olympio neto

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  • olympio neto
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    Bom dia Israel

    Bons tempos usando a APM (nunca mais tive tempo).

    Vai interferir sim.

    Seu transmissor a bordo do aeromodelo vai estar “gritando” muito mais alto do que o sinal que vai chegar para o receptor de rádio.

    Faça o teste. Tente abrir seu carro com seu rádio ligado perto (o meu astra não destravava).

    Usei telemetria 915 e nunca consegui sinal além dos 600 metros.

    abra

    Olympio

    olympio neto
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    Olha a foto:
    olympio neto
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    Nao sei se ainda da tempo de ajudar.

    Retirei a carcaça de alumínio e a caixa que envolve (deixei a placa de circuito exposta).

    olympio neto
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    Leandro

    Seguindo recomendação do pessoal mais experiente lá do E-voo, recomendo óleos especializados:

    *****

    ou esse:

    *****

    Não estou fazendo propaganda mas somente compartilhando a informação.

    Eu pessoalmente usei o óleo singer mas não gostei. É muito fino e parece que ao final do voo já não havia mais nenhuma camada de lubrificante.

    Agora estou usando a sobra da troca de óleo do meu carro  (20w40 não tenho certeza).

    Faço a aplicação com uma seringa comum de farmácia.

    Tem a turma que defende que o rolamento é blindado e que já tem a lubrificação necessária.

    Como já tive um motor travando em voo passei a cuidar da lubrificação para evitar a repetição do problema.

    Olympio

    olympio neto
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    Marcelo Gomes

    Muito legal saber de seu progresso.

    Ter telemetria através do RFD900 por todo o percurso deve ser bem legal. Meu modem 3DR 900MHz parava nos 500 m.

    Eu também ficava com o cartão dos flight modes na mão.

    Agora que você está voando regularmente e por bastante tempo, seria saudável observar a lubrificação dos rolamentos do motor.

    Tive problemas com um motor que teve seu rolamento travado em voo (é claro que a qualidade do produto não ajudou, eu ainda não estava lubrificando rolamentos com regularidade, sujeira do operação no campo, etc).

    O Skyhunter parece bem promissor mesmo.

    Esse conjunto que você tem nas mãos pode chegar a valer dezenas de milhares de dólares em compras governamentais.

    Conforme o Chris Anderson do DIY afirma em seu livro. Você está na crista da onda da nova revolução industrial. Você é um Maker.

    Sucesso para você também.

    Olympio

    olympio neto
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    Marcelo Gomes

    Rapaz tira esse aero de perto da água salgada, o prejú pode ser grande, rsrsrs  (pelo que se pode ver pelo print screen da missão planejada).

    São várias questões e compartilho algumas dessas dúvidas.

    Ainda não usei a aba actions.

    Gravou a missão, pronto a missão está disponível, após a decolagem mesmo que manual, acionou o modo AUTO via chaves mixadas do rádio ele vai cumprir a rota.

    O segredo então está em mixar essas chaves.

    Você conseguiu fazer isso? Pelo texto não entendi que tenha concluído essa etapa.

    Qual é seu rádio? O meu é um Turnigy 9x.

    A solução está aqui: http://diydrones.com/profiles/blogs/mode-switch-setup-for-turnigy-1

    Esses microsegundos é que dizem para o APM2 que é o modo MANUAL e não o AUTO que está ativo ou outro qualquer.

    O interessante é que é preciso configurar o rádio com o missionplanner conectado ao aero para verificar qual modo está sendo “entendido” pelo APM2.

    Essa questão da altitude vou precisar estudar um pouco.

    Até agora tenho planejado minhas missões normalmente lá na aba flight planner.

    A caixa Absolute Alt eu deixei desmarcada. Me lembro de umas missões logo no início que o aero não parecia estar mantendo a altitude planejada.

    Resumindo, simplifica muito as coisas se você planejar a missão no campo que irá voar.

    Pelo que precebi o software faz um cache dos mapas que foram carregados então você terá alguns mapas carragados no note.

    É isso aí Marcelão estamos desbravando os caminhos do APM2, quem tiver disponibilidade para ajudar é bem vindo.

    Olympio

    Marcelo Gomes disse:

    Olympio, fico muito feliz com seu avanço e conquista, parabéns!

    Eu aqui ainda estou tomando um coro do Mission Planner (estou com mai atual 1.2.20)!

    Muuuitas dúvidas e a cada vez que vou no WIKI fico com novas dúvidas que não tinha antes…kkkk. O HW é ótimo, mas a documentação é ruim ao meu ver. Vc lê algo numa página, depois le outra que diverge da anterior… vai saber.

    Quem sabe agora com o investimento de US$ 5.000.000 que tiveram isso melhore.

    No meu, montei tudo, subi o arquivo .param do skywalker para a APM 2;0 Mega. E na bancada ele está funcionando tudo. Meus dois rádios “falam” com a APM, testei distância do DL, GPS perfeito, sensores indem.

