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- março 16, 2012 às 6:44 pm
- in reply to: DMR – Aeromodelo para FPV – Primeiro Voo Realizado
poxa, que pena…ele ficou bem estiloso com o v invertido!
é, uma coisa é certa: quanto menos complicar, melhor fica! é a metodologia KISS (keep it simple, stupid!) funcionando novamente! parabéns pelo modelo Diogo, e por todos os testes que você fez antes de comercializar a versão final!
- março 5, 2012 às 5:31 pm
- in reply to: Ground Station para Datalink M-View e FPV
daniel, sem querer te desanimar, mas você só vai enxergar alguma coisa se se cobrir com um pano preto. eu já fiz um sunhood meia-boca pra uma telinha que tinha um contraste bem melhor que o notebook, e mesmo assim ficava bem ruim. assim que eu me cubri com uma blusa grossa que eu tinha, resolveu tudo.
- março 5, 2012 às 2:28 pm
- in reply to: DMR – Aeromodelo para FPV – Primeiro Voo Realizado
diogo, na verdade eu ainda nem posso voar monomotor por causa da fixação da asa, com elásticos. se eu acelerar de um lado só, com certeza vai acabar deslocando e pegando a hélice na fuselagem. no dia da pane, eu simplesmente tirei totalmente o motor e vim pra pouso desligado. preciso colocar umas travas pra segurar a asa no lugar!
esses dias eu tava vendo outros projetos por aí, um v-tail invertido não ficaria bom nesse modelo? dá um pouquinho mais de trabalho pra construir, e tem que acrescentar mais um servo, mas aí vira uma redundância no profundor e ganha comando de leme, além de ficar com mais cara de uav ainda.
- março 2, 2012 às 5:38 am
- in reply to: Antena 24Dbi.
documentado, 2.4 é problema se vc for voar em pista com outras pessoas, mas não com o DL.
porém a antena de 24db é muito direcional e pesada, eu começaria com uma patch de uns 9db no tracker, e sempre uma omni ligada num diversity, e depois que isso tiver funcionando perfeito vc pensa numa yagi de 10-20db, pra depois passar pra essa parabólica estranha.
mas de tudo que eu li, ficaria com vTx/vRx lawmate 1.2ghz 1W….e as antenas vão evoluindo conforme a necessidade
- março 2, 2012 às 5:22 am
- in reply to: DMR – Aeromodelo para FPV – Primeiro Voo Realizado
realmente, leme eu só utilizo em decolagem/pouso, e raramente em alguma manobra (hammerhead ou faca) quando o avião permite. o leme do meu bimotor pra fpv é só pra decolagem e pouso mesmo, e espero que ele seja suficiente de corrigir a tendencia de vôo monomotor assim que eu tentar realizar esse teste. o único problema que tive com motor até hoje foi no 3o fpvbr, quando ele ejetou um dos motores depois de eu passar acelerado a pista toda, com a hélice errada e uma epoxy velha na fixação…
- março 1, 2012 às 6:43 pm
- in reply to: DMR – Aeromodelo para FPV – Primeiro Voo Realizado
poxa…eu coloco o leme no lugar do aileron em aeros que não tem aileron, mas nunca vi o contrário!
diogo, não é possível colocar um leme comandável? faria a linkagem igual do profundor (apenas de um lado), e depois interliga os dois lemes. já vi esse detalhe naquele barquinho voador e em ailerons de biplanos, e aparentemente não é nada problemático não…
- fevereiro 29, 2012 às 3:14 am
- in reply to: Meu DMRV2 – DIY – Tuning – Montagem
rafael, acho que uma passagem de ar pela fuselagem saindo no motor, ou uma entrada de ar por cima ou pelas laterais resolvem o problema, semelhante ao predator
acho que o objetivo do motor alto era livrar a hélice do chão, mas como vc não vai ter esse problema com a folding, manda bala. mas com o motor um pouco pra baixo, talvez tenha que colocar umas arruelas e inclinar ele pra remover alguma tendência do avião.
