Victor Hugo Trombini

Forum Replies Created

Visualizando 15 respostas - 1 até 15 (de um total de 46)
  • Replies
  • Michel, meia hora um servo travado na posiçao máxima, enquanto o ark está procurando satélites, haja servo que “aguente”, além de gastar bateria, e como o Marcelo falou, vc nunca pode deixar o servo “forçando”, vc pode regular o curso do servo, através do link de arame ou seja lá o que vc usou no aviao do servo até o profundor.

    Configurar o “limite no rádio” provalmente não funcionará, pq este estará como se estivesse desligado para o arkbird até que os satélites sejam encontrados…

    O Arkbird é o OSD RTH mais seguro que conheço, apesar de ser bem mais simples, bem diferente do Eagle Tree, que foi  o meu primeiro OSD com toda a sua complexidade e cheio de falhas (Bugs de software/programaçao).

    Por exemplo, no Eagle, tem um menu onde vc ensina o RTH a perceber e memorizar quando o teu rádio foi desligado, e vc testa e tudo ok, mas digamos, no outro dia vc acha que está tudo bem, e se vc ligar o aviao antes do rádio, por engano, ele funcionará normalmente, vai voar e vc nao perceberá nada errado, mas como uma bomba relógio programada pra dar caca, quando perder o sinal do rádio no ar ele simplesmente não detecta a perda do sinal de rádio e nao ativa o RTH e diga adeus pro aviao… Vai embora em linha reta… Isso pra citar um problema entre os vários que encontrei.

    Entao Michel, estou curioso para saber mais sobre o seu problema, e ajuda-lo a resolve-lo, na medida do possível.

    Sei que o que ocorre com o seu é fora do normal, tente colocar altitude por satélite e testa-lo sem a hélice, “óbvio”.

    Já encontrei alguns Bugs também no arkbird, também tem algumas falhas, menores, mas percebe-se até pelo fato de impedir que vc esqueça de esperar os satelites e sair voando sem suporte de RTH e “direçao de casa”, ele trava o teu aviao, impedindo vc de voar até que seja seguro.

    Entao o Arkbird é longe de ser perfeito, mas no quesito segurança, ele mostra que foi a preocupaçao máxima de seus criadores, e nunca tive um problema de acionamento de motor em terra, ao contrario de seu concorrente o eagle, o qual já vi muitos acionamentos não programados, as vezes aciona e as vezes não, ainda não tive tempo de ver porque, mas ainda bem que estava em testes e sem a hélice.

    Amanha vou fazer uns testes com o ark e com o eagle e espero postar aqui minhas descobertas, inclusive quero testa-lo em terra e fazer uma perda forçada do sinal dos satelites para ver como ele reage.

    Abraço

    Outra coisa que não entendi, como vc sabe que se o aviao estiver em solo e ele perder o sinal do GPS, ele vai acionar o motor? De onde vc tira estas informaçoes? Vc não estaria confundindo informaçoes com outro OSD?

    Marcelo, poderia explicar melhor, como ligar o aviao antes pode causar danos sérios em radio , RX servos, ark etc. ?

    Se vc não quiser fazer nada disso, vc pode simplesmente deixar o aviao longe do radio durante a busca dos satelites, uns 20 metros.

    Outra, o tx de video também interfere, quanto mais longe colocado do GPS melhor, experiente desliga-lo durante a busca e ver se leva menos tempo.

    Também existem uns filtros passa baixas para colocar na antena do TX de video para nao afetar o GPS…

    Como assim as vezes ele acha que o aviao está caindo?

    Primeiro que voce pode configurar a altitude por/via “Barometro” ao invés de satelite. Segundo o que voce pode fazer é ver se está configurado corretamente o “Throttle Safe” (When distance and height are less than 30m, for safety concern, there is no throttle output under RTH Mode.?

