O desenvolvedor alemão de aeronaves verticais elétricas de decolagem e pouso (eVTOL), Volocopter, reenergizou suas atividades de longa data no Japão ao iniciar o processo de certificação de seu táxi aéreo VoloCity no país, simultaneamente a um trabalho semelhante com outros três órgãos reguladores já em andamento.
A Volocopter , com sede em Bruschal, disse que seu pedido de certificação de tipo de seu VoloCity eVTOL foi aceito pelo Escritório de Aviação Civil do Japão (JCAB) e repetiu sua intenção de pilotar o táxi aéreo durante a EXPO Osaka Kansai de 2025. O desenvolvimento torna o Japão a terceira nação fora da União Europeia em que a empresa iniciou o processo de aprovação com os reguladores. Os outros incluem a colaboração nos Estados Unidos com a Administração Federal de Aviação e com a Autoridade de Aviação Civil de Cingapura .
Além disso, a Volocopter está no processo de certificação do VoloCity com a Autoridade de Segurança da Aviação da União Europeia (EASA), cuja liberação do táxi aéreo eVTOL é esperada para 2024. A empresa planeja lançar serviços de passageiros no ano seguinte.
A notícia coincidiu com a notícia de que a gigante japonesa Sumitomo Corporation havia concordado em fazer uma participação de investimento na Volocopter por um valor não revelado como parte da rodada de financiamento da Série E da empresa. Isso, combinado com a entrada da JCAB no grupo de reguladores com o qual a Volocopter está trabalhando para coordenar a certificação de sua embarcação, marca outro marco para a empresa cuja atividade de mobilidade aérea urbana (UAM) no Japão data de 2018.
Para comemorar a notícia, a Volocopter diz que exibirá um modelo não voador do táxi aéreo VoloCity no popular shopping Grand Front Osaka em março, proporcionando aos visitantes uma espiada no tipo de embarcação eVTOL que em breve pontilhará os céus do Japão.
“Comprometer-se a voar e entrar em um mercado não é pouca coisa, mas para a Volocopter e o Japão, que são pioneiros no espaço UAM , faz sentido”, disse o CEO da Volocopter, Christian Bauer. “Nos últimos anos, a Volocopter fez um progresso significativo para se tornar parte integrante da equipe que dará vida à UAM no Japão em 2025, graças a parceiros como Sumitomo, EASA e JCAB, que compartilham nossa visão. Mal posso esperar para ver a reação do público ao táxi aéreo VoloCity sendo apresentado em Osaka pela primeira vez.”
Buscar a certificação em vários países ao mesmo tempo não é apenas um sinal da ambição da Volocopter de lançar o VoloCity eVTOL em muitas nações que pode gerenciar – e lançar serviços de táxi aéreo o mais rápido possível.
É também uma oportunidade para os reguladores trabalharem mais estreitamente em um esforço para simplificar seus respectivos processos nacionais de autorização e torná-los o mais semelhantes possível para facilitar o lançamento e o dimensionamento dos serviços de aeronaves de próxima geração em todo o mundo.
“Este é um marco importante no desenvolvimento das relações entre o Japão e a Europa no campo das novas tecnologias de aviação”, disse o diretor executivo da EASA, Patrick Ky. desenvolvimento da indústria UAM no Japão e compartilhar com a JCAB sua experiência com seus regulamentos SC-VTOL no processo de certificação da VoloCity.”