Ricardo Affonso

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  • Rafael, só vi seu tópico agora, bem-vindo de volta!

    sobre os multirotores, eu tenho um tricoptero que voa muito bem com ventos fortes, este fim de semana o vento estava na casa dos 20km/h e eu apanhei bastante, mas ainda assim consegui voar. 

    sobre a duração das baterias, realmente é um problema, mas se colocar motores muito eficientes e construir um frame caprichado, o recorde de vôo com sistema completo (incluindo câmera) passa de 1h. mas aí sai caro. uma outra alternativa é comprar várias baterias e fazer vários vôos curtos, de qualquer forma não é aconselhável ir muito longe mesmo.

    por último, vou seguir com o conselho de todos: pelo que eu já vi das coisas que você voava, provavelmente um aero vai te fazer mais feliz, mas um multi é mais prático. se possível, monte um aero e um multi!

    muito legal a idéia, FPVCuritiba! só pra não ter problemas, deixa eu avisar o que eu andei pesquisando por aí e acabei descobrindo: 

    -altitude máxima para vôo de aeromodelos é 120m acima do nível do solo. depois disso é o espaço aéreo dos helicopteros.

    -o piloto (ou no caso um co-piloto) deve sempre manter o avião em linha de visada, sem o uso de lentes (exceto corretivas), portanto, 1km deve ser o limite. pra qualquer coisa acima disso precisa de autorização especial e coordenação com DECEA / SINDACTA.

    meu recorde em 3a pessoa foi 500m, e confesso que o avião já tinha virado um ponto, só continuei porque o tempo estava muito bom. sei também que 1km é pouco pra quem tá acostumado a voar com dragonlink, mas este é o regulamento vigente, minha indicação é dar o bom-exemplo e manter dentro destes limites. ah, e vale lembrar, nunca voar sobre pessoas ou áreas povoadas.

    bom, com a votação fechada e a escolha pelo Rio, provavelmente não poderei comparecer este ano, a não ser que seja depois das minhas provas, que infelizmente se estendem até o meio de dezembro.

    que tal já iniciarmos a organização do próximo evento, lá pra maio do ano que vem, aqui em SP? com este tempo extra acho que é possível viabilizar na pista de Vinhedo, ou manter Cajamar, que já estava no esquema da organização para esta etapa.

    em relação aos locais, eu confesso que sou de SP e, nesta época do ano, se o encontro for no Rio vai dificultar muito minha presença. Nesta época tenho muitas provas da faculdade, e não posso sacrificar três dias, mais uma viagem cansativa. Cajamar estaria próximo e possibilitaria um bate-e-volta. 

    Não sei como está a votação no momento, mas concordo com a idéia da realização do encontro no Rio daqui uns 6 meses, caso este seja em Cajamar mesmo. E também em outros locais do país, mas acredito que é mais fácil começar aqui pelo sudeste, olhando pelo mapa de usuários dá pra ver que a maior concentração de membros tá por aqui, seguindo também para o sul, litoral do nordeste e brasília/goiânia.

    Sobre eventos distintos, é um pouco complicado, pois cada um tem suas limitações, e na busca por um limite podem acabar ocorrendo acidentes. Como o FPV no Br está fora da lei, acho melhor deixar isto de lado, já quebramos nossos aviões mesmo sem tentar competir!

    Edson, considerando tudo que você está colocando na conta, acho que R$55.000 ficou até barato!

    eu pretendo entrar em breve no mercado dos vants, minha idéia é vender apenas o serviço de fotografia, e não o equipamento. porque? o equipamento em si é barato, o que sai caro é a tecnologia e todos os conhecimentos que dificilmente são contabilizados, anos de experiencia em aeromodelismo, horas (e põe horas nisso) de leitura de material teórico e fóruns, alguns nacionais, muitos internacionais. a difícil busca por informações é o que agrega valor ao produto.

    sobre o fato de falarem de voar por cima de pessoas, a imprensa normalmente fala coisa errada quando o assunto é específico demais, e é bem capaz que os sujeitos nesta pesquisa ainda nem foram atrás de regulamentação.

