Sergio Saldanha

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  • Qual o frame?

    CAPUSSO disse:

    Sergio os meus motres no sao dji sao turnigy e nao acontece isso de o quadri ficar bobo uso 145. 145. 145. 150

    Sergio Saldanha disse:

    Reparei que mesmo colocando os ganhos lá em cima ele fica meio bobo, mesmo. Acho que no meu caso é pq o frame e os motores não são originais e dá diferença na hora da Naza responder.

    Adriano W disse:

    Isto ai, primeiramente girei -15° (esquerda do eixo frontal, conf. é minha cidade)  ainda ele ficou girando no eixo, mas pouca coisa, depois fiz digamos um ajuste fino, mais -2° para a esquerda, e ficou perfeito.

     

    A calibração do GPS para tu ter uma idéia, fiz dentro de um quarto, sei que está errado, mas no que ta funcionando não se mexe né, se melhorar estraga. Apenas tenho que ver se consigo melhorar a estabilidade dele com vento, sem vento ta super perfeito.

    …não tenho como testar isso agora, pq não pára de chover, mas vou pegar o transferidor aqui em casa e prepará-lo para amanhã.

    Adriano W disse:

    Isto ai, primeiramente girei -15° (esquerda do eixo frontal, conf. é minha cidade)  ainda ele ficou girando no eixo, mas pouca coisa, depois fiz digamos um ajuste fino, mais -2° para a esquerda, e ficou perfeito.

     

    A calibração do GPS para tu ter uma idéia, fiz dentro de um quarto, sei que está errado, mas no que ta funcionando não se mexe né, se melhorar estraga. Apenas tenho que ver se consigo melhorar a estabilidade dele com vento, sem vento ta super perfeito.

    Reparei que mesmo colocando os ganhos lá em cima ele fica meio bobo, mesmo. Acho que no meu caso é pq o frame e os motores não são originais e dá diferença na hora da Naza responder.

    Adriano W disse:

    Isto ai, primeiramente girei -15° (esquerda do eixo frontal, conf. é minha cidade)  ainda ele ficou girando no eixo, mas pouca coisa, depois fiz digamos um ajuste fino, mais -2° para a esquerda, e ficou perfeito.

     

    A calibração do GPS para tu ter uma idéia, fiz dentro de um quarto, sei que está errado, mas no que ta funcionando não se mexe né, se melhorar estraga. Apenas tenho que ver se consigo melhorar a estabilidade dele com vento, sem vento ta super perfeito.

    Então, supondo que para frente do seu modelo seja o grau zero, vc girou a antena 17 graus para a esquerda e tudo deu certo? Só isso?

    Adriano W disse:

    Sérgio, eu ja cheguei a 600mts e acionei o RTH, tudo perfeitamente bem, pousou melhor que eu, sem uns pulos de alguns vídeos que ja vi.

     

    Na minha cidade tenho -15°, porem ele ficou “travado” em -17°, fiz um ajuste fino e medi depois e ficou perfeito, travado parecendo que tem alguém segurando na mão.

    Uma curiosidade: Vejo todos demonstrando o RTH da NAZA, mas sempre decolam, distanciam uns 30 metros e acionam o RTH.
    Alguém já teve coragem de ir uns 500m ou mais e depois acionar?

    Uhm…. Pô, agora eu entendi, mas tô ficando meio puto com esse GPS, huahauhauhauhauhaua…
    Acertar essa posição vai ser triste!!! Estou no Rio de Janeiro, logo negativa, então terei que girar meu GPS para o sentido anti-horário, mas quanto? Tentativa e erro, até estabilizar?

    Paulo Re disse:

    são dois processos diferentes:

    A calibração da bússola do gps (girar o quad todo na horizontal: 1 volta no plano do aparelho e 1 volta no plano perpendicular) vc faz 1x antes do primeiro voo no local.

