Marcelo Gonzalez

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  • Mais um, vou parar de pesquisar senão eu desisto de fazer qualquer coisa, quando acho que achei o sensor ideal, olha o que aparece:

    Nine-Axis (Gyro + Accelerometer + Compass) MEMS MotionTracking? Device

    Só continuando, fui dar uma conferida.

    Shoei, você estava querendo dividir os giros?, esta é a APM.V2 Ardupilot, agora usa o MPU-6000 que tem internamente Giro+Acelerômetro em um só chip, chamado de Six-Axis (3 Giro+3 ACC)

    Shoei, ele tem dois giros separados da Invensense  porque o projeto é mais antigo e na época da concepção eram o que estava mais a mão, são giros analógicos, não acompanho mais o desenvolvimento deles, mas com certeza eles irão migrar para os com comunicação digital se não já fizeram.

     Abaixo os giros usados:

    shoei massunaga netto disse:

    tranquilo..e que na shield do ardupilot tem dois  giroscopios   separado…por isso penguntei..se teria como e

    assim nao ajudaria na estabilidade dele..(nao para o meu que por sinal ta otimo.) a unica coisa que nao entendo

    e que o accelerometro fica acumulado..nao consigo zera-lo pelo controle so pelo computador.

    so isso que acontece mais de resto e ta ultra estavel..eu achei.

    valeu  mestre.

    obrigado pela atencao.

    Marcelo Gonzalez (AVRBRASIL) disse:

    Estou meio sumido porque estou acabando um projeto que esta consumindo a mim e meu tempo.

     

    Shoei, sim tem como, mas eu teria que explicar bastante coisa em relação ao software, se fosse em modo analógico seria simples e fácil de explicar e fazer, mas qual é o intuito desta divisão? eu dei graças a deus quando vi um chip com os três juntos.

    shoei massunaga netto disse:

    grande marcelo,,uma duvida e possivel colocar dois giroscopios para funcionar..na minimultiwii..

    ex:um fica so com valor Z ,e o outro X,Y.

    se tiver  como? me explica por favor.

    obrigado pela atençao

    Wagnão, demoro! até os HK ficam muito bons.

    Wagner Loebel disse:

           Rapaz depois do seu depoimento fiquei “tentado” a regravar os meus escs “RCTIMER” de 30A… Andei comprando estes pois os plush ficaram um bom tempo em BK…

    http://www.rctimer.com/index.php?gOo=goods_details.dwt&goodsid=…

    Abs

    Wagner

    Igor Araujo disse:

    Obrigado mesmo Marcelo…

    Bom todas as experiencias que estou realizando com o quad estou tentando posta-las no forum, talvez possa ajudar algum de vocês.

    Dessa vez resolvi atualizar os ESC ,esse azul da Hobbyking de 30a, como diz a galera” fiz sem pensar, sem pesquisar direito!” rsrs… 

    Bom desmontei todo o quad, soldei os fios ISP nos 4 atmegas, entrei neste site https://github.com/sim-/tgy baixei o firmware, no caso deste modelo da hobbyking utilizei o bs.hex, com ansiedade louca, fui dormi mais tarde e terminei agora de monta-lo provisoriamente, acabei danificando um esc, testando os firmware, mas mesmo assim esta funcionando so não sei até quando. rsrs

    Primeiro teste:

     Sem condições, cara muito bom!!! ótima a reposta dos ESC, sincronizados os motores, bem mais estável, fiz o teste agora dentro da garagem, amanhã irei levá-lo em um ambiente maior e postar as conclusões.

    Mas a primeira impressão do primeiro quad que ficou até agora foi, tudo que atualizei melhorou praticamente 98%. Radio, ESCs, helices.. agradeço muito a paciência de vocês também.  

    Valeu amanha deixo o resultado final! Desculpe os acentos, teclado sem condições. =)

    Puts, achei mais adepto a soluções alternativas (gambiarra), também fiz meu USBASP.

    Relutei bastante antes de abandonar meus programadores que usavam a porta paralela.

    Igor Araujo disse:

    Obrigado mesmo Marcelo…

    Bom todas as experiencias que estou realizando com o quad estou tentando posta-las no forum, talvez possa ajudar algum de vocês.

    Dessa vez resolvi atualizar os ESC ,esse azul da Hobbyking de 30a, como diz a galera” fiz sem pensar, sem pesquisar direito!” rsrs… 

    Bom desmontei todo o quad, soldei os fios ISP nos 4 atmegas, entrei neste site https://github.com/sim-/tgy baixei o firmware, no caso deste modelo da hobbyking utilizei o bs.hex, com ansiedade louca, fui dormi mais tarde e terminei agora de monta-lo provisoriamente, acabei danificando um esc, testando os firmware, mas mesmo assim esta funcionando so não sei até quando. rsrs

    Primeiro teste:

     Sem condições, cara muito bom!!! ótima a reposta dos ESC, sincronizados os motores, bem mais estável, fiz o teste agora dentro da garagem, amanhã irei levá-lo em um ambiente maior e postar as conclusões.

