Marcos Braga

Forum Replies Created

Visualizando 13 respostas - 1 até 13 (de um total de 13)
  • Replies
  • Marcos Braga
    Membro
    none

    Olá Bruno!

    Bruno disse:

    Eu vou dar um upgrade no meu kit FPV (vou pegar um Lawmate 500mw 1.2Ghz) por 2 objetivos:

    1) Acabar com as interferencias que o 5.8Ghz tem quando existe uma arvore/casa entre o TX e RX2)

    2) ir um pouco mais longe, 1km com confiança pra mim tá excelente, hoje eu consigo uns 300m ~ 500m e já começa a chuviscar muito a imagem… Nao preciso de um Lawmate 1W… 500mw acho que tá show pra conseguir 1km com antenas CL/CP.

      O Lawmate é espetacular, eu tenho um de 1W 1.2 GHz, não tenho do que reclamar, mas quero melhorar meu link de controle, hoje eu uso um Spektrum DX6i com receptor Orange com satélite. Fiz um teste com ele aqui em Brasília, um amigo subiu na torre de TV com o rádio e eu fiquei no chão com o avião, chegamos a 4.1 Km tendo controle pleno. Mas mesmo assim não me sinto confiante em colocar para voar a longas distâncias pois tecnicamente o DSM2 tem algumas falhas. O máximo que voei até hoje foi em torno de 600m. A minha intenção em adquirir esse sistema LRS da Hobbyking é que teoricamente, o alcance é o mesmo ou um pouco melhor mas tem algo que acho fundamental para FPV que é o RSSI, hoje, trabalhando com o DSM2 eu não tenho.

    Bruno disse:

    (tenho dúvidas também em comprar um BOOST 2.4ghz 1W pra colocar no Turnigy… O pessoal aqui fala mal mas no RCGroups tem gente falando bem…)

      Quanto ao problema do boost é que a curtas distâncias você pode saturar o receptor, uma analogia simples é como se alguém estivesse ditando um texto para você GRITANDO, vai ter momentos que você não vai entender ou vai ficar com problemas de audição. A mesma coisa acontece no rádio, pode funcionar perfeitamente para aumentar as distâncias, mas em curtas distâncias você pode perder sinal (o receptor não entende pois será saturado), bem como pode ser uma fonte de interferência para quem está em sua volta. Talvez seja por isso que tenha gente falando mal por aqui, além da legislação na ANATEL não permitir essa potência em 2.4 GHz.

      Já ouvi falar muito bem sobre o FrSky, parece realmente uma boa solução e tem o RSSI no receptor. Caso eu não consiga sucesso mesmo com o OrangeLRS o FrSky será uma opção.

      Meu sonho de consumo é mesmo o DragonLink, mas atualmente não tenho condições de adquirir um.

    Marcelo Gomes disse:

    Mas no 9XR o módulo se conecta a antena na parte de trás, entendeu?

    Por isso o pessoal está fazendo essas adaptações.

    Os módulos “Plug and Play” pro 9XR tem que ser assim:

    Marcelo, eu acho que esse sistema da conexão de RF interna é para usar a própria antena do rádio, não?

    Abraço!

    Marcos Braga

    Marcos Braga
    Membro
    none

    E aí pessoal!

    Minha compra chegou já faz um tempo, comprei dois RX. (Um para programar como TX).

    Confeso que estou decepcionado com ele, após programá-los não obtive sucesso nenhum. Já tenho alguma experiência na programação dos ATMEGA/Arduino, mas esses estão me dando uma baita dor de cabeça.

    Mas ainda não desisti deles, quando tiver um pouco mais de tempo, tentarei programá-los novamente e ver o que está acontecendo. Tenho acompanhado no fórum RCGroups que o pessoal também está reclamando demais desses módulos, seja proproblemas de alcance, falta de controle de qualidade, etc…

    Marcelo Gomes, quanto a saída de antena, o módulo de TX tem saída sim de antena, acredito que nas imagens que você postou foram adaptações para usar outra antena que não é a que vem com ele ou posicioná-la em um local mais apropriado.

    Um abraço!

    Marcos Braga

    Marcos Braga
    Membro
    none
    Excelente! Valeu Marcelo!
    Marcos Braga
    Membro
    none

    Olá pessoal! Boa tarde a todos!

