O braço de negócios eVTOL da XPeng, AeroHT , anunciou que recebeu uma permissão condicional do governo chinês para continuar voos operados por um ser humano em seu “carro voador” X2. De acordo com a empresa, o X2 é o primeiro eVTOL a receber tal licença em todo o país, permitindo que o XPeng AeroHT continue o desenvolvimento em seu caminho para a produção em massa de produtos eVTOL, como seu carro voador de sexta geração programado para produção no próximo ano.
A AeroHT , também conhecida como XPeng Huitian, é uma entidade centrada em eVTOL da XPeng Inc., de propriedade majoritária da empresa e de seu fundador, He Xiaopeng. Desde a sua criação em 2013, a AeroHT realizou mais de 15.000 voos seguros com o objetivo de combinar tecnologias automotivas e aeroespaciais para desenvolver veículos elétricos domésticos seguros em escala.
Embora a empresa esteja de fato desenvolvendo um carro voador real chamado X3, que testemunhamos dirigir, estacionar e decolar por conta própria , a AeroHT teve mais sucesso com seu X2 eVTOL, que a empresa também descreveu como um “carro voador”. apesar da falta de rodas. Isso porque ele compartilha o DNA do design da carroceria com o sedã P7 da XPeng.
O X2 está mais adiantado porque o AeroHT o vem desenvolvendo há muito mais tempo, como já falamos no passado. Como eVTOL de quinta geração da AeroHT, o X2 completou mais de 3.000 voos de teste desde sua decolagem inaugural em junho de 2021, incluindo seu primeiro voo público no exterior em Dubai no outono passado.
O fundador da XPeng, He Xiaopeng, especulou anteriormente que seu sonho de carros voadores começará com um pequeno número de eVTOLs após 2024, seguido por um número muito maior de veículos ocupando os céus até 2030. Com sua licença mais recente, a AeroHT pretende continuar seu tremendo progresso no exterior e trazer a implementação em escala de carros voadores de emissão zero para a realidade.
X2 eVTOL da XPeng AeroHT obtém primeira licença condicional
A empresa compartilhou detalhes de sua mais recente certificação em um post do WeChat da China nesta manhã, informando que recebeu oficialmente uma autorização especial de voo da Administração de Aviação Civil da China (CAAC). Como resultado, o X2 da XPeng é o primeiro eVTOL operado por humanos a obter a permissão condicional em todo o país.
A certificação de voo licenciado agora permite que o AeroHT voe sob condições licenciadas adicionais. O braço eVTOL da XPeng não está perdendo tempo após as notícias, afirmando que continuará a conduzir uma série de testes tripulados para acumular dados para pesquisa e desenvolvimento contínuos. A empresa disse que também continuará os testes de voo em seu caminho para a produção em massa.
Este é outro grande passo para a XPeng AeroHT, pois pretende usar sua mais recente certificação com o X2 para apoiar o desenvolvimento e a produção do X3 mencionado anteriormente. Durante a atualização mais recente do XPeng durante o evento 1024 Tech Day no outono passado, o carro voador real parecia mais próximo da produção do que nunca e está programado para ser lançado na China em 2024 por cerca de RMB 1 milhão (US $ 148.000).
Veremos se isso realmente acontece e a esse preço, mas, por enquanto, podemos esperar ver muito mais imagens de voo eVTOL do centro de testes de carros voadores da XPeng AeroHT em Guangzhou. Enquanto isso, aqui está a filmagem do carro voador de sexta geração decolando publicamente pela primeira vez.