    Mas a primeira impressão do primeiro quad que ficou até agora foi, tudo que atualizei melhorou praticamente 98%. Radio, ESCs, helices.. agradeço muito a paciência de vocês também.  

    Valeu amanha deixo o resultado final! Desculpe os acentos, teclado sem condições. =)

    Nano , eu acho que é alguma coisa relacionada a fabricação dos ESCs, isso também aconteceu comigo, um dos que comprei dava uma “engasopada”, estava com defeito de fabricação.  

    Floriano Peixoto disse:

    Tenho voado com meu quad regularmente. Fiz alguma fotos e filmes com uma Go Pro colocada de maneira improvisada sobre a lateral direita do frame, coberta por uma tijelinha plástica.

    Estava usando ESCs da HK.

    Chegaram os ESCs Turnigy Plush que tinha encomendado e troquei os da HK pelos Turnigy.

    Alterei no software da placa os parâmetros do ITG 3200 de 42 para 256 HZ

    Assim que armei os motores, eles não rodaram. Acelerei e 2 da esquerda começaram a funcionar e 2 da direita não.

    Achei que era problema de contato na fiação dos ESCs com os motores.

    Estava trabalhando com aceleração mínima em 1150 pois quando coloquei hélices APC Slow 10X4,7 e aceleração mínima em 1300 ele decolou sozinho ao armar os motores. Daí a razão de ter diminuído para 1150.

    Voltei a aceleração mínima para 1300 e ao armar os motores os quatro rodaram.

    Cheguei a fazer um voo curtinho dentro de uma sala pequena para mostrar para uns amigos como funciona um Quad.

    Notei que ele estava um pouco mais oscilante, mas nada que não conseguisse controlar. Não alterei as configurações de P.I.D. Pretendia fazer isso depois que voasse em espaço aberto.

    Fui voar na pista de Samaritá, ontem.

    Estava ventando um pouco.

    Decolei com ele encarando o vento, e depois de alguns segundos de voo, ele capotou e se esborrachou no chão.

    Dei uma olhada para ver se danificou alguma coisa e como não quebrou nada, fiz uma segunda tentativa.

    Não deu outra, assim que decolou, capotou novamente.

    Ele capotou nas duas vezes como se o vento tivesse feito ele girar, pois estava encarando o vento e ele virou para trás.

    Não entendi bem o que aconteceu. Achava que os sensores deveriam impedir que isso acontecesse se fosse provocado pelo vento.

    O Quad está bem leve, mas acho que o vento não seria o suficiente para fazê-lo capotar.

    Em seguida, voei com meu hexa, nas mesmas condições de vento.

    Ele voou perfeitamente, balançando com o vento e corrigindo sozinho as interferência. Como ainda não sei voar direito, voo sempre com o Acelerômetro acionado.

    O hexa está bem mais pesado que o Quad.

    Alguém já passou por alguma situação como essa?

    Abaixo o link do vídeo editado feito pela Go Pro on board.

    http://youtu.be/_8Fs09ArQ0I

    Um abraço

    Nano

     

    Imagina Igor, por nada.

    Igor Araujo disse:

    Marcelão! =), cara muito obrigado, quem disse que eu lembrava da associação em paralelo, simples d+, so vc mesmo! =), salvou de novo!

     

    Nano, tive uns problemas parecidos, o quad voava e do nada caía, bom fui pro multiwii e fiz alguns testes, e percebi em alguns momentos que os sensores do nada paravam de funcionar, so ficava uma linha marron no grafico do multiwii, os motores respondiam aos comandos dos sticks, mas o quad nao se equilibrava e capotava, não encontrei a causa do mesmo, mas fiz o seguinte, reconfigurei o programa, gravei de novo no arduino, e supervisionei todos os fios relacionados aos sensores. Até agora tudo beleza, mas ficou esse misterio.

    Marcelo vi alguns posts seu aqui relacionando a programação dos ESC, queria saber se encontro algo para estes esc da hobiking? É perceptível melhora com a mudança da frequência do PWM em 400hz? Vale a pena será?

    Estou usando estes esc mas até agora não encontrei nada para eles, estou leigo em relação ao programa dos mesmo.

    Desde já muito obrigado! =)

    Estou meio sumido porque estou acabando um projeto que esta consumindo a mim e meu tempo.

