A empresa britânica de mobilidade aérea avançada (AAM), Vertical Aerospace , diz que garantiu o pré-pagamento de 25 de seus aviões VX4 de decolagem e pouso elétrico (eVTOL) do conglomerado japonês Marubeni Corporation, que também reservou a entrega da aeronave quando a produção prevista começar em algum lugar próximo ao meados da década.
A Vertical disse que o pré-pagamento e o acordo de reserva dos 25 aviões eVTOL fazem parte de um acordo maior que foi concluído com a Marubeni, envolvendo uma opção de compra de até 200 aeronaves AAM. A transação foi uma extensão da parceria que as duas empresas iniciaram em setembro de 2021, quando começaram a pesquisar e se preparar para os vários aspectos regulatórios e operacionais que provavelmente estarão envolvidos no transporte de aeronaves de última geração no Japão.
O aprofundamento de seu relacionamento deixa a Vertical em uma posição vantajosa para fornecer à Marubeni a frota eVTOL necessária para operar os serviços AAM no Japão, que está se preparando para lançar por meio de sua unidade Marubeni Aerospace.
A empresa já realizou voos simulados de táxi aéreo usando helicópteros na área de Osaka, tanto como testes de prova de conceito quanto como demonstrações para preparar o público para a introdução iminente de operações aéreas de última geração.
O pré-pagamento e a reserva de seus aviões verticais eVTOL iniciais aproximam muito a Marubeni do lançamento dos serviços AAM no final da década.
“Estamos orgulhosos de ter dado outro passo importante com a Vertical Aerospace para introduzir o VX4 no Japão”, disse Satoshi Takechi, gerente geral do departamento de aviação, espaço e defesa da Marubeni. “Estou confiante de que nossos esforços conjuntos contínuos com a Vertical Aerospace, como avaliar os requisitos para operações eVTOL e envolver os parceiros em potencial no Grupo de Trabalho Conjunto, juntamente com este novo acordo, acelerarão o desenvolvimento do mercado AAM no Japão.”
Marubeni e Vertical estão entre as muitas empresas que preparam o Japão para a atividade AAM e planejam mostrar o novo modo de transporte na Osaka World Expo 2025. Entre outras tecnologias de ponta e não poluentes a serem apresentadas, estão aeronaves eVTOL de demonstração, e – se o progresso na certificação, tecnologia operacional e regulamentação permitir – possivelmente a introdução de voos de táxi aéreo limitados.
Espera-se que o Japão seja um dos primeiros a adotar e um mercado potencialmente enorme para serviços de aeronaves AAM , e o CEO da Vertical, Stephen Fitzpatrick, tem a intenção de tornar sua empresa um participante importante nessa atividade.
“Estamos muito satisfeitos por ter alcançado o próximo marco em nossa parceria com a Marubeni”, disse ele. “O Japão é um país maravilhoso que está abraçando a promessa do eVTOL, pois conectará cidades e regiões como nunca antes. Estamos ansiosos por nossos esforços conjuntos para construir o ecossistema para viagens com emissões zero no Japão”.