Sergio Saldanha

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    Meu Cyclops 1.5 não starta nem com reza braba e tô achando que são esses aramesinhos.
    Alguma dica, para saber se é realmente isso?

    Como funciona a propagação das ondas em relação à antena patch?

    Se não me engano, ontem vi um anúncio aqui no FPV Brasil, logo na página inicial. Só não entrei, então não sei as medidas e quantidades.

    Américo Costa disse:

    Hoje consegui comprar um balanceador magnético top flite, parece bom! Fiz o balanciamento nas hélices Dji 10″ das 6 do hexa, somente duas estavam com o balanciamento bom! Vamos ver no final de semana a diferença no voo.
    Em pesquisa vi que as helices Graupner servem nos motores dji, vou comprar algumas 10×5 ou 11×5. O difícil é achar aqui no Brasil, alguem sabe onde encontrar?

    Duvida as 11×5 servem no frame f550?

    Abraço

    Sim, foi na Bigfieldhobby. No momento estou com 6 E-Max 2215/25 problemáticos!!! Não recomendo, MESMO, para multirotor. A tabela diz no máximo 18A com hélices 11×7(Thin), mas tá batendo na casa dos 30A com 10×3.8. No meu último vôo que TENTEI fazer, decolei com uma Lipo de 5A/3s/40c(Full) pedindo arrego. O buzzer não parava de apitar, então nem fiz o vôo.
    Essas de 12×3.8 comprei pros Tiger Motors que estão chegando(MT4008-12).

    Denilson Nogueira disse:

    Fala Sergio Saldanha, as APC’s que comprou foi em uma das lojas que me passou o link?

    Está usando hélices 12×3.8.   Qual seu motor?

    Assino essa sua afirmação, hauhauahuahuahauhauhauhauahuahuahauhau… Perdi meu primeiro hexa assim.

    Mauricio Mazza disse:

    Fala Saldanha, eu tb acho caríssimas essas helices de carbono, um insulto. Mas se eu tivesse comprado elas desde o primeiro quad, eu teria economizado uns 6 mil reais só de quedas q tive por causa de helices q quebram em voo.

    Abs

    As originais do Gaui 330X, de plástico muquirana preto fosco, hauhauhauahuahua.
    Para mim, as melhores são as cinzas APC. Pq? São baratas e até que me provem o contrário, a diferença de desempenho delas para uma de fibra de carbono, não justifica o preço. Ontem comprei 6 hélices APC 12×3.8, dando um total de R$108. Aqui no Brasil, pagaria esse valor somente em 1 par, para ter -3gr por hélice e uma aerodinâmica que deve ser ligeiramente melhor. Sei lá, ainda não tenho sobrando($$$$$) para torrar em hélices assim, mas tenho vontade de experimentar as de fibra de carbono, com certeza!

    Leonardo Pinelli Araujo disse:

    Saldanha, você tá falando dessas nylon – carbono de quadrocopter?

    Sergio Saldanha disse:

    Foge disso!!! Essas hélices de plástico iguais a do Gaui se quebram quando o modelo atinge certo peso. Montei um hexa e coloquei essas hélices só que 10×4.5. Nem preciso dizer que uma delas quebrou em vôo e por se tratar de um hexa, ainda consegui trazer para uma queda controlada. Troquei a que quebrou, coloquei para voar e quebrou novamente. No fds seguinte vi um quad quebrar a hélice 3 vezes em Charitas e as 3 vezes tb foram na raiz da hélice. Olhando mais de perto, parece que esse plástico é pouco denso e cheio de bolhas de ar, tornando-o fraco.

    Denilson Nogueira disse:

    Leonardo,  as que vc se refere são estas?

    http://www.quadrocopter.com/Propeller-pair-EPP1045-CF_p_319.html

    Meu eixo é de 6mm.

    As tradicionais APC. Como moro no Rio de Janeiro, costumo comprar minhas hélices na http://www.asaseletricas.com.br ou http://www.bigfieldhobby.com.br . Quando não há em nenhuma delas, aí tenho que garimpar os sites lá de fora para pedir, mas aí é aquela lenga-lenga: 500 anos para chegar alguma coisa.

    Denilson Nogueira disse:

    Sergio, qual hélice vc usa agora? Compra onde?

    Aliás, isso é uma dúvida minha de tempos, já. Todo motor tem uma tabela de hélices recomendadas, sendo que muitas vezes está listado wood prop. Será que isso serve para multirotor? Nunca vi.

    Xingu documentado disse:

    Ah, as helices de madeira da Turnigy tb sao boas, mas nunca vi alguem usa-las em multi

    Foge disso!!! Essas hélices de plástico iguais a do Gaui se quebram quando o modelo atinge certo peso. Montei um hexa e coloquei essas hélices só que 10×4.5. Nem preciso dizer que uma delas quebrou em vôo e por se tratar de um hexa, ainda consegui trazer para uma queda controlada. Troquei a que quebrou, coloquei para voar e quebrou novamente. No fds seguinte vi um quad quebrar a hélice 3 vezes em Charitas e as 3 vezes tb foram na raiz da hélice. Olhando mais de perto, parece que esse plástico é pouco denso e cheio de bolhas de ar, tornando-o fraco.

