Ricardo Affonso

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  • bom, boa sorte! se eu liberar meus canais e conseguir fazer as mixagens na chave antes te aviso.

    e aí Leandro, conseguiu algum avanço nas mixagens?

    fui testar novamente o tri, e agora eu isolei o problema. passei o speed da esquerda pra direita, se falhasse o da esquerda era o motor, se falhasse o da direita o speed. e é o speed mesmo. quando esquenta ele começa a picotar, como se o motor tivesse com um fio quebrado. 

    voando no fim da tarde sem sol não esquenta, mas no sol faz diferença! dá pra acreditar? agora tá explicado porque não falhava antes. tava mais frio, e eu só voava o tri no fim da tarde. quando eu comecei a levar pra pista e tentar voar no meio da tarde, apareceu o problema. 

    obs: o speed tá bem ventilado e é de 18A, no hover tá puxando 4. mas o termoretrátil é preto, acho que vou cobrir com fita amarela pra ajudar um pouco.

    fui testar agora, e o motor que estava na direita acabou indo pra esquerda, e o speed também. e agora este motor falhou. aos 2min começou a picotar, desligou no ar novamente, mas dessa vez fez uns barulhos antes. depois, no chão, continuou com o mesmo problema.

    hoje tá bem calor aqui, e o motor tava quente.

    por sorte, eu possuo mais um motor desses e mais dois speeds iguaizinhos. vou testar novamente e substituir o que tá dando problema logo. já cheguei a conclusão que não é problema de fio, só se for no enrolamento do motor mesmo. os que saem do motor e vão até os speeds eu já substituí.

    ah, esqueci de falar. isso foi antes (e um dos motivos) da reforma.

    ainda não tive tempo de testar novamente, mas segue o vídeo dele desligando o motor direito logo após a decolagem. pode ser problema com o ESC, mas eu espero que não, esse tri já voou algumas horas com a eletrônica que está. espero que o problema seja com mal contato em algum fio, na versão antiga era tudo escondido, tinha mais extensões, e a praticidade de fechar e abrir toda hora pode ter causado algum problema nas conexões.

    eu falei o que é o melhor….não o que eu utilizo! hehehe

    to até pensando em montar um tricoptero com 2 motores e speeds iguais, e 1 motor e speed diferente na cauda….pode até ser que funcione, mas que não é o aconselhável, eu tenho certeza!

    marcelo, sobre isso, é mais prático tomar cuidado na linkagem, pra ter menos diferenças. rosetas iguais e na mesma posição, horns iguais e utilizando o mesmo buraco, servos iguais, (e de preferencia em mesmo estado de conservação, e invertidos, sendo possível trabalhar em Y).

    e o ideal é ficar próximo dos 100% de comando, os rádios vão até 140%, mas esses 40% a mais já não tem tanta precisão. e trabalhar com pouco comando, abaixo de 70%, você estará forçando o servo desnecessariamente.

    e falando sobre comandos e graus, eu utilizo também diferencial nos ailerons. aerodinamicamente é mais eficiente, e não senti diferença de manobrabilidade em vôo. se tiver interesse em experimentar, é uma dica também.

    sobre os graus, é bom dar uma analisada no perfil. no MH32, que estou usando, as posições ideais são -4 graus para menor arrasto, 0 graus para voo normal, uns 10-15 graus pra maior sustentação, não me lembro agora, e o máximo possível para airbrake. mas como é flaperon, o airbrake deixa o modelo bem besta de comando, tem que tomar muito cuidado. e no airbrake eu testei até com uns 45 graus. funciona, mas só utilize se for manter o nariz do avião embaixo ou quando já tiver tocado no solo, pois o arrasto sobe muito também.

    falando dos NTM, eu to com 2 35-30 num bimotor de 1,8m e 2kg RTF sem payload. nessa configuração, coloquei 2x 3S 2.200, e hélices eu testei 11×5.5, 11×7 e 12×6. no fim das contas fiquei mais favorável à 11×7, a 12×6 tem um torque fenomenal e mesmo com algum payload ele sobe vertical, mas eu sempre decolo em pista, então não to usando. lá no 3o fpvbr fui fazer uma rasante mais rápida, e com a 12×6 ele não acelera muito não, a 11×7 é melhor mesmo. e no fim da pista, de tanto que forçou a 12×6 no fim do vôo, esquentou muito e soltou um dos motores.

    nessa configuração 2x(NTM3530 1.100kv + 3S 2.200) e cerca de 2,5kg de peso total, gasto 1/2 bateria voando 8min. no futuro, pretendo trocar as baterias pra 2x 4S 5A, reduzindo a hélie pra 9″. devo chegar a 1h de vôo, pois esse motor é mais forte e eficiente em 4S.

    bom, no meu eu tive o mesmo problema, e acabei ficando só com uma opção de posição dos flaps, com a ativação do comando airbrake, na posição da chave de 3 pontos pra cima. não consegui atribuir na chave 6, mas essa única posição já me serve. e como eu estava utilizando as 3 pmix para colocar diferencial de motores (num bimotor) mixado com leme, acabaram meus canais e opções de mixagem.

    eu não achei seguro ficar com o flap no knob, deixei essa opção desativada. acho que era no flap trim, ou alguma coisa assim, que dá pra desabilitar o knob. então eu configurei 2 modelos, um deles com reflex (flaperons 4 graus pra cima), e outro modelo com flap (uns 15 graus pra baixo). aí eu escolho o modelo antes de voar, ou com a opção reflex pra andar mais rápido ou flap pra andar mais lento.

    depois disso, acabei removendo a mixagem dos motores para poder fazer outra mixagem, no acionamento da câmera. em breve vou liberar dois canais, pois o acionamento da camera será automático (gopro), e aí eu fuço mais um pouco. talvez colocando a mixagem em canal 5 ou 7 ao invés de colocar no 6 facilite, pois dá pra atribuir o 5 ou 7 na chave g. o 6 não.

    ah, e meu rádio é o 7C 72mhz. acho que não muda nada nos menus…

    bom, a idéia desta antena não é aumentar o ganho, e sim qualidade da imagem. o segredo dela está na polarização. com ela, o sinal se mantém forte nas curvas, quando o avião está inclinado e pode ter problemas no caso das omnis/patch/yagi. voando com as antenas stock omni 3db eu sinto alguma interferência nas curvas mais distantes sim, mas é só manter a calma que a imagem volta.

     

    para aumentar o alcaçe, existe uma antena parecida com a patch que casa com a polarização da cloverleaf, mas aí precisa do antena tracker novamente, pois é direcional.

    calma aí, não é bem assim! ela é ótima pro Tx, o ganho dela é de 0,92db. a enorme vantagem é que a polarização é circular, e não sofre com o fato de virar o avião de lado.

     

    mas te garanto uma coisa: se você está começando agora, pode voar muito em short range antes de começar a trocar antenas e ir mais longe. tente ficar abaixo de 300m, que é o alcance visual, até pegar as manhas. só depois de muita experiencia saia mais longe.

    na minha pista a regra é 5, mas sempre tem menos no ar. ao invés de subir junto, sempre acabam esperando alguém descer pra ficar mais tranquilo, a pista não é tão movimentada.

    já vi um vôo de uns 50 ou mais modelos iguais ao mesmo tempo no mesmo lugar, pra provar a eficiencia dos sistemas de mudar a frequencia do 2.4, não lembro se era da spektrum ou da futaba. aposto que ninguém sabia mais que avião era qual, e de vez em qndo um batia no outro e caía, mas que tava voando um monte ao mesmo tempo tava.

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