Ricardo Affonso

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  • fiz uns cálculos, e sendo realista, acredito que dá pra chegar na casa das 400g na asa, e mais umas 350g na fuselagem (incluindo bateria). só com a câmera chego perto de 1kg, se colocar o transmissor também, ultrapasso por pouco. tá no planejado ainda… 

    joguei os dados no RCCalc agora. a velocidade de stall está em 27km/h com 12 graus de incidencia, planeio 31km/h com 5 graus e velocidade segura em 40km/h com 2 graus. 2 graus era o que eu ia usar, é o clark-y apoiando reto na fuselagem. 

    pelo resultado talvez eu acabe trocando a hélice, meu pitch speed com a 8×4 deu em 60km/h. para um modelo de 1,2m tá bom, mas talvez com uma 7×5 fique melhor, com pitch speed na casa dos 70km/h, ou uma 6.5×5.5, talvez chegue a 90km/h. mas com certeza vou começar com a 8×4, é o que eu tenho aqui, e o motor vai bem com ela.

    2 chapas de depron 4mm compradas, 160g cada uma, 1000x700mm. infelizmente não tinha mais as chapas pretas que eu comprei da outra vez, já vou pensar num novo esquema de cores mais branco, pra não ter que pintar muita coisa. a idéia é pintar o depron com tinta acrílica antes de fibrar, mancha um pouco, mas se não tiver muitas cores nem muitos detalhes fica bom.

    comprei uma de 2mm tb, que pesou 100g, mas não deve ser utilizada neste projeto não.

    o lugar que eu comprei também tem uma chapa de 1pol. até pensei em comprar uma, mas mudei de idéia. eu ia acabar querendo usar pra alguma coisa, e deve ser muito pesada.

    bom, eu recomendo esperar um pouco. a não ser que você tenha muita necessidade de colocar logo o long range pra funcionar, uma espera de 1-2 meses a mais não mata ninguém. você pode continuar voando short range e pegar confiança no equipamento, testar tudo que você tem disponível ao extremo, e quando chegar o DL já tem um equip. confiável.

    todo mundo fala que demora, mas chega, e o produto é bom. você que deveria ter lido antes, e visto que é assim que a dragonlabs funciona!

    achei os ailerons que vou utilizar, os que estão em melhor condição e tamanho para o projeto são de 35mm…não muda quase nada. 

    com tempo sobrando no esc. e sem tempo em casa pra construir, acabei fazendo um modelo 3D no AutoCAD, só pra ter idéia. faz muito tempo que eu não mexo em 3D no cad, apanhei um pouco e ficou bem ruim, mas dá pra tirar uma vista…

    ailerons, se forem de 40mm. talvez eu só tenha menores aqui.

    depois de pronto o projeto, capricho mais na documentação e coloco tudo logo na primeira página!

    ah tá…disso eu não sabia!

    bom, já que fui parar numa categoria de honra, aqui vão as fixações dos motores, mais caprichadas.

    obrigado, Marcelo! e desculpe pelo erro na categoria.

    pensei um pouco nas longarinas, e devo fazer com balsa dura e compensado. os joiners vão ser a parte mais chata e crítica deste projeto, mas a portabilidade do modelo deve compensar.

    segue abaixo a idéia inicial das longarias. se for necessário posso utilizar balsa mais grossa nas longarinas, o modelo deve ficar na casa de 1kg, então a seção central tem que aguentar pelo menos 3. as pontas já não precisam de tanto.

    pretendo reforçar com fibra de vidro também a seção central, pelo menos este trecho onde vou remover o depron para fazer o encaixe do joiner em compensado, provavelmente uma camada em tudo e duas nessa parte.

    ailerons eu tenho que ver o que tenho aqui, provavelmente vou reaproveitar os restos de algum avião glow lenhado. comandos vou fazer todos em balsa.

    próximo passo agora é pensar na fixação dos motores.

    plane in the box: sendo otimista, a caixa terá 40x19x26cm. sendo pessimista, 50x22x29cm. se ficar bom, pretendo fazer uma caixa só para o avião, e outra que se encaixe nesta, com rádio, baterias, carregador e ferramentas básicas para montagem e pequenos ajustes na pista.

    um pouquinho de avanço na fuselagem, coloquei barras de balsa nos 4 cantos para melhorar a rigidez da estrutura e encaixes para cavernas e laterais e assoalho. com tudo meio quadrado, é bem fácil de construir.

    o profundor eu já tenho pronto, de balsa, linkado e entelado. removi de um modelo anterior que não ficou bom, com o motor no leme. tinha muitas tendencias e resolvi aposentar, mas o profundor eu guardei e servirá perfeitamente. o leme também construirei de balsa. os encaixes e fixações do leme e profundor ainda necessitam de mais atenção.

    estou pensando se faço aquela abertura no meio da fuselagem igual o maja, ou se fico só com aberturas na parte superior da fuselagem, de fora a fora. os encaixes e batentes seriam todos por dentro, mas aí eu acrescentaria mais barras de balsa nos batentes. é bem prático, mas deve fragilizar a estrutura ou aumentar o peso, e complicar a construção. devo ficar com aberturas na parte superior mesmo. ainda não sei se faço várias portinhas a cada caverna ou uma que abre tudo, ainda em dúvida quanto a praticidade e fragilidade. 

    a fuselagem de depron é muito barata e rápida de construir, porém os reforços de fibra já dão mais trabalho. posso fazer a fuselagem e testar como fica, se não ficar bom, faço outra antes de fibrar.

    também estou pensando em adicionar um trem de pouso, ventral, embutido na fuselagem. permitirá pousos em pistas asfaltadas e protegerá a fuselagem. talvez triciclo fixo, ou talvez apenas duas rodinhas no cg, e um gancho de arame no nariz e proximo ao fim do assoalho

    primeiros desenhos do bimotor, baseando em bastante coisa do Maja. fazendo a asa partida em 3, leme e profundor removíveis, fuselagem partida ao meio, o modelo de 1,2m de envergadura poderá ser encaixotado num espaço de 40x20x20cm.

    método construtivo provavelmente será depron 4mm coberto com fibra de vidro fina, fica com um belo acabamento e muito resistente.

    ainda não me decidi sobre a asa, gostaria de utilizar MH32, mas acho que vou optar por um perfil mais gordo, provavelmente clark-y (é o que está nos desenhos), pra facilitar a estrutura e baionetas de encaixe. diedro de 7 graus nas pontas, e motores fixados na seção central. possivelmente terá flaps na seção central, ainda não definido.

    peso esperado na casa de 1kg RTF.

    edit: segue o maja reduzido para a mesma escala, env. 120cm e hélice 8″

    eu acho que o justo seria a pessoa devolver sem cobrar nada, pois o equipamento encontrado já é seu, e o pagamento da recompensa seria apenas uma forma de agradecimento mesmo. mas como no Br nem sempre é assim que funciona, dependendo da situação pode ser necessário pagar mais se o cara não quiser devolver. 

    o fato é que o ideal é ter dispositivos de segurança e aeronaves testadas para não cair à toa, e se cair, que caia perto e seja possível encontrar. eu já fiz burrada de voar com uma aeronave sem muitos testes em área urbana, com uma gopro embarcada. quando eu vinha pra pouso, a asa fechou e caiu bem na minha frente. quebrou a gopro, mas pensando bem, podia ser pior se tivesse caído longe, ou em cima de algum carro, ou em cima de alguém. 

    francisco, a minha também arma pra esquerda, mas foi pq eu precisei colocar o canal do leme no reverso. dá pra reverter a configuração mexendo nos trimpots, mas eu não vi necessidade.

    a kaptein kuk é a kk, mikrokopter é outro sistema, bem mais caro e sofisticado.

    pra mais informações, tem um “manual” bem legal no site rcexplorer.se, em inglês.

    eu vi em algum tópico que alguém colocou algo como

    “equipamento de pesquisa

    se encontrado, favor entrar em contato com Fulano – (xx) xxx-xxxx

    paga-se recompensa”

    se a pessoa for gente boa, devolve sem pedir nada em troca, mas uma recompensa de uns R$50 pode ser paga pelo caráter. caso o cara não queira devolver, pode subir o valor até o cara aceitar. se não tiver conversa, pode tentar sugerir que se não devolver é crime, o avião tem rastreador e se ele não devolver vai acionar a polícia. mas aí só em último caso.

    putz, perder o sinal em menos de 200m é triste, heim! mas controlar um multi a 200m tb não é fácil não, vira um ponto.

    voando em 3a pessoa, com avião, meu limite foi 500m (medido no gps embarcado), e tinha hora que dava medo! é muito fácil perder a referencia…e o avião é grande (1,8m de env), e só voa pra frente. imagino com o quad, que é um ponto que voa pra qualquer lado, e a 200m não dá pra saber o que tá fazendo.

    poxa! realmente, se não fosse aquela árvore teria quebrado muito mais!

    e por curiosidade, qual a distância entre o local de origem e da queda?

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