- fevereiro 29, 2012 às 3:04 am
- in reply to: DMR – Aeromodelo para FPV – Primeiro Voo Realizado
marcelo, só reparei agora que pulei seu comentário! se enrosca ou não eu não sei, mas nunca usei pusher folding e já vi gente colocando esse limitador. é bem simples de fazer, e não pesa nada, dá pra ser até um pelote de cola! só precisa ficar igual dos dois lados pra não desbalancear.
magneto, bem legal o vídeo, mas eu tenho a impressão que ele tá “rebolando” um pouco quando sai de curvas mais fechadas, pode ser a hélice desbalanceada ou estar faltando um pouquinho de área de leme…nada que prejudique o vôo, mas talvez pudesse melhorar numa nova versão..sei lá…às vezes é só impressão minha mesmo!
- fevereiro 27, 2012 às 4:44 pm
- in reply to: montagem de um hexa ou octo !
gabriel, é bom avisar que precisa de experiencia sim, mas não precisa assustar o rapaz! Pesquisando com calma e comprando coisas com critério é possível sim montar um hexa ou octo com uns R$1.000, com uns R$10.000 você monta um top de linha. com 100mil dá pra montar uma frota!
- fevereiro 27, 2012 às 4:40 pm
- in reply to: DMR – Aeromodelo para FPV – Primeiro Voo Realizado
verdade…voando perto de aeroclube realmente tem que se tomar muito mais cuidado, principalmente com fpv. Já pesquisei para a operação de UAVs, e é expressamente proibido qualquer operação autônoma sobre área urbana, perto de aeroclube então com certeza é pior ainda!
- fevereiro 27, 2012 às 3:01 pm
- in reply to: DMR – Aeromodelo para FPV – Primeiro Voo Realizado
Cesar, neste sábado tive a oportunidade de realizar um vôo de planador em jundiaí, e cheguei a sobrevoar a pista de aeromodelismo com o Puchacz a uns 400m de altitude e velocidade de 80 a 120km/h. por acaso vocês já tiveram algum problema de tráfego aéreo lá? ou alguém já tentou voar em formação com os planadores? se pegar um aero que consiga manter esta velocidade e voar atrás do planador, a imagem deve ficar sensacional. Pretendo perguntar sobre a possibilidade disso na pista e tentar fazer umas imagens com o Kepler assim que o sistema do piloto automático e osd estiver funcionando perfeitamente!
- fevereiro 27, 2012 às 2:44 pm
- in reply to: DMR – Aeromodelo para FPV – Primeiro Voo Realizado
para helice folding pusher, é só montar as hélices comuns invertidas no spinner.só tem um pequeno macete, você tem que colocar um limitador no batente para a hélice não fechar demais, as pás devem ficar perpendiculares com o motor, mas não pode passar disso. se não colocar limitador, elas podem se enroscar uma na outra e não abrir.
- fevereiro 16, 2012 às 8:58 pm
- in reply to: Correios contrataram alguém que entende de logística
as minhas últimas tão chegando por curitiba também, ficaram poucos dias lá e já saíram pra entrega.
essa foi recorde, 2 dias entre recebido em curitiba-pr e entregue em valinhos-sp
http://websro.correios.com.br/sro_bin/txect01$.QueryList?P_LINGUA=0…
- fevereiro 15, 2012 às 4:53 pm
- in reply to: Conhecendo o Brasil Através do FPV
poxa, tenho material já pra fazer uns vídeos mas ainda to sem tempo, e essa semana garanto que não vai dar.
no carnaval devo acampar em MG, e vou levar o tricoptero. quando sobrar tempo, já edito mais vídeos de uma vez.
- fevereiro 13, 2012 às 6:31 pm
- in reply to: Primeiro vôo, apenas 3 minutos… E lenha! O que terá acontecido?
eu já ouvi muita gente falando que fechou as asas sem fazer nada demais, e mesmo com a versão nova era bom reforçar. se reparar no vôo, a asa balança bastante. um amigo disse que ancorou a asa na fuselagem e resolveu o problema (que nem piper, uma treliça estaiando a asa na fuselagem), mas mesmo assim reforçou mais a asa.
com dois elásticos eu não tenho nem dúvida que a asa mexeu, mudando cg, ângulo de ataque e toda a aerodinâmica que se possa imaginar. o difícil na verdade é acreditar como voou durante 3min!
utilize 8 ou 10 elásticos, e assim que perceber que algum está com sinais de desgaste, substitua todos eles. em glow eu costumo guardar os elásticos com talco, nos elétricos eu acho que não precisa…mas eu mantenho no talco do mesmo jeito.