Connect with us

Notícias

OFAC sanciona ex-revendedor DJI de Dubai por causa de laços com a Rússia

Publicado

em

O Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros (OFAC) do Departamento do Tesouro dos EUA anunciou um novo conjunto de sanções para diminuir a capacidade da Rússia de continuar sua agressão contra a Ucrânia. No geral, a OFAC designou 25 indivíduos e 29 entidades em sua última rodada de sanções que também ajudariam a interromper a importação russa de tecnologias críticas usadas em sua guerra contra a Ucrânia. Incluída nesta lista está a Aeromotus, que a OFAC descreve como um “revendedor autorizado baseado nos Emirados Árabes Unidos” da gigante de tecnologia DJI.

De acordo com a OFAC , a Aeromotus enviou várias remessas de tecnologia DJI, incluindo drones e tecnologia robótica, para importadores russos desde o início da guerra da Rússia na Ucrânia. “UAVs da marca enviados pela Aeromotus para a Rússia foram documentados em uso pelos militares da Rússia em suas operações contra a Ucrânia”, diz OFAC.

Como resultado, a Aeromotus foi designada de acordo com a Ordem Executiva 14024 por “operar ou ter operado nos setores de tecnologia e aeroespacial da economia da Federação Russa”.
A DJI respondeu a esse desenvolvimento esclarecendo que cortou os laços com a Aeromotus no final do ano passado. A empresa diz:

A DJI não tem relacionamento comercial com a Aeromotus recentemente sancionada desde dezembro de 2022… A Aeromotus não é mais um revendedor autorizado da DJI.

A DJI ressalta ainda que é a única empresa de drones a suspender voluntariamente todas as vendas e negócios na Rússia e na Ucrânia em 26 de abril de 2022. Também proíbe contratualmente quaisquer vendas de revendedores para qualquer país e para uso em combate.

“Temos protocolos completos em vigor para garantir que não violamos as sanções dos EUA ou de outra jurisdição implementadas contra terceiros ou territórios”, diz a DJI em um comunicado. “A DJI está empenhada em fornecer a melhor tecnologia de drones para consumidores e empresas que não foi projetada ou destinada para uso militar. A DJI agirá com base em qualquer informação de revendedores autorizados que viole nossa política.”

Embora o site da Aeromatus continue afirmando que é um revendedor autorizado da DJI – e a DJI, é claro, não pode controlar o que a Aeromatus publica online – é importante observar que o fabricante de drones não tem a empresa com sede em Dubai listada como um revendedor autorizado na região.

De qualquer forma, a treta do Tesouro dos EUA com a DJI se estende além da guerra Rússia-Ucrânia. Ele colocou a empresa em sua lista do Complexo Militar-Industrial Chinês em dezembro de 2021, alegando que a fabricante de drones apoiava ativamente a vigilância biométrica e o rastreamento de minorias étnicas e religiosas na China, particularmente a minoria uigure predominantemente muçulmana em Xinjiang. A lista negra proibia pessoas sediadas nos Estados Unidos de negociar ações das empresas listadas, mas a proibição era amplamente simbólica, já que a DJI é uma empresa privada.

Continue Lendo
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *