A tecnologia chinesa cai no campo de batalha. A Ucrânia derrubou um drone de fabricação chinesa apelidado de Mugin-5 na semana passada . Essa aeronave também é conhecida como Alibaba, pois o que a torna peculiar é que ela está disponível para compra na plataforma de compras chinesa Alibaba.
O sistema tem envergadura de 5000mm, comprimento de 3500mm, peso vazio de 33,64kg e capacidade de carga de até 25kg. Seu peso máximo de decolagem é de 90 quilos e pode atingir velocidade máxima de 150 km/h e 120 em velocidade de cruzeiro. Tem uma autonomia de cerca de sete horas de voo.
O drone estava armado, mas não tinha câmera integrada, o que significa que não estava realizando missões de reconhecimento. Este UAV, embora não seja projetado para uso militar, pode ser usado como um drone kamikaze, apesar de o site da empresa dizer que “qualquer uso ilegal ou militar do Mugin é proibido
O Mugin-5 Pro pode ser adquirido por US$ 9.499 no site da empresa chinesa Mugin Limited. O drone é movido por um motor de 180cc e um tanque de combustível de 30 litros protegido por Kevlar.
A Ucrânia denuncia que a modificação e incorporação da carga militar tem sido responsabilidade da Rússia. A empresa enfatiza em seu site que não se responsabiliza pelo uso de seus drones por terceiros.