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- janeiro 26, 2012 às 3:33 pm
- in reply to: Lawmate queimado!
com a chave A acionada 1– 1.080 2– 1.120 3– 1.160 4– 1.100 5– 1.140 6– 1.180 GHz
com a chave B acionada 1– 1.080 2– 1.120 3– 1.160 4– 1.200 5– 1.010 6– 1.040 7– 1.240 8– 1.280 GHz
- janeiro 26, 2012 às 3:16 pm
- in reply to: QUADCOPTERO
Entendi o que você falou, seria “pendular” como na imagem abaixo, isso eu ainda não experimentei.
Em relação ao YAW eu já fiz testes, como a diferença foi muito pequena em relação ao beneficio, deixei em 90° mesmo (é mais fácil.hehehe)
Vinícius Fantini disse:
Marcelo no caso esta angulação da 3 opção seria para ganho de estabilidade, porem se aplicada aos braços e não aos motores, baixando o centro de gravidade e melhorando o efeito “pendulo”. Já para compensar o YAW seria a inclinação vertical dos motores em relação ao braço, como no desenho abaixo (tosco de paint pois estou no servidor):
- janeiro 26, 2012 às 2:47 pm
- in reply to: MultiWii para tricóptero e quadricóptero – Parte 2
Fala Nano, eu já tinha respondido na pagina anterior.
Um abraço
Marcelo Gonzalez (AVRBRASIL) disse:
Realmente como o Wagner citou, qualquer tipo de equipamento de recepção sem uma filtragem bem seletiva perto de equipamentos de transmissão de alta potência é suicídio, eu não arriscaria com nenhuma das duas frequências, pois tanto um receptor quanto o outro não tem boa seletividade, podendo sofrer interferências pela própria fundamental ou pelas harmônicas e espúrios.
Floriano Peixoto disse:
Olá Wagner!
Meu Futaba é FM 72 MHz mesmo.
Valeu!
Um abraço
Nano
Wagner Loebel disse:
vixi falou em RF o Dr. Marcelo é o mestre no assunto… mas pelo que sei, seu rádio FM, se for de 72MHz, está trabalhando exatamente dentro da faixa dos canais “baixos” de VHF, portanto, rádio FM nem PENSAR !
Já 2.4GHz tá longe dos canais de TV, mas sei lá, RF é coisa do demo, meio que “magia negra”, kkkk… Em SP quando vc passa na Av Paulista tem até moto e carro que “apaga” com a tempestade de RF “típica” da região, coisa de doido….
Abs
Wagner- janeiro 26, 2012 às 2:40 pm
- in reply to: QUADCOPTERO
Vinicius, em relação ao ângulo dos motores em relação ao centro, existem benefícios quanto a estabilidade ,mas a um certo preço, a eficiência, pois de qualquer forma eles terão que neutralizar além do torque também o fluxo, a imagem abaixo serve para as duas situações, tanto em relação ao centro, como em relação aos próprios motores para compensar o YAW.
(haja relação.hehehe)
Veja, não sou nenhum expert, apenas estou expondo meu ponto de vista que pode estar completamente errado, graças aos amigos que fiz aqui aprendo cada dia mais.
As linhas em diagonal estão com 7°
- janeiro 26, 2012 às 3:56 am
- in reply to: QUADCOPTERO
Lutero, tenho um pouquinho de experiência com este tipo de aeronave, não sei que tipo de estabilização você vai usar, mas já fiz varias experiências com ângulos nos motores e cheguei a conclusão que o melhor é deixa-los em 90° em relação as hastes, pois qualquer diferença mínima nesta angulação entre os motores, fará com que ele fique desequilibrado para um dos lados e a correção tenha que trabalhar mais ainda do que o normal, quanto ao leme (YAW), a controladora se incumbe de baixar a rotação de duas hélices para este fim, são usadas duas em sentido horário de duas em sentido anti-horário para a quebra do torque.
No caso de uma falha de um dos motores até o modelo de quatro hélices, normalmente é lenha, de seis em diante a conversa já é outra.
Lutero Bueno disse:
Sei não , Jonis.
A unica força que poderia diminuir a eficiência do “leme” do quad seriam os esforços de precessão dos quatro rotores-helices- que não estariam no mesmo plano e essa força ou melhor, momento se oporia à diferença de torque dos rotores que induzem mudança de proa.
Se 7° para fora ou para dentro a recessão seria a mesma logo afetariam da mesma forma o “leme’.
Um helice SF de 11″ com peso de 15g girando a 4000rpm e com thrust “in ou out”, geraria, com 7° e mudança de proa de 90° em 2 segundos, um torque contrario ao movimento de apenas dezenas de gcm.
O que eu gostaria mesmo seria ter informação se o “thrust in” dos helices melhoraria de modo sensivel a estabilidade ou não pois não tenho experiencia com multirotores.
