A Casa Branca de Biden divulgou um relatório de políticas sobre suas prioridades para o desenvolvimento de novas tecnologias de aviação, como aviões elétricos de decolagem e pouso vertical (eVTOL), serviços autônomos de drones, táxis aéreos e outras formas de mobilidade aérea avançada (AAM) para preservar o que diz é a liderança dos EUA no setor aeronáutico, “tornada possível pela engenhosidade americana e reforçada pelo governo federal”.
A Casa Branca expôs sua posição sobre o desenvolvimento de atividades aéreas no documento National Aeronautics Science and Technology Priorities , elaborado periodicamente por especialistas federais em aeronáutica com contribuições de líderes acadêmicos, organizações sem fins lucrativos e setores comerciais. Foi lançado este mês pelo Escritório de Política de Ciência e Tecnologia da Casa Branca para enquadrar os objetivos gerais de encorajar a integração de embarcações AAM e serviços como drones e táxis aéreos eVTOL no espaço aéreo nacional.
Esse impulso será adaptado ao Plano de Ação Climática da Aviação de 2021, com o objetivo de fazer a transição de sistemas de propulsão e combustíveis mais poluentes para opções sustentáveis. Além disso, tecnologias AAM emergentes, como voos de táxi aéreo eVTOL de salto curto e implantação de drones para uma variedade de serviços empresariais e transporte de carga, serão incentivadas e apoiadas como um meio de satisfazer o aumento esperado nas atividades nos céus dos EUA.
“Novas tecnologias aeronáuticas estão proporcionando aos usuários do [espaço aéreo nacional] melhores opções de conectividade, com maior velocidade”, diz o relatório. “Os drones oferecem a capacidade de realizar operações complexas com mais rapidez e eficiência. Grandes aeronaves elétricas podem mover pessoas ou cargas em ambientes urbanos com maior velocidade”.
Alimentar essa atividade e integra-la efetivamente ao espaço aéreo nacional – de acordo com o documento – continuará focado nas prioridades de segurança, proteção ambiental, competitividade econômica, inovação, segurança, força de trabalho e equidade.
Esses objetivos constantes serão parte integrante da busca de três áreas prioritárias que a Casa Branca estabeleceu para a introdução e operação de uma ampla variedade de novas tecnologias e atividades de aviação:
- Alcançar a aviação sustentável reduzindo e eventualmente eliminando o impacto climático da aeronáutica e emissões líquidas zero até 2050. Isso inclui a implementação do Plano de Ação Climática da Aviação dos EUA e dos Planos de Adaptação Climática em todo o governo federal.
- Transformar o sistema de espaço aéreo nacional por meio da introdução de novos veículos e serviços aéreos em comunidades urbanas e rurais, criando novas indústrias e empregos. Isso inclui a transição de aeronaves legadas e a integração de tecnologias modernas e emergentes, incluindo drones e aviões de mobilidade aérea avançada, no sistema de espaço aéreo nacional.
- Promovendo conectividade e velocidade explorando novas tecnologias que irão aprimorar a conectividade global em maior velocidade. Isso inclui suporte contínuo para pesquisa e desenvolvimento de aeronaves e tecnologias superiores – de aeronaves subsônicas a hipersônicas – que enfatizam a velocidade.
O documento de posição segue as propostas anteriores da AAM da Casa Branca para preparar e apoiar o já crescente número de drones que fornecem serviços aéreos para empresas, e a atividade eVTOL deve chegar em 2026 com a introdução de voos de táxi aéreo.