    Esta opçao desliga o motor em modo RTH e impede que este o ligue quando a altitude é menor que 30m. o meu aviao nunca ligou o motor, mas naaaooo tem perigo de ligar…

    Quanto ao tx de video, o meu é BEV e comprei uns cabinhos pelo ebay parecidos com o cabo balanceador das baterias 3S, um pouco menores, que encaixam perfeito no conector, entao tudo que faço e deixar desencaixado até a hora de voar, por isso nao vejo na tela quando ele localizou os satélites e sei quando a busca foi concluída pelo barulho do movimento do servo…

    Qualquer dúvida estamos aqui para esclarecer… 🙂

    Seguinte amigo, já notei que quando um rádio potente como o (dragon link, que chega a ligar e travar a balança digital que tenho na cozinhaa uma distancia de 5m hehhe),

    Eu faço o seguinte, quando chego na pista, ligo o aviao para ja ir buscando os satelites, dae vou arrumando o tripé do rx de video, etc…

     Só depois que ele já achou os satélites (ele solta o profundor,e ouço o barulho quando o servo se mexeu), eu ligo o rádio.

    Fazendo isso notei que ele acha os satélites bem mais rápido… Uns 2 min raramente uns 4min.
    .Michel disse:

    Mais alguém esta tendo problemas na recepção dos satélites pelo gps do arkbird? O meu demora uns 30min pra pegar 7 satélites em céu aberto.

    Na verdade, como ele FOV significa Field Of View, ou campo de visão, então, é auto explicativo, mas ninguém que eu conheça sabe exatamente do que se trata, então dei uma explicação bem básica para entender que quanto maior melhor, tem que ser meio engenheiro da NASA ou do ITA para nos explicar…

    Agora, baseado no ângulo e no campo de visão podemos supor mais ou menos algo como o que foi explicado… Até que surja alguém da “NASA” hehhe e finalmente esclareça-nos com todas a letras exatamente no que um óculos com maior FOV é melhor que o outro…

    Abraço

    Augusto Pimentel disse:

    Posso estar completamente errado, mas não concordo que o óculos te fará enxergar mais ou menos abertura. Você enxergará a mesma imagem mais aberta ou mais espremida. O que vai definir a abertura da imagem será a lende da câmera.

    De que adianta um óculos com um FOV gigante, se a lente da câmera não acompanha?

    No contrário, uma câmera com uma abertura muito grande vai formar uma imagem espremida em um óculos com abertura pequena, mas a imagem visualizada será a mesma.

    Buenas

    Não funcionava num multi até a versao que comprei em novembro de 2013, já lançaram uma versao atualizada, mas na versão que comprei já existia uma opçao no menu pra testes, escrito quad, se for de quadricoptero, mostra o interesse da empresa neste segmento em breve… Poucas informaçoes, nem o manual fala pra que serve. Abraço

    Héric José de Figueiredo Silva disse:

    Bom dia pessoal,

    Quer dizer então que o Arkbird então nao pode ser instalado num multirrotor???

    Nao funcionaria o Stabilizer nem o RTH, isso?

    Esse é o top de linha que eles tem, e tem FOV de 45. Não sei o alcance que ele possui, mas eu prefiro tx-rx externo para longo alcance, mas tem gente que prefere a praticidade do rx interno.
    Israel Cunha disse:

    apareceu esse modelo pra rolo aqui pra mim com TX immersion de 600w RCV922 AE http://www.fatshark.com/rcv922ae.html

    é bom esse modelo? ou nao vale a pena pegar?

    Heheheh! nada a ver, Augusto, vc está confundindo. Para facilitar, o FOV seria o mesmo que as lentes de uma camera, onde uma lente grande angular abre mais a imagem e te mostra um bom angulo de visao, por exemplo, num voo te mostra 180 graus e o mundo fica com aquele efeito curvado, mas te mostra tudo a frente, tudo do lado direito e tudo do lado esquerdo, vc ve de uma lado a outro. Agora, pegando uma lente de camera normal, onde vc só enxerga o que está a sua frente, entao vc teria que virar a camera para a direita e para a esquerda pra ver o que há lá no horizonte.

    Pra facilitar mais ainda, imagine uma camera num tripé, e vc vai tirar a foto de seu amigos e nessa imagem só cabem 6 amigos, digamos que esta camera seja como o óculos com FOV 25. Agora imagine que vc troque a camera por outra, mas na mesma posiçao e no mesmo tripé e agora apareçam na imagem 9 ou 10 dos seu amigos, ou seja ela abriu mais a imagem, suponhamos que esta seja como um óculos com FOV de 35.

    A qualidade da imagem é a mesma, só muda a abertura… Espero que tenha ajudado a ficar mais claro… abraço

    Augusto Pimentel disse:

    Eu nunca experimentei um óculos para FPV, mas estou interessado em um que tenha vRX pela praticidade.

