A polícia de Cranston, em Rhode Island, informou que prendeu um criminoso sexual condenado por uma nova acusação de voyeurismo em vídeo. O acusado estava usando um pequeno drone para espiar dentro da janela do banheiro de uma mulher em seu bairro.
O fato ocorreu no dia 21 de junho de 2023, por volta das 23h. Segundo a polícia, uma mulher não identificada prestou queixa aos policiais informando que havia acabado de voltar do trabalho e estava no banheiro se preparando para tomar banho. A janela do banheiro estava entreaberta e a mulher ouviu um zumbido do lado de fora.
Ela então saiu para o quintal pensando que tinha algo a ver com sua piscina. Foi lá que ela notou um drone pairando do lado de fora da janela do banheiro. Quando ela se aproximou do drone, ele se afastou rapidamente dela para fugir e atingiu uma árvore no processo.
O drone caiu no chão e a mulher rapidamente o agarrou antes dele e o mergulhou em sua piscina para desativar a aeronave. Então, ela chamou a polícia para pedir ajuda.
Dois dias depois, os policiais conseguiram rastrear o drone apreendido até seu piloto – Christopher Jones, um criminoso sexual condenado. No entanto, sua exigência de registro na polícia terminou em 2015.
Ao ser questionado, Jones admitiu operar o drone e foi preso sob a acusação de voyeurismo de vídeo. Ele agora aguarda acusação na sede da polícia de Cranston, na área metropolitana de Providence.
As leis de Rhode Island estipulam que uma pessoa é culpada de voyeurismo por vídeo quando essa pessoa, com o objetivo de excitação sexual, gratificação ou estimulação, olha para uma residência ocupada ou outro edifício usando um dispositivo de imagem que fornece imagens do interior de um habitação.
A cidade de Hamilton, em Ohio, aprovou recentemente uma proposta para proibir as invasões de privacidade baseadas em drones depois que os moradores reclamaram que um homem local estava usando seu drone para espiar dentro das janelas, sobrevoar crianças brincando em quintais e até mesmo perseguir uma jovem na rua. O Arkansas, enquanto isso, está trabalhando em nível estadual para proibir qualquer pessoa registrada como criminoso sexual de nível 3 ou nível 4 de possuir ou usar um drone para fins pessoais.