Roberto Bonfim

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  • Nada… o gimbal estará em paralelo com as cargas do quadri. Não corre o risco de uma corrente alta circular por ele.

    Mateus, terá que fazer um cabo para isso! Um cabo com dois XT60 fêmea num lado e um XT60 macho no outro lado.

    Mateus, evite ligar o sistema FPV no mesmo circuito que alimenta motores, utilize uma bateria separada 2S. Já o gimbal poderá ser ligado na bateria principal 3S sem problema, vai reduzir um pouco a autonomia mas vc poderá substituir para uma 3S com maior amperagem.

    Mateus, possível é, mas por recomendação de segurança é comum manter os dois sistemas separados! Além de reduzir a autonomia da bateria principal.

    Olá paulo, te mandei uma mensagem para podermos negociar.

    Não.

    Gustavo Person disse:

    Entendí, mas existe alguma placa simples que faça este papel sem que tenha todo o sistema de estabilização de uma EMU para Gimbal?

    Gustavo, existem algumas regras básicas de eletrônica e construtiva do Rx, que impedem que esta sua ideia se realize! Primeiro verifique: “O que é gerado na saída do rx?” “O que é necessário para controlar o motor brushless para gimbal?” Diante destas informações será possível responder o “Porque” se cria uma placa dedicada BGC (Brushless Gimbal Controller)…

    Olá Gustavo, de onde você tirou esta ideia?

    Olá Alexandre Gabas, faça o seguinte teste: Retire as hélices, conecte o Mission Planner via o link 3DR 433MHz e pelo rádio “arme” o quadri e acelere um pouco. Vá para a tela de SETUP e acione a aba FLIGHT MODE… veja se fica mudando sozinho: STABILIZE>>ALTHOLD>>LOITER. Observe também se o GPS demora muito para identificar os satélites.

    Baixe a aceleração e não “desarme” o quadri, observe se ele vai acionar algum motor sozinho.

    Como Morbeck citou, deve estar havendo interferência sobre o Dragon Link, e a APM está recebendo informações erradas pelo Rx. Tive o mesmo problema com o Tx/Rx EzUHF 433MHz e tive que alterar a faixa de frequência que ele trabalha. O 3DR pode trabalhar entre 414 e 454 MHz, mas veja na Resolução 365 ANATEL as faixas que você poderá está trabalhando e/ou tendo interferências. Observe também qual a faixa de frequência que o Dragon Link trabalha.

    Veja se o Dragon Link oferece algum software para análise, como este da Immersion RC.

    Alexandre Gabas disse:

    No momento estou sem a telemetria, quebrou o cabo de comunicação com a placa, e já fiz e refiz toda a calibragem com o lawmate 1.2GHz de 1w de vídeo ligado e desligado para ver se poderia ser por influência dele também, sem alteração . . . ou seja . . . Não importando se o downlink de vídeo está ou não conectado, os modos de vôos dependentes do GPS continuam oscilantes (não trava posição). Vou ver se consigo postar fotos do equipamento, se for preciso documento também o problema em vídeo para postagem posterior.

    Estou realmente sem idéias.

    Obrigado.

    Obrigado pelo elogio, se precisar de ajuda é só compartilhar as dúvidas por aqui, os amigos do fórum poderão sempre cooperar!

    Capanema, fiz adaptação apenas na instalação, mas gimbal com servo acoplado direto (sem redução por engrenagem ou correia) é muito ruim! Ajuda na estabilização e serve para uma primeira experiência, mas não se compara ao gimbal com motor brushless.

    Já estou com o material para adaptar os motores brushless neste gimbal e utilizar o software e a placa do Martinez, que já uso no Xaircraft e no F800 (clone DJI S800). Nos últimos dias tenho me dedicado mais ao F800 e deixado de lado o TBS…mas utilizo em todos eles a APM 2.5, desta forma me mantenho sempre na mesma plataforma (hardware e software) e cada dia aprendo um pouco mais.

    Alexandre, segundo informações no fórum do MP funciona sim!

    (Eu não entendo nada de Linux!)

    – Is there any version of this that would work with linux?

    – To make it work with Linux you just have to use mono. It’s preinstalled on Ubuntu. Download the .zip-file of the MissionPlanner (as you would do using Windows), extract it, make ArdupilotMegaPlanner?.exe executable, and enter “mono ArdupilotMegaPlanner?.exe” in the console.

    https://code.google.com/p/ardupilot-mega/wiki/Mission

    Meu quadri (TBS Discovery) tem autonomia de +/- 13min… bateria 4S e 5000mA

    Olá Alexandre, bem vindo ao mundo “APM”… rsrsrs

    Eu considero a APM uma super plataforma… não é só plugar e voar! Sei que isso assusta (desanima) alguns e empolga outros, pois nos permite explorar os recursos de uma FC até o limite dela.

    Mas devemos lembrar que estamos configurando um microcontrolador ATMEGA 2560…com muitos recursos. 

    Bom, o que vc vê na esquerda é um notebook com tela dupla touch-screen “rodando” duas telas do Mission Planner. No outro lado (direita) um tablet “rodando” o Droid Planner. Os dois utilizam link 3DR 433MHz, recebendo ao mesmo tempo as informações do link 433MHz instalado no quadri.

    Olá Samuel, seguem as informações:

    Para voo com gimbal brushless:

    • Motor Turnigy 900kv (3s/4s)
    • ESC 18A Turnigy Plush (3s/4s)
    • Hélice SF 10×4,7
    • Controladora APM 2.5 +GPS
    • Telemetria 3DR 433 MHz
    • MinimOSD
    • Link de vídeo Immersion 5.8GHz
    • Gimbal RCTimer ou Tarot 2D
    • Bateria 4S 5000mA 70~130C

    A autonomia vai variar de acordo ao peso final do quadri, mas fica em torno de 12 min.

    Valeu!

    Samuel Alves disse:

    Roberto, seu motor do X650 tem quantos KV? qual tamanho das pas? bateria? esc? e quanto tempo de voo?
    abs


    Olá William, já utilizo o frame XAircraft X650 a um bom tempo e a minha opinião é que ele é excelente. Não instalei nada da eletrônica original… não recomendo! Os motores originais são muito fracos e os ESC é UltraPWM… tem que fazer uma modificação no software, caso queira utilizar o multiwii… na NAZA não rola!

    Hoje eu utilizo a Ardupilot APM 2.5 com link de vídeo Immersion 5.8GHz, muito estável… e com gimbal brushless fica show!

    VÍDEO!!!

    Veja o setup abaixo:

    Mais um grande projeto com a plataforma “APM + Mission Planner”… tudo montado e testado. Mas não deu para fazer o voo inaugural dentro de casa (como os outros multirotores) o “monstrinho” é muito grande! O kit da APM foi adquirido na Ardupilot Brasil e o suporte do GPS foi uma cortesia do camarada Guto Santaella que fabricou na impressora 3D… ficou show! Próxima semana ele irá voar e postarei o vídeo!

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