    A compensação da declinação magnética vc faz sempre que perceber que o quad fica dando voltas quando está no modo travado. Se ele faz círculos no sentido horário, movimente (gire) o gps um pouco no sentido anti-horário, e vice versa. A setinha no gps, teoricamente é para ficar pra frente. Isso se vc for voar em um local onde não tem declinação magnética. Mas qse sempre terá, então vai ter que deixar apontado para algum lado. Normalmente, girando a quantidade de graus indicado pelo site, vc já acerta de primeira.

    É isso…

    Sergio Saldanha disse:

    Isso que ele disse foi para fazer aquele ajuste, onde vc calibra a NAZA na horizontal e depois na vertical, ou deve-se girar a antena do GPS alguns graus para a esquerda do multi-rotor?

    Segundo esse vídeo, bastava colocar a setinha da antena virada para frente que tudo daria certo.
    http://fpvbrasil.com.br/video/instal-o-completa-do-gps-da-dji-naza

    kleber disse:

    estava com o mesmo problema  que vc ate hj cedo ,entao rodei a torre do GPS (como o amigo Paulo disse acima) e soluçionou o problema …
    esta travadissimo no alto .

    usei um canal do radio para faser uma regulagem de ganho (no X2) para travar ainda mais no alto e ficou muito bom , amanha eu testo o RTH.

    agradeço a todos que acrescentaram ajuda a esse topico.

    obrigado

    Sergio Saldanha disse:

    Fiz isso em local aberto e removi todos os metais de perto de mim. Até a bermuda eu peguei uma de amarrar, sem botões. Como hj mudei a posição das Lipos, vou colocar no modo ATT, ver se há tendências à alguma atitude. Tendo ou não, recalibrar a NAZA e testar o HOLD em outro local, sem cercas por perto. Se ficar estável, tento o RTH.

    Paulo Re disse:

    Sergio, vc precisa corrigir a declinação magnética (diferença entre o norte verdadeiro e o norte magnético da Terra). Vc faz isso girando a antena do gps da naza em alguns graus no sentido horario para valores positivos de declinação ou anti-horário para negativos. A declinação magnética varia de local pra local. Para saber a declinação de onde vc está veja em

    http://magnetic-declination.com/

    abs

    Isso que ele disse foi para fazer aquele ajuste, onde vc calibra a NAZA na horizontal e depois na vertical, ou deve-se girar a antena do GPS alguns graus para a esquerda do multi-rotor?

    Segundo esse vídeo, bastava colocar a setinha da antena virada para frente que tudo daria certo.
    http://fpvbrasil.com.br/video/instal-o-completa-do-gps-da-dji-naza

    kleber disse:

    estava com o mesmo problema  que vc ate hj cedo ,entao rodei a torre do GPS (como o amigo Paulo disse acima) e soluçionou o problema …
    esta travadissimo no alto .

    usei um canal do radio para faser uma regulagem de ganho (no X2) para travar ainda mais no alto e ficou muito bom , amanha eu testo o RTH.

    agradeço a todos que acrescentaram ajuda a esse topico.

    obrigado

    Sergio Saldanha disse:

    Fiz isso em local aberto e removi todos os metais de perto de mim. Até a bermuda eu peguei uma de amarrar, sem botões. Como hj mudei a posição das Lipos, vou colocar no modo ATT, ver se há tendências à alguma atitude. Tendo ou não, recalibrar a NAZA e testar o HOLD em outro local, sem cercas por perto. Se ficar estável, tento o RTH.

    Paulo Re disse:

    Sergio, vc precisa corrigir a declinação magnética (diferença entre o norte verdadeiro e o norte magnético da Terra). Vc faz isso girando a antena do gps da naza em alguns graus no sentido horario para valores positivos de declinação ou anti-horário para negativos. A declinação magnética varia de local pra local. Para saber a declinação de onde vc está veja em

    http://magnetic-declination.com/

    abs

    Fiz isso em local aberto e removi todos os metais de perto de mim. Até a bermuda eu peguei uma de amarrar, sem botões. Como hj mudei a posição das Lipos, vou colocar no modo ATT, ver se há tendências à alguma atitude. Tendo ou não, recalibrar a NAZA e testar o HOLD em outro local, sem cercas por perto. Se ficar estável, tento o RTH.

