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- dezembro 11, 2012 às 12:29 am
- in reply to: Teste de paraquedas em um quacoptero
moust, enrola o cordame no paraquedas, senão isso vai acabar enroscando na hélice, e aí já viu, né!
é bom ter um sistema desses, mas tem que tomar cuidado, porque uma vez acionado, tem que desabilitar os motores. na verdade o para-quedas tem que ser bem confiável, porque um sistema desses funcionando mal tem mais chances de derrubar o quad do que salvar ele!
- dezembro 5, 2012 às 2:54 pm
- in reply to: Hobbyking pretende abrir Warehouse no Brasil
caramba, que orgulho de ser brasileiro! valeu pelos impostos nada abusivos, dilma!
como comparação, achei o heli HK500 CMT nas warehouses mundo afora. seguem os preços:
Europa: $121
Austrália: $109
Estados Unidos: $102
Reino Unido: $109
Holanda: $111
Brasil: $241
se não tiver pressa, ainda compensa comprar na china, declarar valor baixo e torcer pra não taxar.
- dezembro 4, 2012 às 1:17 am
- in reply to: Fotos e vídeos do 4º FPVBrasil – AeroXerem/RJ
pois é…fui ver agora, na votação, foi 88 a 84. não era pra ter algo próximo de 88 participantes então? eu contei uns 25 na foto oficial!
e aproveitando o gancho, que tal já preparar o próximo, lá pra maio, em Cajamar, ou talvez em Vinhedo? com 6 meses de antecedência e fora do fim de ano acho que facilita pra quem precisa de mais tempo pra se programar.
- novembro 27, 2012 às 3:30 pm
- in reply to: Falando de distancia x autonomia
Emerson, geralmente equipamentos mais caros acabam tendo melhor qualidade e, consequentemente, melhor rendimento. se é para alta performance, o custo e/ou o trabalho para conseguir isto provavelmente vai extrapolar.
mas aqui não é espaço para ficar se gabando, e sim trocar experiências, principalmente com os equipamentos mais baratos, para que outros possam copiar o conjunto para conseguir resultados semelhantes, sem muitas surpresas. por exemplo, se alguém fala que conseguiu 30min com um motor e bateria em um certo avião, utilizando o mesmo equipamento pelo menos 20min deve ser garantido.
- novembro 27, 2012 às 12:47 pm
- in reply to: Hélice de qualidade influi, e muito.
mazza, se o problema é na colocação das hélices apenas, pegue uma limacircular fina, ou mesmo um pedaço de lixa, e dê uma desbastada de leve que deve resolver o problema. cuidado nesta etapa, se for demais fica folgado, e se for só pra um lado fica fora de centro, aí é dor de cabeça na certa.
eu to usando as slow-fly 10×4.7 da HK mesmo no meu tri com motores DT750, gastei um tempão pra balancear, depois de lixar todas as hélices com lixa 400 aquele aspecto rugoso sumiu, mas as hélices não ficaram bonitas não. apesar delas hélices não passarem uma boa impressão, até que funcionam bem, depois de balanceadas, já estão com muitos vôos e nunca quebraram no ar. ontem eu balanceei as gemfam carbon-nylon que eu comprei na goodluckbuy, e realmente não tive trabalho quase nenhum. tirei as rebarbas do BA e BF, uma lixadinha de leve e pronto. são bem mais rígidas mesmo, e no teste de bancada se saíram melhores que as 10×4.7 no motor. agora é só testar!
- novembro 21, 2012 às 3:49 pm
- in reply to: Falando de distancia x autonomia
Juliano, 15min é o normal. o que faz aumentar a autonomia é investir em motores mais eficientes, baterias maiores, e um avião mais leve e com menos arrasto. Somando tudo se consegue gastar pouca bateria (avião com menos arrasto + motor eficiente) e carregar uma bateria grande (o peso da bateria maior entra no lugar do peso normal de um avião mais pesado).
qual o seu setup?
- novembro 21, 2012 às 1:18 pm
- in reply to: Falando de distancia x autonomia
eu estou usando 3S 800mA no vídeo e 4S 5.000mA no motor, consegui 26min com segurança no último vôo, gastando pouco menos de 3.500mA, o tempo todo no motor. motor são 2 X NTM 35-30 1100kv com hélice Master 9×7. indo até o talo da bateria e pousando com motor desligado chegaria a 37min na estimativa, talvez até mais, pois a fase que mais gasta bateria é decolagem e subir até a altura de vôo. manter o vôo nivelado é bem mais econômico, e a descida até o pouso pode ser feita com motor desligado.
a minha idéia é ainda dobrar a bateria do motor e trocar hélices por APC, chegando a 1h de vôo com segurança.
para 1h, acredito que elétricos ainda são mais vantajosos que gasolina, e facilmente obtido o resultado com motores e hélices de qualidade, tudo muito bem balanceado, e um avião bem eficiente aerodinamicamente. um motoplanador é a melhor alternativa.
