcelo, nao confunda pegar o RPM do motor por sensor externo com pegar o RPM direto no ESC.

    O firmware faz isso pra mim. Tambem pego os erros de sincronismo de fase do motor e mais algumas coisas uteis.

    Com os parametros corretos da helice eu consigo saber até o empuxo que esta sendo gerado pelo propulsor e tambem se o motor esta em falha.

    Meu Piloto automatico conversa com o ESC atravéz de um barramento i2C ou CAM.

    Esse ESC faz parte do projeto dos meus VANTs entao fica dificil eu passar informações sobre ele pois é uma vantagem técnica do meu equipamento.

    O maximo que posso fazer é vender o ESC para que quer estiver interessado.

    COmo voces podem ver, eu dei os detalhes teóricos de como funcionar o ESC. Se alguem tiver conhecimento é só implementar o firmware.

    Tambem posso dar detalhes do carregador inteligente de bateria ai se alguem tiver conhecimento é só implementar.

    Ao contrario do detalhe da fuselagem comprida da WX-7 eu falei algo util e bem explicito de como um esc regenerativo funciona.

    A anos atraz eu fiz varias modificações em ESC’s comerciais para uso em vants. Tem muito post meu no rcgroups inclusive mostrando como modificar escs.

    Querem saber porque nao falo muito coisa principalmente para Brasileiros ?

    Porque aqui no brasil só tem sugador que rouba as idéias dos outros para ganhar dinheiro.

    O pessoal la de fora pensa completamente diferente dos indios aqui do Brasil.

    Wagner Loebel disse:

       Também achei interessante o lance do ESC regenerativo e gostaria de uma explicação técnica e se possível como implementar, não precisa simplificar pois eu sou doutor em engenheira elétrica, fico contente que finalmente vamos falar de algo que funciona e que pode ser aplicado na prática nesse tópico.

    Abs
    Wagner

    Eduardo, entendi a sua explicação e se você conseguiu 1 ampere já foi uma revolução, eu já fiz vários ESCs com várias capacidades de corrente para meus projetos, mas nada que fosse regenerativo, por isso a minha curiosidade, meus projetos são mais modestos e tem no máximo uma medição de RPM, pois minhas aeronaves não tem perfil para voarem de ré, mas quem sabe no futuro eu possa pensar em um disco voador que não terá este tipo de problema.

    Parabéns pelo seu projeto.

    Abs

     

    Eduardo lavratti disse:

    Desculpem o trocadilho …. mais voces querem que eu responda ou fique enrolando ?

    Como nao gosto de enrolar ai vai.

    Este tipo de ESC nao se compra por ai.

    Se alguem quizer eu posso fazer e vender.

    Meu esc foi feito para as minhas necessidades entao ele tem as seguintes facilidades:

    1- regenerativo

    2- capacidade de reversão

    3- telemetria – posso saber a rotação, erros de sincronismo e se tem algum problema no ESC.

    Este ESC foi desenvolvido para uso em VANTs. Nao existe igual no mundo jejejejejejej

    Outra coisa, nao pensem que para carregar uma bateria usando o esc é só ligar contra o vento e esperar alguns minutos.

    A energia que ele gera e proporcional a velocidade da helice.

    Em um teste que fiz a 2 anos atraz o maximo que consegui foi uma recarga de 1ampere durante um voo de 1hora e a bateria em uso era de 5000mha/4s.

    Como ja disse, nao costumo voar planando entao essa facilidade nao tem uso na finalidade do meu equipamento atual mais para um planador ou equipamento que possa planar com certesa ele ajudara em algo.

    Este circuito foi só para da que o Emerson entendesse o principio de funcionamento.

    Eduardo lavratti disse:

    Isso Mesmo Marcelo. O principio é esse.

    No meu vant a combustao eu uso um motor brushless para alimentar um circuito inteligente distribuição de energia.

    Esse circuito carrega a bateria e quando o regime de rotação é baixo ele fornece energia apartir da bateria.

    Não é simplesmente im diodo como o pessoal dos helicopteros esta acostumado a usar. pois eu uso baterias de lipo.

    Marcelo Gonzalez disse:

    Enerson, o motor brushless funciona exatamente como um dínamo.

    Um exemplo com retificação


    Emerson Ribeiro disse:

    Me desculpem a ignorância técnica, mas sou do tempo do dínamo (única forma remota de reabastecimento de cargas elétricas), nunca imaginei que a tecnologia avançasse tanto assim.

    Enerson, o motor brushless funciona exatamente como um dínamo.

    Um exemplo com retificação


    Emerson Ribeiro disse:

    Me desculpem a ignorância técnica, mas sou do tempo do dínamo (única forma remota de reabastecimento de cargas elétricas), nunca imaginei que a tecnologia avançasse tanto assim.

    Bom, mas explica melhor porque eu sei como funciona um gerador e a corrente que vc conseguiria com um sistema convencional apenas retificando e regulando seria desprezível, principalmente porque o campo funcionaria como freio.

    Eduardo lavratti disse:

    Isso mesmo Marcelo.

    Marcelo Gonzalez disse:

    Infelizmente tenho que matar a minha curiosidade, ESC regenerativos? Você esta querendo dizer que quando eles não estão fornecendo energia para o motor, eles estão carregando as baterias?

    Eduardo lavratti disse:

    cuidado com as respostas colocando nomes de usuarios. Eu sou eduardo e nao sei se a ante penultima resposta foi pra mim ou para o Namura.

    Bem, acho que oque o Emerson quer dizer com dar ré é quando a asa esta voando contra o vendo e o aviao, ou asa, estao literalmente andando para traz porque estao com airspeed suficiente para manter a sustentação mais sem groundspeed para andarem para frente.

    mais uma coisa, achei a eXplicação de fazer o motor girar ao contrario muito tosca pois nao da para inverter os fios do motor em pleno voo.

    O correto é usar um ESC com inversão. ESC para carrinho faz isso mais nao é o ideal. Eu tenho ESC que giram ao contrario e sao regenerativos.

    Infelizmente tenho que matar a minha curiosidade, ESC regenerativos? Você esta querendo dizer que quando eles não estão fornecendo energia para o motor, eles estão carregando as baterias?

    Eduardo lavratti disse:

    cuidado com as respostas colocando nomes de usuarios. Eu sou eduardo e nao sei se a ante penultima resposta foi pra mim ou para o Namura.

    Bem, acho que oque o Emerson quer dizer com dar ré é quando a asa esta voando contra o vendo e o aviao, ou asa, estao literalmente andando para traz porque estao com airspeed suficiente para manter a sustentação mais sem groundspeed para andarem para frente.

    mais uma coisa, achei a eXplicação de fazer o motor girar ao contrario muito tosca pois nao da para inverter os fios do motor em pleno voo.

    O correto é usar um ESC com inversão. ESC para carrinho faz isso mais nao é o ideal. Eu tenho ESC que giram ao contrario e sao regenerativos.

    Fala Eduardo, o dispositivo foi elaborado por uma questão de segurança da minha parte, enquanto uma bateria é usada até seu limite máximo, eu sei que tenho outra com carga total a minha disposição, fria e com sua carga total, pode ser até uma frescura, mas como sempre trabalhei com sistemas que devem falhar o minimo possível, não custava nada usar esta ideologia em meu hobby também, sei que o motor ou o esc pode falhar e não terei outro na aeronave para substituí-lo, mas a meu ver, neste conjunto, a bateria é a mais apta a ter problemas.

    Quanto aos winglets, eles foram baseados nos últimos estudos de eficiência, principalmente em relação ao vento lateral, neste caso ele também faz parte do comprimento total da asa:

        

    Eduardo lavratti disse:

    caraca … que azão hehehehe

    fiquei curioso sobre o dispositivo que chaveia entre as baterias .

    Qual a vantagem se usar esse sistema envez de ligar as baterias em paralelo ?

    Seria para usar 2 baterias diferentes junto ?

    Outra pegunta, porque os wing lets estao na diagonal ?

    Emerson como muitos falaram acima, queremos ver algo com informações simples do seu projeto, mas objetivas.

    Algo deste tipo:

    http://fpvbrasil.com.br/forum/topics/zagi-2000-mm-para-fpv-z-2000

    OBS:O link postado não tem nenhum intuito de fazer propaganda, pois não esta a venda, é apenas um projeto experimental que ainda esta sendo testado.

    Eu já fiz muitas asas com vários perfis, vários tamanhos e várias configurações de eletrônica e todos eles não chegaram nem perto do desempenho desta sua, você precisa nos ensinar qual foi o pó de pirimpimpim que usou, acho que é de interesse comum de todos, a não ser que seja um projeto ultra secreto, neste caso irei compreender se não puder compartilhar a informação.

    Abs 

    A situação do seu pedido e o numero de rastreio da encomenda pelo correio esta na imagem:

    Não tenho para venda, só comentei porque também uso ele e o custo beneficio é muito bom. 

    Fernando Cardoso disse:

    Marcelo, obrigado pela resposta. Você possui dele para repassar ?

     

    Marcelo Gonzalez (AVRB) disse:

    Eu também uso o STORM Fernando, barato e simples de configurar. 

    Fernando Cardoso disse:

    Emerson valeu! Que pena que este seu que deu problema, tomara que resolvam! 

    Realmente preciso de um recurso para não ficar na mão com o FPV, vou tentar comprar este, obrigado por enquanto!  

    Abç

     

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