    Paulo Re disse:

    Sergio, vc precisa corrigir a declinação magnética (diferença entre o norte verdadeiro e o norte magnético da Terra). Vc faz isso girando a antena do gps da naza em alguns graus no sentido horario para valores positivos de declinação ou anti-horário para negativos. A declinação magnética varia de local pra local. Para saber a declinação de onde vc está veja em

    http://magnetic-declination.com/

    abs

    Galera, coloquei os dois últimos em 130 e nada mudou, depois coloquei em 150 e agora ele segura um pouco no pairado e logo em seguida começa a fazer circulos em volta do ponto de repouso cada vez mais amplos.
    Será que esse efeito se deve a minha localização? Estou fazendo esses testes dentro de uma quadra, com cerca de metal. Poderia isso estar afetando o modo position hold? Normalmente eu ligo a lipo e espero o LED piscar apenas em verde. Só depois disso que decolo.
    Alguma sugestão?

    Por curiosidade, está usando que motores?

    Wagner Sartori Junior disse:

    muito obrigado sérgio, vai ajudar demais. meu frame chegou hoje, não vejo a hora de chegar em casa para começar a montar.

    Consegui um tempo para poder colocar as fotos aqui. Espero que te ajude, pois tive MUUUUITO trabalho pra conseguir enfiar tudo aí nesse frame.

    http://fpvbrasil.com.br/photo/hexa-12?context=user#!/photo/hexa-9?context=user

    http://fpvbrasil.com.br/photo/hexa-12?context=user#!/photo/hexa-10?context=user

    http://fpvbrasil.com.br/photo/hexa-12?context=user#!/photo/hexa-11?context=user

    http://fpvbrasil.com.br/photo/hexa-12?context=user

    Wagner Sartori Junior disse:

    Fico mais tranquilo. Ficou legal o video.

    Por um acaso eu tenho este mesmo gimbal do gaui aqui 😀 quando chegar vou tentar adaptar.

    Teria como postar umas fotos da organização no seu hexa, principalmente o center plate? Me ajudaria a ter umas idéias.

    Uhm… bom saber… Ainda bem que testei primeiro no Gaui 330x, huahauhauhauahuahuahauhauhauahuahauhauahua…

    CAPUSSO disse:

    saldanha o modulo uhf Rmilec não tem o proprio fail safe ? se tiver é so setar o fail safe dele com a switch do seu radio na posição fail safe…

    No momento eu estou utilizando a chave GEAR para alternar entre GPS e FAIL SAFE, mas gostaria de adicionar o FAIL SAFE como perda de sinal, tb. Como fazer isso? Já tentei o vídeo postado, mas não deu, não.
    Atualmente Rádio Turnigy com RMilec.

    Comprei lá, mas fui pessoalmente com os adaptadores originais da Gaui, para medir.

    Arthur Boccato disse:

    Valeu Saldanha…

    Quanto ao adaptador A-ADAP-30S, o diâmetro da rosca corresponde as hélices originais da Gaui?

    Você comprou no site asaseletricas.com.br? Ou recomenda comprar em outro lugar…

    Abraço.

    Achei esses de pressão melhores que os originais. Quando troquei o meu Gaui passou a vibrar BEM menos!!!

    Arthur Boccato disse:

    Realmente, o eixo tem 3mm.

    Acho que vou pesquisar a troca dos 4 adaptadores para os de pressão, que podem ser achados no Brasil.

    Acho que me ferrei……

    Sergio Saldanha disse:

    …acho que para o Gaui tem que ser esse A-ADAP-30S.

    Sergio Saldanha disse:

    Divirta-se!!!

    Se não me engano, o eixo do motor do Gaui tem 3mm.

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