Agradeço dicas no assunto antes de “colar as peças do quad”.
abraço
- janeiro 26, 2012 às 3:33 am
- in reply to: MultiWii para tricóptero e quadricóptero – Parte 2
Realmente é o que mais acontece, tem que ir tentando até ficar bom, seria muito mais fácil comprar pronto, mas ai eu não teria história para contar para meus netos.hehehe
Um abraço
Floriano Peixoto disse:
Aí Marcelão!
Pesquisa e desenvolvimento de produto é isso mesmo.
Depois que fica pronto com tudo rodando belezinha, muita gente não dá valor ( o que não é o caso do pessoal aqui da lista).
Gasta-se uma grana para se conseguir chegar ao resultado que se quer.
Continuamos aguardando pois sabemos que você terá sucesso.
Um abraço
Nano
Marcelo Gonzalez (AVRBRASIL) disse:
Fala Ricardo, ainda estou com problemas técnicos, mandei fazer as placas em outro fornecedor, mas ainda não ficaram boas, acho que vou ter que morrer na mão de alguma empresa faquir.
Versão do sensor funcionando, mandei montar 20 e apenas 3 funcionaram sem corte e costura, foi um prejuízo razoável .
Ricardo Melhado disse:
Boa tarde a todos.
Estou voltando aos meus multrotores, Marcelo Gonzalez, ja esta pronto os sensores, estou montando 01 hexa e gostaria de usar sua nova placa de sensores.
Abraços
Ricardo–Piracicaba
- janeiro 26, 2012 às 3:30 am
- in reply to: MultiWii para tricóptero e quadricóptero – Parte 2
Ricardo eu agradeço, pode me mandar por e-mail.
Ricardo Melhado disse:
Marcelo , tenho um fornecedor em campinas que fez umas placas joia se quizer falo com eles, estou colocando um Wiznet , estou apanhando com o site para controle e telemetria, estou estudando Labview e penso em usar um repopsitorio com banco de dados.
Grande Abraço
Ricardo–Piracicaba.
Marcelo Gonzalez (AVRBRASIL) disse:Fala Ricardo, ainda estou com problemas técnicos, mandei fazer as placas em outro fornecedor, mas ainda não ficaram boas, acho que vou ter que morrer na mão de alguma empresa faquir.
Versão do sensor funcionando, mandei montar 20 e apenas 3 funcionaram sem corte e costura, foi um prejuízo razoável .
Ricardo Melhado disse:
Boa tarde a todos.
Estou voltando aos meus multrotores, Marcelo Gonzalez, ja esta pronto os sensores, estou montando 01 hexa e gostaria de usar sua nova placa de sensores.
Abraços
Ricardo–Piracicaba
- janeiro 26, 2012 às 3:29 am
- in reply to: MultiWii para tricóptero e quadricóptero – Parte 2
Realmente como o Wagner citou, qualquer tipo de equipamento de recepção sem uma filtragem bem seletiva perto de equipamentos de transmissão de alta potência é suicídio, eu não arriscaria com nenhuma das duas frequências, pois tanto um receptor quanto o outro não tem boa seletividade, podendo sofrer interferências pela própria fundamental ou pelas harmônicas e espúrios.
Floriano Peixoto disse:
Olá Wagner!
Meu Futaba é FM 72 MHz mesmo.
Valeu!
Um abraço
Nano
Wagner Loebel disse:
vixi falou em RF o Dr. Marcelo é o mestre no assunto… mas pelo que sei, seu rádio FM, se for de 72MHz, está trabalhando exatamente dentro da faixa dos canais “baixos” de VHF, portanto, rádio FM nem PENSAR !
Já 2.4GHz tá longe dos canais de TV, mas sei lá, RF é coisa do demo, meio que “magia negra”, kkkk… Em SP quando vc passa na Av Paulista tem até moto e carro que “apaga” com a tempestade de RF “típica” da região, coisa de doido….
Abs
Wagner- janeiro 25, 2012 às 7:12 pm
- in reply to: MultiWii para tricóptero e quadricóptero – Parte 2
Wagner, não posso vender neste estado, pois elas podem dar defeito de metalização no futuro ocasionando problemas para você e para mim.
Wagner Sartori Junior disse:
opa… estou na fila para comprar 1 das que estão funcionando! 😀
- janeiro 25, 2012 às 7:08 pm
- in reply to: MultiWii para tricóptero e quadricóptero – Parte 2
É fácil de saber se é o apenas este conjunto, troque o conector deste motor com qualquer um dos outros 3, como você não vai sair do chão, não haverá problemas.
Eduardo Dutra Gonçalves disse:
Na verdade, não os troquei ainda Leonardo, mas fiz o teste de calibração sem a placa, como mostrado neste vídeo http://www.youtube.com/watch?v=CxphHuI7lFY&feature=plcp&con…
Apresentou o mesmo problema! Quero acreditar que o problema estão então no conjunto Motor ou ESC.