- outubro 21, 2012 às 9:51 pm
- in reply to: Estabilizador
eu não tenho muita experiência com este tipo de sensor, estou utilizando somente inerciais (giro e acelerômetro), mas dos que eu já vi, existe uma modificação para utilizar à 45 graus, livrando asa, leme e fuselagem completamente. dá uma olhada, pois nesta posição você pode ter problemas com a leitura devido a uma pequena porção de fuselagem e o leme na frente do sensor vertical. o horizontal com certeza não terá problemas nesta posição.
- outubro 20, 2012 às 2:28 am
- in reply to: Mais um modelo pra fotografia/fpv – Newton
opa, valeu Marcelo. balsa é mais a minha praia, também gosto de trabalhar com depron estruturado, mas agora com o corte no fio quente vai ser experiência mesmo. agora acabei de catar um bloco de isopor velho de laje e comecei a picotar ele pra pegar as manhas do cortador de isopor. pensando melhor, acho que ainda vai algum tempo picotando isopor antes de arriscar no styrofoam, e aí mais umas tentativas até sair uma asa decente. bom, cada placa tem 1,20 x 0,60 então consigo tirar 6 meia-asa. se saírem duas boas da chapa inteira já fico feliz!
hoje ainda não tem muito o que mostrar, assim que eu tiver algum avanço eu posto aqui.
- outubro 19, 2012 às 11:15 pm
- in reply to: Mais um modelo pra fotografia/fpv – Newton
pensei um pouco, esta entrada na parte de trás da fuselagem não poderá ser tão grande, já que o equipamento de fpv/câmera vão para a frente no futuro e a bateria vai precisa recuar para acertar o cg.
além disso, hoje comprei uma nova placa de styrofoam, ou depron 25mm (branca), dei uma adiantada nos moldes em alumínio do perfil clarck-y 200mm e fiz o arco de corte de isopor.
dependendo de chuva/vento, posso dar uma adiantada na cosntrução esta semana, talvez 2a ou 3a o modelo esteja pronto.
- outubro 19, 2012 às 11:07 pm
- in reply to: Sony Nex 5
opa, valeu Evandro! e você tem idéia do peso dessa lente de 16mm?
- outubro 19, 2012 às 7:36 pm
- in reply to: Sony Nex 5
eu já to de olho nessa câmera à tempos, mas ainda falta verba.
por acaso você sabe o peso da total da câmera, com lente e bateria? e existe a possibilidade de colocar uma lente fixa, sem zoom, para reduzir o peso?
- outubro 18, 2012 às 2:43 am
- in reply to: Mais um modelo pra fotografia/fpv – Newton
- outubro 18, 2012 às 2:23 am
- in reply to: Mais um modelo pra fotografia/fpv – Newton
após mais de um ano parado, o Newton retornará a vida!
durante este ano eu reduzi o meu preconceito contra o isopor após ver a praticidade dos skywalker, easy star e outros modelos do gênero. aí esses dias eu encontrei um “depron 25mm”, um belo material, e resolvi testar novos métodos construtivos e refazer o newton, com algumas modificações.
esta nova versão é um misto de planador com shock flyer, as asas serão cortadas no fio quente neste material novo, baionetadas. ainda não me decidi nos reforços, provavelmente uma fibra de vidro por cima e outra por baixo, possivelmente uma camada de tecido fino cobrindo tudo. a primeira versão será com perfil clarck-y, envergadura 1200mm, corda 200mm. contará apenas com ailerons, sem diedro, sem flap. talvez um endplate para reduzir um pouco do arrasto, semelhante ao Borjet Maja.
bateria, servos, speed e receptor ficarão embutidos na fuselagem, porém aparentes. muito prático e resistente, apesar de feio.
aumentei um pouco o nariz para poder voar sem gopro nem lastro com a bateria de 2.200. a única coisa que não gostei muito foi a posição do profundor, pela vista frontal dá pra ver que ele pega o downwash da asa. mas para mexer nisto tenho que mudar muito a cauda, segue do jeito que tá por enquanto. uma possível v3 pode contar com cauda em T.
se tudo correr bem, neste fim de semana ou início da semana que vem já terei mais avanços, aí posto fotos novas. por enquanto segue a planta 3-vistas.
- outubro 17, 2012 às 11:19 am
- in reply to: GoPro 3!!!
informações corretas…foi lançada oficialmente no site nesta madrugada! entrei próximo a meia noite e tinha a contagem regressiva lá.
a grande vantagem é realmente o tamanho e peso reduzidos, e o wifi já de fábrica. a qualidade máxima de imagem e slow motion em hd, apesar de serem legais, pra mim são inúteis. eu sempre gravo tudo em 720p para não ocupar tanto espaço na memória e conseguir reproduzir em computadores mais lentos sem ficar travando.
modo de foto não parece que mudou muito, de 11 para 12mp. não sei se tem mais resolução com ângulo fechado (que na 2 era 8mp). e o case pronto para filmar debaixo d’agua também não muda muita coisa pra gente não.