Notícias

Dronavia lança FTS compatível com EASA para drones DJI M30 e M300

Published

on

A Dronavia, empresa francesa que fabrica acessórios para drones, lançou dois novos sistemas autônomos de terminação de voo (FTS). Compatível com as populares plataformas de drones DJI Matrice 300 RTK e Matrice 30, estes são os primeiros FTS prontos para comprar que estão em conformidade com as diretrizes MoC Light-UAS.25 da Agência de Segurança da Aviação da União Europeia .

Os “Meios de Conformidade com Contenção Light-UAS.2511” é uma forma de os pilotos demonstrarem conformidade com os regulamentos e padrões que a EASA estabeleceu para operações de drones profissionais. Publicadas durante o desenvolvimento do Special Operations Risk Assessment (SORA), essas diretrizes permitem que os operadores obtenham autorizações para missões específicas de maneira mais simples e rápida.

O FTS é essencialmente um dispositivo de segurança que, sob certas condições, impede que o drone equipado com ele saia de seu envelope de voo regulamentar. Ele faz isso cortando a fonte de alimentação do drone.

A conformidade com o FTS é necessária para atender aos requisitos da SORA Parte 9, que trata do risco de perder o controle de um drone e voar para áreas onde o risco para terceiros no solo ou no ar pode ser maior.

Assim, caso a aeronave não venha equipada com sistema de emergência que, ao ser acionado, encerre o voo, é instalado um FTS externo entre o drone e a bateria. O operador é então obrigado a declarar a conformidade com as disposições do MoCLight UAS.2511 – Contenção Aprimorada ou fornecer evidências de tal conformidade (descrição técnica, relatórios de teste, etc.) ao solicitar autorização.

Ludovic Pelletey, fundador e CEO da Dronavia, explica que para obter essa conformidade, a empresa teve que realizar inúmeros testes com base em especificações precisas fornecidas pela EASA: disparos repetidos no solo, à distância, em situação real e determinação de a distância operacional máxima definida em 3km.

“Paralelamente a essas centenas de testes, para ir ainda mais longe e levar ao máximo a confiabilidade do nosso FTS, decidimos realizar mais de 1.000 desligamentos do motor para garantir o bom funcionamento do drone e do FTS”, Pelletey diz. “Todos esses testes garantem que nossos clientes tenham os melhores dispositivos para gerenciar riscos e segurança em suas operações especiais.”

Você pode ver mais detalhes do FTS externo Zéphyr de 70g para o drone DJI Matrice 30 aqui e do DJI M300 RTK de 160g aqui.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Por favor, habilite o JavaScript para enviar este formulário.

Sair da versão mobile