     

    Shoei, sim tem como, mas eu teria que explicar bastante coisa em relação ao software, se fosse em modo analógico seria simples e fácil de explicar e fazer, mas qual é o intuito desta divisão? eu dei graças a deus quando vi um chip com os três juntos.

    shoei massunaga netto disse:

    grande marcelo,,uma duvida e possivel colocar dois giroscopios para funcionar..na minimultiwii..

    ex:um fica so com valor Z ,e o outro X,Y.

    se tiver  como? me explica por favor.

    obrigado pela atençao

    Mazza, este do japonês é baseado no projeto do Single Prop VTOL.

    Mauricio Mazza disse:

    Acho q o Daniel se refere a essa bola japonesa. Nao consegui identificar se só tem um motor mesmo.

    http://www.youtube.com/watch?v=pF0uLnMoQZA

    Esse video é bizarro, parece coisa bem falsa do Ultraman (anos 70).

    http://www.youtube.com/watch?v=uRqcIPHMlfM

    Mas o Marcelo Camargo uma vez postou um monocóptero, nao encontrei o link agora.

    Abs

    Luis Miguel Barreiro disse:

    Olá Daniel,

    Desculpa mas não entendi: Apenas um motor?

    daniel rodrigues filho disse:

    Amigo, qto menos motor melhor, se possível apenas 1 bom e robusto motor de boa qualidade ! Recente/ os japoneses apresentaram uma plataforma para uso militar , parece uma ” bola preta ” pensando bem, não esta longe do que disse acima !

    Mais uma alternativa para este tipo de ESC, o arquivo esta em anexo tgy.zip , os fuses são os da imagem abaixo.

    Marcelo Gonzalez (AVRBRASIL) disse:

    Para que ainda tem duvidas sobre a programação dos ESCs HK 18A programming card.

    O software esta em anexo.

    • in reply to: QUADCOPTERO

    Entra em contato comigo pelo e-mail marcelo@avrbrasil.com.br

    Um abraço

    Vinícius Fantini disse:

    Opa! Tenho interessi im Marcelo! Tenho um frame parado do 330X!

    Como fazemos?

    Igor, por nada, estou aqui para ajudar no que puder, em relação ao medidor de bateria, vai dar uma diferença de 278mV em 12,6V é mais fácil colocar dois de 100k em paralelo ai a diferença cai para 60mV, você também pode compensar no software como você já fez, é só fazer as medições e depois as continhas. 

    Igor Araujo disse:

    Marcelo, desde já muito obrigado! Valeu mesmo! =)… Meu quad já o apelidei de quebratudo! o bixo ja tomou altas pancadas, os eixos dos motores estão tortos engraçados d+,não sei como eles estão aguentando ainda, mas so vou trocar mesmo depois que conseguir ter controle total, tenho um sério problema aqui na minha cidade, estou quase 1500m a nível do mar, venta muito aqui. Mas está voando, graças a vcs.

    Queria tirar uma dúvida, antes de mexer gostaria de compartilhar com o forum  esta pergunta, alguém entendeu o calculo que o programa multiwii faz em cima do Resistor de 51k no canal analogico do arduino, para identificar o nivel de bateria? Eu rodei tudo aqui na minha cidade e não achei este resistor, até em radio velho não encontrei, so encontro 56k.

    Coloquei o de 56k e mexi no VBATREF no config.h abaixando o valor. Será que é isto mesmo?

    Valeu grande abraço!

    Para que ainda tem duvidas sobre a programação dos ESCs HK 18A programming card.

    O software esta em anexo.

    • in reply to: QUADCOPTERO

    Com tudo isso de diedro, a resposta do aileron é bem retardada, só com curva de leme mesmo.  

    “””Vocês já viram um avião asa alta ou cabana com 7° de diedro nas asas atender alerom??…”””

    Lutero Bueno disse:

    Ok,Vinícius ja viu, Marcelo tambem. No esquema #3 aumenta algo na estabilidade e perde-se alguma coisa na manobrabilidade.

    Vou fazer como no meu 1° esquema apresentado, sem torsão em relação ao braço, como para aumentar ou reduzir o yaw e sem abaixar o Cg.

    A linha dos eixos dos motores convergentes acima em um ponto comum no eixo vertical.( hehehe. Essa precisão ninguem consegue mas se persegue )

    Voces ja viram um avião asa alta ou cabana com 7° de diedro nas asas atender alerom??…

    Num J-3 apenas um grauzinho por questão de estetica e num P-51ou P-40, etc, de 5 a 7 graus.

    Obrigado a todos pelos esclarecimantos

    abraços.

    • in reply to: QUADCOPTERO

    Vinícius se quiser eu corto uns para você. 

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