A SkyDrive abrirá uma base na Carolina do Sul e pretende entrar no mercado americano de aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical (eVTOL). Em um anúncio em 24 de janeiro no 10º Simpósio Anual eVTOL da Vertical Flight Society (VFS) em Mesa, Arizona, a SkyDrive disse que o clima ameno da Carolina do Sul e suas indústrias de turismo e aeroespacial estavam entre os fatores que a atraíram para o estado. A empresa pretende trabalhar com vários aeroportos do estado, incluindo o Columbia Metropolitan Airport e o Greenville Downtown Airport, e com operadoras de voos locais para se preparar para o lançamento de serviços comerciais eVTOL em 2026.
A SkyDrive, com sede na cidade de Toyota, no Japão, iniciou seu relacionamento com a Carolina do Sul em julho de 2022. Desde então, a empresa trabalha com a Corporação de Desenvolvimento Econômico do Condado de Beaufort para explorar oportunidades de negócios no estado e desenvolver uma rede de interessados. . A SkyDrive estudou possíveis casos de uso envolvendo os aeroportos do estado e sua aeronave SD-05 eVTOL.
“A decisão de fazer da Carolina do Sul nossa base e nossa janela para o mercado dos EUA foi fácil, considerando que é um player significativo nas indústrias de aviação comercial e militar e é o lar de mais de 400 empresas aeroespaciais e de aviação, incluindo Boeing e Lockheed Martin”, disse Tomohiro Fukuzawa, fundador e CEO da SkyDrive, em comunicado. “Acredito sinceramente que o grande número de recursos disponíveis na Carolina do Sul fornecerá ao SkyDrive uma plataforma substancial que nos permitirá atingir nossos objetivos.”
A SkyDrive foi fundada em 2018 e produziu vários tipos diferentes de aeronaves eVTOL. O SD-05 é o modelo mais recente da empresa e tem capacidade para dois passageiros. De acordo com o VFS World eVTOL Aircraft Directory , o SD-05 possui 12 motores elétricos e uma velocidade máxima de cruzeiro de 100 km/h (62 mph). A SkyDrive revelou a aeronave em setembro de 2022 e pretende voar na Expo 2025 em Osaka, Japão.
Realizado de 24 a 26 de janeiro em Mesa, Arizona, o 10º Simpósio Anual eVTOL é o maior e mais antigo evento do mundo sobre aeronaves eVTOL. Ocorreu em conjunto com a 10ª Reunião Técnica Bienal Autônoma VTOL e contou com cerca de 100 palestrantes da indústria, academia e governo. A Vertical Flight Society, que lidera os esforços no eVTOL desde 2013, hospeda o eVTOL Symposium desde 2014 e organiza vários outros eventos sobre tecnologias transformadoras para a aviação, incluindo o próximo H2-Aero Symposium com foco em hidrogênio .