      Gostei desse projeto usando o AVR, sou adepto dos ARDUINOS também! Queria saber se não há um projeto desses com um mixer de mais dois canais para usar um HeadTracker por exemplo.

      Assim, seria possível com um rádio básico, acrescentar funcionalidades através desse ”conversor/mixer”.

    Um abraço!

    Marcos Braga

    Marcos Braga
    Membro
    none

    Opa!! Também tô interessado nesse tópico, tenho um DX6i e quero comprar um LRS ChainLink. 

    Marcos Braga
    Membro
    none
    Aproveitando o tópico, qual seria o melhor sistema para um rádio Spektrum DX6i? ChainLink ou DragonLink?
    Vi que o DragonLink é mais caro que o ChainLink. Vale o investimento ou se trata de sistemas com a mesma robustez no link?

    Um abraço!

    Marcos Braga
    Membro
    none
    Leandro, boa noite! Obrigado pelas palavras de incentivo, fico feliz em encontrar companheiros radioamadores por aqui, sou filho de radioamador e essa também é minha área (sou oficial de comunicações do Exército) então posso dizer que também sou um “estudioso teimoso da propagação”…
    O DX6i tem o seu valor, gosto muito desse rádio, porém reconheço que possui vulnerabilidades sérias que preocupam os praticantes de FPV. Mas o que quis mostrar com os teste é que dá para se chegar a distâncias consideradas, desde que alguns cuidados técnicos sejam tomados, mas quero deixar claro que ele não é um sistema 100% confiável, pois em 5% das vezes é bem vulnerável a interferências.

    Um abraço!

    Marcos Braga
    Membro
    none
    Não, LRS é uma sigla, Long Range System, existem vários. Conheço uns 3. Dragonlink, Chain Link e outro que não me recordo o nome… Esses são módulos de TX e RX que podem ser acoplados nos rádios, sejam eles FUTABA, Spektrum, etc… Para isso é utilizado o conector trainer dos rádios.

    Acho que é isso… depois te passo os links desses que te falei.

    Um abraço,

    Marcos Braga
    Membro
    none

    Denilson, eu vi alguns vídeos de pessoas atingindo longas distâncias (aprox. 12 km) com os LRS em 433 MHz e com vídeos em 1.2 GHz. Acredito que essa é uma boa solução (custo x benefício) para trabalhar junto com 1.2 GHz.

    Marcos Braga
    Membro
    none
    Obrigado pelas dicas Guilherme! Tenho voado com esse sistema mas fico com um pé atrás, principalmente pelo que você falou: falta do RSSI. Mas é o que tenho no momento e estou buscando a forma mais segura de usá-lo, sem atentar contra a segurança de outras pessoas. Pretendo passar um dia para um 433MHz.

    Um abraço!

    Marcos Braga
    Membro
    none
    Bom, quanto as demais frequências, concordo contigo Guilherme… Mas só para deixar registrado, os testes foram feitos com o transmissor de vídeo ligado junto ao receptor. Um lawmate 1.2 GHz 1W. Pensei que fosse diminuir a eficiência dos comandos ou gerar a perda de controle, mas não influenciou, pelo menos não naquele momento.
    Marcos Braga
    Membro
    none
    A idéia era justamente essa… Pensamos em fazer o teste em uma estrada, mas isso não reflete a realidade pois o avião sempre vai estar no alto e o rádio no chão, ou seja um link com visada direta sem influência do solo.
    Marcos Braga
    Membro
    none
    Bom dia a todos,

    Daniel, eu uso o lawmate também porém nunca me ocorreu dele trocar sozinho de frequencias. Eu utilizo o canal 7 que corresponde a frequencia 1240MHz, se não estou enganado…
    Aproveitando o tópico de iniciantes, comecei a pouco tempo no FPV e fiz o seguinte vídeo com uma filmadora Mini-DV. Estou utilizando as anteninhas originais do lawmate 1.2GHz 1W. Ha momentos em que a imagem dá uma estabilizada e outro momentos a imagem fica tremendo um pouco. Gostaria de arrumar isso aos poucos, se alguém tiver alguma sugestão será bem vinda!

    Outra observação é que estou utilizando a mesma bateria para o aeromodelo e o sistema FPV.
    Segue o vídeo:
    http://www.youtube.com/watch?v=A-UYnUfI2Hg

Visualizando 13 respostas - 1 até 13 (de um total de 13)