    caramba fred, isso não é normal não. eu já derrubei vários modelos, mas só perdi um muito tempo atrás, que nem tinha gps nem nada, um trainer que entrou no meio de uma mata fechada e acabou sendo abandonado lá.

    se eu perdesse algum modelo, com certeza iria procurar, e iria redobrar o cuidado a partir daí. parece que você se acostumou a perder eles!

    e vale lembrar, se está perdendo tantos modelos, vá voar a uns 100km de qualquer local habitado, imagina um quad caindo com os motores ligados em cima de alguém? dá merda! e das grandes! e pra todo mundo que pratica fpv, não só pra vc!

    Aero Cajamar

    romel, suba o morro e voe de lá! isso resolve todos os seus problemas!

    Olá a todos.

    Hoje acabei de receber resposta dos dirigentes da uva, e foi negativa. Estão organizando um evento aqui para o início de outubro e acharam inviável realizar outro logo em seguida. Respeito a opinião deles, e ofereço a pista da uva para ano que vem, com um planejamento mais antecipado não há problemas.

    Aproveitando, entre as opções, meu voto vai para aerocajamar, se liberada para o evento.

    gostei da sua maleta, Roberto! ficou bem pequena, com certeza para transporte é bem prática. o duro é ter que remover as hélices e trem de pouso toda vez, né? a idéia da minha é chegar no local, tirar da caixa e ir voar direto, inclusive sem medo de ter algo quebrado ou torto por causa do transporte.

    sergio, o seu hexa é daqueles dobráveis também ou é 95cm de diâmetro? confesso que essa minha mala já ficou um trambolho, se for 95 x 95 x 40 internas é muito maior! e a minha caixa está pesando 1kg, e carrego 3,5kg de coisas nela, incluindo tudo que tá na foto. tri, rádio, gopro, 6 baterias, 700g em ferramentas diversas. ainda vai mais um pouco de peso em revestimento, alça, travas e etc, mas mesmo assim ainda é prático para carregar sozinho.

    eu não cheguei a testar muitas colas, utilizei diretamente cola de isopor e ficou bom. epoxi com certeza funciona também. eu não arriscaria resinas poliester não.

    acho que a loja não envia, é uma lojinha de embalagens plásticas…amanhã eu vejo o telefone dela e repasso aqui.

    opa, comprei como “depron 25mm”, em uma loja de embalagens perto de casa. custou R$17 cada chapa, com 120 x 60cm. cada chapa pesa 700g.

    sobre esse material, acredito que é o equivalente ao styrofoam ou blue core que vemos nos fóruns gringos.

    opa…mandei as fotos do modo errado! segue de novo

    Ainda estou no aguardo dos diretores e presidente da minha pista, vou enviar mais um e-mail para eles pedindo uma posição. mas nesse caso, quanto mais eu apressá-los, maior a chance de receber um não como resposta.

    Ainda não é nada garantido, mas o diretor técnico da pista acabou de me responder que está interessado sim no evento, e pediu mais informações. Uma das maiores preocupações dele é que os sócios não poderão voar durante o evento. Na pista não temos um volume tão grande de vôos, e coloquei que não há a necessidade de cancelar totalmente os vôos dos sócios, e que poderia ser combinado a isenção da taxa de inscrição para os sócios da pista. os vôos em fpv geralmente são mais longe e mais alto que os normais, os dois podem ocupar o mesmo espaço, tomados os devidos cuidados.

    sobre os gastos, eu acho que esta taxa de inscrição é alta, uma vez que eu não vejo tantos custos para o evento. Na pista não há restaurante/lanchonete, mas isto pode ser facilmente terceirizado (alguém especializado poderia montar barracas de alimentação e explorar o evento, não receberia nada mas também não pagaria nada por isto). Não há premiação. o único gasto seria em relação a sistema de som, que eu não vejo necessidade se custar tão caro.

    ano passado, se não me engano, a taxa de inscrição foi de R$30. Marcelo, Magneto ou alguém da organização do ano passado, poderia comentar em relação aos custos e trabalho do evento?

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