    Li o tópico todo mas ainda fiquei na dúvida a respeito do FOV.

    Imagino que seja o seguinte:

    Tenho duas TVs com resolução de 640×480, só que uma tem 80 polegadas e a outra tem 42 polegadas. 

    O FOV menor, seria eu ficar a 2 metros de distância da TV de 42″ e o FOV maior seria eu ficar a 2 metros da TV de 65″.

    O FOV menor terá uma qualidade de imagem melhor, mas a imersão usando o FOV maior é melhor.

    Seria isso?

    De qualquer forma, para quem está acostumado (na verdade não acostumei) com uma tela Napoli de 7″, qualquer óculos é melhor. rsrsrsrs

    Obrigado Héric, ficou bem legal, só acharia mais prático uma asa dividida em 2 partes, nao consigo imaginar 5… heheh Parece ser um trabalhao na hora de montar…
      Vou entrar em contato com o site que vc indicou também, abraçao.
    Héric José de Figueiredo Silva disse:

    Eu construí essa zagui de 1,94m com winglets removíveis para caber dentro do meu gol. Ela vem conrtada em 5 partes. depois e so montar. A minha está usando uma bateria de 5,2a mas cabe 20a. Obsserve o tamanho dela perto de uma zagi de 120cm.
    Este e um projeto que encomendei de um amigo que corta aeromodelos e vende na cidade de Governador Valadares-MG. O nome dele e waind. o Site dele é http://www.wgsaeromodelos.com.br, mas nao tem ela no site, vc tem de encomendar. A minha zagi completa, montada, lixada, massada, entelada com eletrônica, servos hitec, esc da yep, motor com helices folding, etc.. me custou ate agora aproximadamente 600 reais… muito mais em conta que qualquer outra que conheço. Boa sorte!

    Valeu Daniel, vou entrar em contato com ele… Abraço

    Daniel Gomes disse:

    Fale com Otavio Marinho ele esta aqui no site ou no ml…ele constrói zagis bacanas… uma zagi de 2m é bem complicada de transportar se não for bipartida…

    Victor Hugo Trombini disse:

    Díficil saber sem detalhes, se vc mudou algo de posiçao, etc…

    Mas vc pode tentar o seguinte:

    Caso o ESC “nao” tenha uma” toroide de ferrite” no fio que vai para o rx do radio, enrole umas 5 voltas do fio passando por dentro da toroide,teoricamente isso funciona como uma especie de filtro.

    Vc pode fazer o mesmo com o fio que vai para a camera e para o tx, nunca fiz isso pq nunca precisei, mas eu tentaria isso caso a troca do ESC nao resolvesse.

    .Ahh, também lembrei que já vi isso acontecer se a bateria está fraca, descarregada, noa é o caso né?

    Outra coisa pode ser o cabo do receiver de video muito longo ou o receiver do video perto de alguma  fonte de interferencia, como o radio dragonlink.

    Díficil saber sem detalhes, se vc mudou algo de posiçao, etc…

    Mas vc pode tentar o seguinte:

    Caso o ESC “nao” tenha uma” toroide de ferrite” no fio que vai para o rx do radio, enrole umas 5 voltas do fio passando por dentro da toroide,teoricamente isso funciona como uma especie de filtro.

    Vc pode fazer o mesmo com o fio que vai para a camera e para o tx, nunca fiz isso pq nunca precisei, mas eu tentaria isso caso a troca do ESC nao resolvesse.

    .

    Quando comecei FPV eu comprei umas 6 marcas diferentes de ESC, alguns caros, e com a toroide para filtrar o fio que vai pro receiver do radio, mas pra minha surpresa, de todos os ESCs de diferentes marcas, só o mais barato e sem toroide nao deu interferencia no video hehehe! Bom né? Nem sempre o mais caro é o melhor.

    O ESC em questao é o famoso Hobbykink tradicional. Muito bom.

    http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__6461__Hobbyking_SS_Series_35_40A_ESC.html

    Mas cuidado na hora de comprar: Este outro ESC (do link abaixo) também da marca Hobbyking dá interferencia:

    http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__15205__Hobby_King_30A_ESC_3A_UBEC.html

Visualizando 15 respostas - 1 até 15 (de um total de 46)