Drones sobrevoando áreas populosas geralmente causam preocupações com relação a segurança e privacidade, mesmo quando estão sendo pilotados por profissionais. Falta de informação sobre as leis têm gerado algumas situações meio estranhas. Na maioria das vezes, os pilotos dos drones é que são erroneamente atingidos, mas este vídeo mostra como respeito e tranquilidade podem resultar em um final feliz.
No vídeo, um sujeito abordou o piloto certificado, que estava voando com seu drone para criar um ortomosaico do terreno para uma construtora de Seal Beach, na California. Ele primeiro abordou o piloto com palavras explícitas e depois chamou a polícia.
Esta é a descrição do início do vídeo.
“No dia 17 de Julho de 2018 eu estava capturando imagens aéreas para um cliente quando um sujeito se aproximou de mim e perguntou se eu estava pilotando um drone com câmera.
Eu respondi que sim e antes de conseguir falar qualquer outra coisa, ele me mandou dar o fora (get the F&*# out, no original) antes que ele chamasse os policiais.
Eu concluí na hora que não havia nada que eu pudesse dizer para mudar sua opininão sobre mim então respondi que ele ficasse tranquilo para chamar a polícia, já que argumentar não resolveria nada e ao menos eu ganharia mais tempo para pousar e trocar as baterias.
E foi nesta hora que eu peguei meu celular e comecei a gravar…”
“Eu senti como se ele estivesse invadindo minha privacidade”, disse o sujeito à polícia.
O policial então respondeu: “Se ele está trabalhando, simplesmente deixe ele em paz”.
O sujeito tentou então obter informações de contato do piloto, mas o policial mais uma vez pediu para que ele deixasse o piloto em paz. E ele então foi embora.
Belo exemplo de como um piloto de drone deve agir
A ação descrita é um bom exemplo de como lidar corretamente com uma situação onde o piloto de drone for erroneamente acusado. O homem abordou o piloto de uma maneira rude e o piloto poderia ter reagido da mesma forma, no entanto optou por manter a compostura e usou apenas de respeito em sua resposta. No momento que o policial chegou e constatou que ele estava autorizado a voar, simplesmente pediu ao homem que o deixasse em paz e fosse embora.
Preste atenção neste vídeo e lembre-se de sempre manter a calma e o respeito ao ser confrontado por estranhos mal informados. Mesmo que as leis tenham dado aos pilotos de drone o direito de voar, sempre haverá pessoas com medo de tecnologias que elas não compreendem.
Este texto foi publicado originalmente no site WeTalkUAV.com