Drones militares

A start-up One Way Aerospace revela detalhes sobre sua produção de drones FPV para a Ucrânia

Published

on

Não é todo dia que uma start-up de tecnologia sai do modo furtivo no meio de uma guerra que ameaça a própria existência de seu país anfitrião, mas a One Way Aerospace, com sede em Kiev, está fazendo exatamente isso ao revelar seu trabalho para fornecer à Ucrânia com uma variedade de sistemas de munição de drones acessíveis e eficazes.

Na segunda-feira, a One Way tornou públicas suas atividades, fornecendo à Ucrânia sistemas de drones desenvolvidos e produzidos localmente em sua defesa contra a invasão da Rússia. Central para eles é o sugestivamente chamado AQV 100 Scalpel UAV, que observadores do conflito viram desferindo golpes retumbantes em alvos russos sem saber que era uma invenção One Way.

A One Way diz que fornece seu drone de ataque Scalpel para as forças da Ucrânia desde 2022. Em certas imagens em um vídeo que a empresa forneceu ao sair do modo furtivo, os bisturis aparecem entre as embarcações apresentadas em imagens divulgadas nas mídias sociais no ano passado, mostrando centenas de veículos FPV fabricados localmente Os serviços de inteligência da Ucrânia estão montando uma frota de UAV de 1.000 kamikaze.

Produzido com o parceiro de fabricação ucraniano Iziviz, o drone Scalpel da One Way pode carregar uma carga de um a 2,5 quilos por até 10 km, voando a velocidades máximas de 108 km/h. A empresa diz que a rapidez, o tamanho pequeno da embarcação e seus motores silenciosos diminuem o risco de detecção.

Por US $ 999 por unidade, a One Way diz que o Scalpel é várias vezes mais barato do que os drones de nível militar fornecidos à Ucrânia por empresas ocidentais. Além das configurações de elevação mais pesada e voo mais longo do quadricóptero Scalpel, ele também possui uma linha de aeronaves de asa fixa de longo alcance, como o Scythe, que pode transportar entre 36 e 70 kg em 750 km.

Embora os drones de ataque da One Way já estejam em uso pelas forças de defesa do país há algum tempo, a decisão da empresa de revelar suas atividades ocorre em um momento em que a Ucrânia precisa de algumas notícias animadoras.

No final da semana passada, um vazamento maciço do que supostamente são documentos de inteligência de defesa dos EUA pintou um quadro sombrio da diminuição dos suprimentos de munições e das capacidades de defesa aérea da Ucrânia – bem como outras informações que os atacantes russos podem usar.

Hoje, enquanto isso, o diário britânico The Guardian publicou um relatório indicando que as forças russas estão agora muito perto de aperfeiçoar a tecnologia de interferência que poderia incapacitar os drones DJI – de longe o mais prevalente nas operações da linha de frente.

Sair da furtividade neste momento específico, portanto, é programado para ser o esforço da One Way para fornecer não apenas plataformas de drones alternativas abundantes. É também um sinal dos fundadores australianos, britânicos e ucranianos da empresa de que o setor de tecnologia do país continua desempenhando um papel de liderança na preservação da independência do país, apesar do caos econômico em meio à guerra.

“Na One Way Aerospace, estamos comprometidos em apoiar a restauração da integridade territorial da Ucrânia e fornecer aos nossos clientes a tecnologia de que precisam para ter sucesso diante das ameaças em evolução”, disse o CEO da empresa e ex-participante da Forbes 30 under 30, Francisco Serra- Martins. “Em breve, também lançaremos nosso sistema de longo alcance, o AQ 400 Scythe, com várias vezes o alcance do Himars e uma fração do preço, permitindo que nossos parceiros ucranianos ataquem com precisão toda a Ucrânia ocupada e locais estratégicos na Rússia, com sistemas acessíveis fabricados na Ucrânia.”

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Por favor, habilite o JavaScript para enviar este formulário.

Sair da versão mobile