Vocês lembram do LILY, aquele drone bonitinho com cara de pokemon que todo mundo queria ter em 2015? Pois é. Nunca ninguém vai ter, pois a empresa responsável pelo projeto acabou de fechar as portas.
É isso aí, a LILY ROBOTICS, empresa responsável pelo drone anunciou agora ha pouco que não conseguiu atrair uma nova rodada de investimentos que permitiria a eles dar início à produção do drone, então ao invés disso informou que a compania será encerrada e que todas as compras antecipadas serão reembolsadas.
E isso vindo de uma empresa que arrecadou mais de 34 milhões através de sua campanha de crowdfunding no Kickstarter e depois aindda recebeu mais 14 milhões em investimentos para colocar seu produto no mercado, é no mínimo frustrante.
Mas os problemas da empresa não são de agora. Mesmo antes de exporem problemas financeiros já transpareciam problemas técnicos. A princípio a entrega das primeiras unidades deveria ocorrer no início de 2016, depois esta data foi alterada para o final de 2016, e depois para alguma data de 2017.
E agora virou lenda.
Esta não é a primeira vez que isso ocorre. O ZANO, outro projeto ambicioso que também foi lançado com grande sucesso no Kickstarter, teve uma história bem parecida com diversos atrasos e também com o mesmo final.
Eu já fiz um vídeo aqui em 2017 falando sobre vários projetos desse tipo e na ocasião eu falava que não valia à pena comprar um drone em campanha de crowdfunding porque geralmente eles são muito legais hoje, mas como geralmente só vão ser entregues daqui 1 ano ou mais, provavelmente quando chegarem até você já vão estar defasados.
E um exemplo é o Lily. Tenho certeza que boa parte dos compradores ficará feliz com o reembolso, e com o dinheiro poderá comprar alguma coisa mais moderna.