    Denilson Nogueira disse:

    Leonardo,  as que vc se refere são estas?

    http://www.quadrocopter.com/Propeller-pair-EPP1045-CF_p_319.html

    Meu eixo é de 6mm.

    Boa, valeu, obrigado!!!

    Daniel disse:

    Denilson, legal que deu tudo certo, bons vôos cara! : )

    Falei o lance do trim no sentido de vc baixar ainda mais o acelerador (menos aceleração) pois se não estivesse bem calibrado no assistant software isso poderia ajudar a dar a partida. Tive isso com o WKM no começo, me deixava puto! Rsrsrs Até que descobri o quão importante é calibrar bem os sticks direito no assitant, as vezes de primeira não vai mesmo.

    O lance que o Fabio falou de configurar um botão para manter o acelerador acima de 10% quando em vôo é bem legal mesmo pra segurança. As vezes no calor da pilotagem agente não se da conta que baixou demais o stick do scelerador. Não deve ser problema se a Naza fizer seu trabalho direito de não desligar os motores em vôo, mas sabe como é né. Melhor prevenir!

    Sérigo, o que acontece se vc desligar o rádio depende de se o fail safe do seu rádio está configurado para ativar o fail safe do Naza. Os dois estando configurados corretamente o Naza deve entrar no modo Landing e pousar o multirotor se vc desligar o radio. No NAZA com GPS vc tem a opção de ativar o Go-Home and Landing mas não lembro qual era a outra opção além de pouso que tem no software para o Naza sem GPS.

    Vc também pode configurar uma chave no seu rádio para forçar o fail safe do Naza sem precisar desligar o rádio para testa-lo. Não conheco muitos modelos de rádio mas sei que alguns geralmente levam muito tempo para re-sincronizar com o receptor se vc desliga-lo, outros dependendo da configuração nem voltam a sincronizar se vc não desligar o recptor e reiniciar tudo. Mas o primeiro passo essencial é sempre verificar tudo no assitant software até que esteja tudo certo antes de um teste prático em vôo…senão ja viu né.

    …uma outra observação é que já que você pretende levantar uma câmera tão pesada e cara, o ideal seria mesmo um hexa, pois em caso de falha de algum dos motores, em teoria ainda daria para fazer um pouso controlado. No quad você vai descer como uma pedra.

    Sergio Saldanha disse:

    Com uma T2i, recomenda-se motores um pouco mais fortes que os originais, mas os originais levantam sim. Será necessário no MÍNIMO hélices de 10″.

    Evandro Rigon disse:

    Obrigado pessoal, na verdade bateria eu ja tenho varias, isso não seria problema, acho q vou ficar com o 550 mesmo.

    Seraq complica eu tentar voar com uma camera maior, tipo a Canos T2i, não pelo pesso me pelo tamanho dela?

    Só uma dúvida, alguém sabe o que acontece se eu desligar o rádio em vôo com uma DJI NAZA sem GPS(apenas a controladora), no modo “ALT”?

    Vou passar por isso em algumas semanas, mas pelo que já vi, vc vai ter que trocar um dos potenciômetros por uma chave de 3 posições ou utilizar os potenciômetros, mesmo, mas vai dar dor de cabeça, pois eles não possuem nenhum tipo fricção e/ou trava para indicar que você chegou na posição que arma o modo “ALT” ou “GPS” ou “RTH”. Vai ter que ficar olhando para a posição no rádio, mas como fazer isso se estiver voando em FPV com óculos?
    Mais fácil trocar por uma chave de 3 posições.

    Com uma T2i, recomenda-se motores um pouco mais fortes que os originais, mas os originais levantam sim. Será necessário no MÍNIMO hélices de 10″.

    Evandro Rigon disse:

    Obrigado pessoal, na verdade bateria eu ja tenho varias, isso não seria problema, acho q vou ficar com o 550 mesmo.

    Seraq complica eu tentar voar com uma camera maior, tipo a Canos T2i, não pelo pesso me pelo tamanho dela?

    Galera, como suspeitava, os motores não armavam por causa dos ESCs mesmo. Ontem os Turnigy Basic foram substituídos pelos do Gaui 500(400Hz) e funcionou numa boa. Todos os 6 motores armaram e tb armaram com a FY-91Q que eu achava que estava queimada.
    Resumindo: Não adianta querer economizar com multi-rotores. Se vai fazer, compre um ESC bom e com uma frequência alta.
    Muito obrigado a todos que quebraram a cabeça junto comigo para resolver o mistério! 

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