O motor faz um barulho estranho e diferente dos demais, como se estivesse travando a rodando milhares de vezes por segundo, enquanto os demais motores rodam super bem! Estou soldando e posto os resultados.
Obrigado pela força!
Leonardo Pinelli Araujo disse:
Acontece com o ESC específico ou com qquer que esteja conectado àquela saida?
Se o monitor mostra o motor funcionando, a encrenca deve estar no terminal/ contato da placa, já que trocou o esc e o motor….
- janeiro 25, 2012 às 5:14 pm
- in reply to: MultiWii para tricóptero e quadricóptero – Parte 2
Fala Ricardo, ainda estou com problemas técnicos, mandei fazer as placas em outro fornecedor, mas ainda não ficaram boas, acho que vou ter que morrer na mão de alguma empresa faquir.
Versão do sensor funcionando, mandei montar 20 e apenas 3 funcionaram sem corte e costura, foi um prejuízo razoável .
Ricardo Melhado disse:
Boa tarde a todos.
Estou voltando aos meus multrotores, Marcelo Gonzalez, ja esta pronto os sensores, estou montando 01 hexa e gostaria de usar sua nova placa de sensores.
Abraços
Ricardo–Piracicaba
- dezembro 14, 2011 às 8:25 pm
- in reply to: Ligar PC no carro sem conversor ?
Leandro, já fiz isso que você quer fazer, usei uma pc3000e com aquele segundo conversor que postei.- dezembro 14, 2011 às 3:00 pm
- in reply to: Conto/Relato da queda de um Quad! Com video!
Vinícius, infelizmente 2.4 não é seguro por natureza (ISM), esta é uma banda compartilhada com um monte de serviços, aqui no parque aonde voamos, mapeei vários pontos de interferência causados por links de ponto a ponto em 2.4, se você cruzar estes pontos, não há tanto problema, porem se você alinhar a aeronave com o feixe, já era.
A dois meses atrás um amigo voando um cap232 com radio Spektum alinhou com o feixe sem perceber, perdeu o comando por completo e a aeronave embicou com o motor full, para a sorte de todos não acertou ninguém.
Vinícius Fantini disse:
- dezembro 14, 2011 às 2:14 pm
- in reply to: Ligar PC no carro sem conversor ?
Leandro, para te dar uma informação precisa é necessário que você informe o que pretende realmente, se usar um notebook ou um desktop.
No caso do notebook você pode usar um conversor DC-DC que convertera seus 12 volts do veiculo para uma tensão selecionável igual a tensão necessária entre 12 a 24V.
Modelo: 761 Adaptador Universal
1) AC & DC 100W Carregador Universal Para Notebook (AC / DC, DC / DC 100w de potência máxima),
2) 2 em 1 carro universal e Home
4) voltagens DC: 12V/15V/16V/18V @ 5.5A max, @ 4A max 19V/20V/24V, máximo de 100W.
5 )Entrada AC 100V a 240V 63HZ, Entrada DC-9 a 47 V6) Porta USB de saída: 5V @ 1A máx.
temperatura de operação: 0 graus à 40degreed.
umidade: 20% a 80%
temperatura e umidade de armazenamento:
temperatura de armazenamento: -10 graus à 70.7.1
Umidade: 10% a 90%No caso de uma placa mãe usada em desktop, você poderia usar um conversor do tipo da imagem abaixo, porem ela é muito sensível a variações de entrada, não aconselho para veículos.
Pico PSU 12V 120W DC-DC MINI ITX ATX Power Supply PC
Discriptions:
DC/DC ATX power supply for automobile application, 12VDC input.
+5V,+12V,+3.3V,-12V,+5VSB and PG (power good signal) outputs.1.The smallest 12V DC to DC power supply
2. convertor in the world.
3.Adopt industrial solid capacitor, ideal for being used in
4. harsh evironment
5.High performance with high heat-stand feature, more realiable
6.Fanless DC-DC solution for 100% mute operating .
7.Compact design, special for mini-itx and 1U case.Features:
1.Dimensions(mm): L44x W32x17H
2.DC Input: 12V
3.DC Output : 120W
4.Input Current: Max. 15A
5.Efficiency: above 92%
6.MTPF: 90,000H
7.Operating Temperature: 0? ~ 75?
8.Storage Temperature: -40? ~ 70?- dezembro 13, 2011 às 3:34 pm
- in reply to: Conto/Relato da queda de um Quad! Com video!
Cara mesmo com o tombaço não arregaçou nada, eu também uso um quadro destes para minhas placa da multiwii, neste domingo dei uma marcada com a bateria e um dos motores parou, resultado lenha, um dos braços se desintegrou.
Só vi uma coisinha besta que acontece sempre com este frame, desencaixou um dos suportes do motor.