A gigante da tecnologia DJI lançou discretamente dois novos produtos para seus usuários profissionais: a primeira lente de zoom de cinema da empresa que provavelmente será aproveitada pelo tão esperado drone Inspire 3 e um sistema de amarração que adiciona agilidade à sua plataforma de câmera profissional Ronin 4D.
A primeira lente de zoom de cinema da DJI
A DJI DL PZ 17-28mm T3.0 é uma lente de ultra-alta resolução que apresenta um corpo de liga de alumínio-magnésio e pesa cerca de 520 g. Com um preço de $ 1.339, a lente permite cobrir distâncias focais de ultra grande angular a grande angular com uma distância mínima do objeto de 0,19 m.
Projetada para ser montada na Zenmuse X9, a principal câmera full-frame da DJI, a lente oferece calibração de sistema 100% nativa, foco automático, foco manual e foco manual automatizado (AMF). Da mesma forma, o zoom também pode ser ajustado sem que a lente exija qualquer tipo de reequilíbrio. Esses recursos são obtidos por meio de um servo motor de zoom interno que elimina a necessidade de um motor de foco externo ou calibração de lente.
Como acredita-se que o Inspire 3 seja compatível com a câmera cardan Zenmuse X9, há esperança de que os cinegrafistas aéreos possam utilizar a nova lente zoom da DJI.
Ronin 4D Flex
O Flex é uma solução extensível que permite aos operadores separar o Zenmuse X9 do corpo principal da plataforma de câmera de cinema profissional Ronin 4D. Isso não apenas permite um movimento de câmera mais flexível, mas também reduz o peso do dispositivo portátil para 1,8 kg, o que representa apenas cerca de 34% do peso original. Como tal, o Ronin 4D Flex torna-se uma solução extremamente útil para diretores de fotografia envolvidos em filmagens de longa duração, especialmente em cenários móveis como gravação de documentários, entrevistas ou eventos.
Conectando o sistema Flex ao corpo principal está um cabo coaxial ultrafino de 2m, que suporta transmissão sem perdas de até 8K. A flexibilidade das posições da câmera, em última análise, significa que a câmera gimbal Zenmuse X9 também pode ser usada como uma cabeça remota ultrapequena de nível cinematográfico.
O Flex é compatível com os Hand Grips do Ronin 4D e o Monitor Principal, permitindo que os cineastas acessem um conjunto completo de soluções, incluindo imagens cinematográficas, estabilização de 3 eixos, foco LiDAR e monitoramento e controle profissionais. Também ajuda que a alternância entre o Flex e a configuração integrada no conjunto seja rápida e nenhuma ferramenta seja necessária durante a transição.
A nova solução custa US$ 929, com o kit incluindo Ronin 4D Flex, um Pan Axis Quick-Lock, dois adaptadores Ronin 4D Hand Grip e dois cabos adaptadores Hand Grip.
Licença Apple ProRes RAW para Ronin 4D
Além de lançar dois novos produtos hoje, a DJI também anunciou que uma chave de licença de ativação para o codec Apple ProRes RAW no Ronin 4D pode finalmente ser comprada diretamente na loja online da empresa por US$ 979.