SERGIO TERUEL

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  • Bom dia Augusto.

    Vc ainda está com a Go Pro?

    Bom dia Felipe.

    Grato pela sua participação no interesse pelo assunto.

    Infelizmente não consegui a participação de mais pessoas para tratar desse assunto junto a ANAC em S.J.C..

    A equipe da ANAC em S.J.C. foi muito receptiva e atenciosa as minhas solicitações, estamos mantendo contato, mas por enquanto não tenho nenhuma novidade.

    Sobre o seu comentário, solicito que você me dê alguns detalhes onde foi encontrado as normas a que você  se referiu e onde a encontrou no site da ANAC, pois infelizmente pesquisei e não encontrei nada.

    Temos que manter este assunto em aberto a discussões e ficar atentos a possíveis normatizações, pois corremos um risco muito grande de uma regulamentação autoritária, sem a participação popular.

    Grato.

    Sergio Teruel

    Olá a todos.

    Em contato com membros da ANAC, sobre a normatização da utilização de “DRONE”, foi possível abrir um canal com o grupo que está responsável por tal normatização. Devido ao baixo índice de conhecimento dos praticantes deste esporte e dos que utilizam de forma profissional. Gostaria de ter uma noção de quantas pessoas tinha conhecimento dos eventos ocorridos em São José dos Campos, dois Workshop onde foram discutidos a utilização e normatização de DRONES.

    Consegui uma reunião em S.J.C., para discutir tal assunto, incluindo com a intervenção do MPF. Haveria alguém interessado em participar desta reunião?  

    Algum clube ou associação tinha conhecimento destes workshop?

    Não podemos deixar que poucos “abutres” monopolizem este esporte, já tenho o conhecimento de alguns, que já estão pensando na “grana rolando facil”.

    Favor entrar em contato.

    Parabéns pela iniciativa Leandro. Realmente existe a necessidade de se desenvolver um procedimento para a utilização e voo do FPV no Brasil.

    Estou em Campinas – SP, em nossa região possuímos muitos adeptos ao aeromodelismo e FPV, principalmente no aeromodelismo são muitos os casos de praticantes do esporte com total falta de responsabilidade na utilização dos aeromodelos, se pensarmos bem este “brinquedinho” pode se tornar uma arma muito letal nas mãos de um irresponsável.

    A regulamentação do FPV é muito importante, mas existe muitas variáveis a se levar em conta.

    1ª- Observar para que o uso e a prática não se torne restrito a um pequeno grupo de pessoas interessadas em lucrar com a regulamentação.

    Faço parte de uma instituição do 3º Setor, que visa a preservação, conservação e recuperação de recursos naturais, estamos desenvolvendo um equipamento de baixo custo para observação de APPs, para no futuro disseminar para outras organizações no Brasil. Sabendo dos custos deste equipamento de algumas “Empresas” possuem e “estão muito interessadas na regulamentação” que inclusive participaram do encontro em São Paulo, só terá acesso a esta tecnologia quem possuir muito dinheiro o que inviabiliza a preservação ambiental.

    Na Asia, poe exemplo, existe a experiencia de um grupo que realiza esta ferramenta, sem muita burocracia, mas com responsabilidade, para a preservação ambiental, podemos verificar qual é a experiencia que eles possuem neste sentido.

    2ª- Fiscalização, quem irá fiscalizar? Nosso país é um continente, a ANAC e outras Agencias Federais não conseguem efetuar a vigilância de aeronaves tripuladas em nosso espaço aéreo, quem irá ser o responsável por tal missão no FPV?

    Não adianta criar mais uma lei no país, destas leis que dizem que não vai “pegar”, temos que ter responsabilidade e sensibilidade para não criar ou sugerir absurdos, mas sugestões aceitáveis e razoáveis para a regulamentação.

    Não devemos aceitar regras de grupos e/ou pessoas interessadas em “$$$$”, como uma sociedade organizada devemos sim debater, assim como o Sr. Leandro Chaves com esta brilhante ideia de criar este espaço democrático, no FPV Brasil, site de interesse dos praticantes e usuários de FPV.

    Minha opinião a respeito:

    – Devemos sim obter um bom senso em relação ao teto de voo, tanto para área urbana como para rural, não possuo informações técnicas a respeito, mas com certeza deva ser fora das rotas das aeronaves comerciais;

    – O FPV deve possuir um sistema de segurança que em caso de uma pane, será acionado um paraquedas de segurança, para que o aeromodelo não se torne um “míssil”;

    – Um sistema  de registro, para no caso de um acidente com os dados impressos na aeronave pode-se identificar o proprietário;

    – Uma rede estadual de cadastro e controle, para que cada estado tenha sua autonomia no controle devido a suas peculiaridades estruturais, físicas e ambientais;

    – Criação de uma parceria com as Polícias Militares, Polícias Militares Ambientais e Bombeiros, para no caso de alguém verificar que um praticante de FPV esteja atuando ou praticando um voo de forma irregular, comunique a estes órgãos, os quais tomarão as devidas providencias;

    – Utilização dos meios de comunicação (TV, Rádio, Jornal, Facebook, etc.) para a divulgação da regulamentação e da prática deste esporte, para que a população de uma forma geral tenha mais conhecimento sobre o assunto;

    Uma sugestão.

    Leandro, após esta coleta de dados e sugestões, poderíamos encaminhar ao congresso através dos Parlamentares que votamos, isso se todos se lembrarem em quem votou, sugestão para um projeto de lei. 

    Assim não ficaríamos atrelados a decisões unilaterais de um órgão.

    Que tal?

    Mais uma vez parabéns !

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