    Dai vou lá crio uma missão, os WP etc. Mando ler os WP (write), tudo certo.

    Aí começam as dúvidas, lá no “flight data” tem aquela mardita aba “actions” que tem trocents botões…hehehe. Só para confundir!

    Pelo que vi no youtube, como quero decolar no manual, devo optar por “Manual” (sério?) nessa aba. Mas onde é que starto a missão?

    Mando o bicho para cima depois aciono “AUTO” através dos switchs configurados no rádio? Lá no WIKI não tem um step by step de como fazer isso, nem explica os diferentes tipois de missão.

    Outra dúvida, não quero levar o laptop pro campo. Então vou criar a missão, salvar no APM. Mas tenho dúvida sobre a altitude do “HOME”. Pois preciso pegá-lá e para criar a missão estarei ao nível do mar. Mas para executá-la não.

    Então não basta eu determinar uma altitude relativa ao HOME de 100m, por exemplo. Deverei informar a altitude de cada WP na unha? E/ou, há como eu atribuir o “HOME” e o “LAND” próximos a área que vou executar a missão, vc já fez isso?

    Minhas principais dúvidas são essas à princípio. Segue screens das da aba que falei. Se alguém puder dar um help, de como criar passo a passo uma missão, decolando e pousando no MANUAL, agradeceria muito!

    olympio neto
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    Valeu Guto Santaella.

    olympio neto
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    Olá pessoal.

    Atualizando o tópico.

    Hoje a zagi fez uma missão completa de maneira autônoma.

    Estou pensando na melhor maneira de fazer um registro em vídeo do voo.

    A missão foi preparada no mission planner e gravada no APM2.

    Após o APM2 concluir a aquisição do GPS foi só resetar o mesmo, testar os comandos de voo e mudar o modo de voo para automático.

    Foram três voos como mesmo perfil, em dois deles (1º e 3º) tão logo o modo automático foi escolhido a zagi já acelerou o motor e foi só liberá-la para a decolagem.

    No segundo voo o modo automático não foi reconhecido (nem correndo com o aero para fazer a velocidade ultrapassar os 3 m/s). Fiz a decolagem manual e logo em seguida liguei o modo automático.

    A missão era bem simples, alguns pontos a 150 metros de altura, uma órbita de três curvas e uma rota descendente até o alinhamento com a pista.

    Assistir o voo com o rádio no chão já era comum, hoje foi a vez de deixá-lo no chão já na decolagem.

    O pouso é um capítulo a parte. Você fica alí só acompanhando, instantes antes do pouso o APM2 reduz o motor e mantém o ângulo de ataque em zero graus até o toque.

    Bom é isso.

    Olympio

    olympio neto
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    Guto Santaella

    Esse é meu MinimOSD genérico comprado na http://www.goodluckbuy.com/


    Eu realmente tinha um gravador AVR da HK e consegui regravar o bootloader (MinimOSD_20.hex)

    Liguei o OSD e não recebi sinal de vídeo na tela.

    Instalei o ArduCAM OSD Config (For MinimOSD’s Firmware v2.0).

    Bem legal o software mas acho que não funciona através do gravador AVR só FTDI Cable.

    Conclusão até o momento:

    1- Não comprar OSD genérico (parce que está economizando mas acontece uma dessas – informações na tela em mandarim);

    2- Vou me concentrar em usar o rádio 3DR e melhorar o ganho das antenas (parâmetros de voo só no note).

    3- Comprar o APM 2.5 genérico nem pensar. Já li algumas discusões no DIYDrones sobre placas clone. Resumindo nada bate a qualidade da 3D Robotics.

    Olympio

    Guto Santaella disse:

    Depois é seguir esses passos:

    http://code.google.com/p/arducam-osd/downloads/list

    Qualquer coisa me escreve…

    Guto Santaella

    olympio neto
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    Guto Santaella

    Essa discussão sobre voo autônomo é muito interessante.

    Meus avanços estão lentos.

    Hoje devo testar a zagi com FPV e APM 2.0

    Uma coisa é certa o APM 2.0 é fantástico.

    Estou considerando seriamente a compra de um segundo APM para um multirotor (o orçamento está limitado).

    A propósito estou precisando regravar um MinimOSD.

    Você pode me dar uma dica?

    Olympio

    Guto Santaella disse:

    Boa noite amigos do Olympio e do FPVBrasil.

    Vou pegar carona aqui neste tópico e a titulo de informação passar algumas novidades sobre regulamentação de VANTs que tivemos na última quinta-feira na seminário da MundoGeo com a presença de dois representantes da ANAC:

    Não é permitido que um VANT opere de forma 100% automática, sempre é necessária a presença do piloto, que também é responsável pelo vôo e pode intervir a qualquer momento se preciso for.

    O presença do piloto nunca está descarta mesmo que o aparelho tenha a capacidade de realizar pouso/decolagem autônomos, explicitamente disseram:”o piloto deve ter um meio de controlar as superfícies de comando da aeronave”, ou seja, enviar comando como Loiter e RTL não alcançam essa obrigação.

