A empresa de serviços de aviação Blade Air Mobility se uniu ao desenvolvedor de aeronaves ALIA-250 sustentável de próxima geração, BETA Technologies, para realizar o primeiro voo de teste de um avião elétrico de decolagem e pouso (eVTOL) na área metropolitana de Nova York.
O julgamento envolveu a nave ALIA-250 eVTOL da BETA sobrevoando o Aeroporto do Condado de Westchester em White Plains, acompanhada por um helicóptero da frota de aeronaves fretadas de Blade . Em sua segunda passagem pela instalação, o ALIA-250 voou sozinho no loop como forma de dar às pessoas no solo uma ideia de quão mais silenciosa a embarcação movida a bateria é comparada aos helicópteros – cerca de um décimo do ruído, de acordo com para BETA.
Essa raquete reduzida, além das emissões de carbono zero das embarcações eVTOL , é uma das principais razões pelas quais a Blade já anunciou sua intenção de comprar até 20 dos primeiros aviões ALIA-250 configurados para passageiros da BETA quando obtiverem a Administração Federal de Aviação (FAA) . certificação .
Sua mudança para adotar os eVTOLs ALIA-250 da BETA faz parte do compromisso da Blade de migrar dos tradicionais helicópteros e hidroaviões que usa para voos privados nos EUA, Europa, Canadá e Índia. Os aviões elétricos poderão transportar até seis pessoas e operarão usando uma rede de terminais dedicados da Blade nos EUA, cuja tecnologia de carregamento BETA também deve fornecer.
Dado o salto tecnológico que as aeronaves de próxima geração representam, bem como a transformação operacional que a adoção dos eVTOLs envolverá para o Blade, o voo do ALIA-250 da BETA na área de Nova York foi considerado um marco importante por si só, mas também na integração da aeronave em espaço aéreo da região.
“Este é um momento histórico para Blade, Nova York e para a indústria de mobilidade aérea urbana”, disse Rob Wiesenthal, CEO da Blade. “Esta demonstração é um grande marco em nossa transição de helicópteros para aeronaves verticais elétricas, e estamos satisfeitos que nossos parceiros da BETA tenham projetado a aeronave certa com o alcance, capacidade e perfil de ruído necessários para uso em nossos principais mercados, incluindo nossa base na cidade de Nova York. Estamos confiantes de que (eVTOLS) será um divisor de águas tanto para nossa empresa quanto para o sistema de transporte da cidade de Nova York, uma vez certificado pela FAA.”
O teste também foi um grande momento para a BETA, que desenvolveu dois protótipos eVTOL em escala real e contou com pilotos de teste da Força Aérea e do Exército dos EUA para pilotar o ALIA-250 em avaliações de padrão completo no ano passado. O CEO da empresa, Kyle Clark, diz que a parceria comercial da BETA com a Blade fornecerá às suas aeronaves um impulso instantâneo nos mercados ao redor do mundo quando entrarem em operação.
“O Blade está transportando passageiros nos principais mercados urbanos em todo o mundo, e este voo é mais um passo para entregar nossa aeronave elétrica para apoiar essas operações”, Clark do estudo White Plaines. “Continuamos a progredir em nossas aeronaves, voando em missões da vida real e ganhando proficiência no espaço aéreo nacional.”