    O que ficou claro para os presentes foi que o piloto é o responsável pelo voo, ele decide o que fazer, se está ok para voar ou não, em fim, qualquer problema o piloto será responsabilizado, voando automático 100% esse vínculo não existe.

    Particularmente como sempre digo, a segurança em primeiro lugar e um sistema RC da melhor qualidade e confiabilidade é um investimento pequeno perto dos potenciais problemas que enfrentamos na prática do voo RC.

    Sucesso em vossas montagens e contem com nosso apoio técnico.

    …e Olympio, conta mais como andam as coisas…

    Abração,

    Guto Santaella

    olympio neto
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    Marcelo Gomes

    Seu Skywalker está bem legal.

    Muito chato o que ocorreu com a camera.

    O rádio  RFD900 Long Range Radio está funcionando bem?

    Pelo que me lembro é um fabricante australiano.

    Mande atualizações sobre o conjunto.

    Olympio

    Marcelo Gomes disse:

    Olá!
    Finalizei a montagem do meu Skywalker com dois Rx; o Dragonlink para voo manual e RFD900 para voo autônomo.

    A configuração ficou assim:

    – Skywalker v5 1680mm
    – Turnigy 3542 1250Kv
    – APC 9×6 SF
    – ArduPilot Mega 2.0 + IMU Shield / OilPan Rev-H
    – RFD900 Long Range Radio – Telemetria
    – Vrx / Vtx 1.2GHZ 500mW – Xing-Ling (muito bom!)
    – Cam 1/3 XM495 520TVL
    – OSD Nova Cyclops
    – Mini DVCam Turnigy
    – 1x Lipo 4S 5000mAh
    – 1x Lipo 4S 4000mAh
    – Turnigy 9x + DragonLink
    – Goggle? (não definido ainda…), por enquanto laptop 15,4″.

    Olympio, certamente vc é o principal “culpado” de eu investir tanto no FPV…:-).

    Depois que comecei acompanhar esse seu tópico, ver as umagens da sua Zagi lá em Pira, resolvi ir para a APM.

    Agora vou começar a testar o arduplane, aprender sobre ele. Se precisar de ajuda, entro em contato, ok?
    Um abraço e sucesso!

    olympio neto
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    Olá Henrique.

    Projeto 1:

    -não requer GPS

    -pelo que entendi precisa de dois receptores, duas antenas e um arduino

    -usa o rssi do VRx  para direcionar a antena

    link: http://fpvlab.com/forums/showthread.php?8331-Antenna-Tracker-Arduin…

    http://www.rcgroups.com/forums/showthread.php?t=1731925&highlig…

    vídeo: http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=xC2ywstLGFk

    Projeto 2:

    -requer gps

    -usa um arduino nano no aero e um arduino uno no antena tracker

    -o arduino do aero faz a leitura do GPS e transmite os dados para o arduino do solo através do canal de áudio do VTx

    link: http://www.rcgroups.com/forums/showthread.php?t=1651310

    vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=m5C7Hacw6K0&feature=plcp

    Não tentei nenhum dos projetos.

    Até agora não senti necessidade de um antena tracker (não estou dizendo que não seja útil).

    olympio neto
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    Olá Marcelo.

    Tentei montar um OSD com um projeto do rcgroups.

    Cheguei a conseguir os componentes e montá-los um uma protoboard.

    Gravei o código no arduino.

    Não tive sucesso quando loguei o mesmo no circuito da câmera.

    Outra idéia é o uso do arduino em um antena traker.

    Se descobrir mais alguma utilidade volto aqui.

    Olympio

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    Caro Leandro Santos

    Você quer fazer mapas com fotos aéreas?

    Encontrei esse link lá do DIYDRONES: http://diydrones.com/profiles/blog/show?id=705844%3ABlogPost%3A922514&commentId=705844%3AComment%3A923642

    Esse link também trata do assunto: http://diydrones.com/forum/topics/photogrammetry-application?commentId=705844%3AComment%3A731505

    olympio neto
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    Matheus

    Vou tentar ajudar.

    O que você precisa fazer é uma mixagem entre duas chaves que estejam disponíveis (uma de três posições e outra de duas posições).

    Essa combinação de chaves vai permitir comandar seis modos de voo do APM 2.0

    Esse link explica a configuração no rádio turnigy modificado para ER9x:

    http://diydrones.com/profiles/blog/show?id=705844%3ABlogPost%3A374282&commentId=705844%3AComment%3A935838

    Após conjugar as duas chaves no canal escolhido, é preciso ir modificando as porcentagens de cada chave para fazê-la gerar o sinal desejado.

    Nesse momento da configuração eu fiz a ligação do rádio com o mission planner via usb.

    Cada modo de voo tem uma faixa de sinal recebido para “entender” que ele está sendo comandado.

    Variando as porcentagens é possível obter exatamente o sinal dentro da faixa de cada modo.

    Parece complicado mas vai dar certo.

    Olympio

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