A Ucrânia disse que o rádio ainda estava funcionando e que escutou os planos de seu inimigo por nove dias.
O momento foi capturado em vídeo, publicado pela primeira vez pela unidade de combate K-2 da 54ª brigada mecanizada das Forças Armadas Ucranianas na segunda-feira.
Ele mostra um drone voando sobre um campo marcado com crateras de artilharia antes de alcançar o walkie-talkie preto na grama.
O drone então usa um dispositivo de gancho em uma corda para levantar o rádio e retirá-lo. Enquanto o drone voa de volta com o rádio, um capacete abandonado é visto nas proximidades, não muito longe de um objeto semelhante a um corpo em uma trincheira.
A unidade disse ao Insider que o vídeo foi feito em 28 de dezembro do ano passado, perto da vila de Verkhnekamianske, no Luhansk Oblast, no leste da Ucrânia.
Na terça-feira, o Instituto para o Estudo da Guerra disse que o local ficava a cerca de 24 milhas do território ocupado pela Rússia.
“Recebemos informações do rádio, pois estava totalmente intacto e funcionando”, disse a unidade ao Insider em uma mensagem.
Eles puderam ouvir as comunicações russas por nove dias, o que lhes permitiu planejar seus próximos passos, de acordo com políticos ucranianos e personalidade da TV Serhiy Prytula, que postou o vídeo no Twitter.
Prytula possui uma fundação que coleta doações para fornecer ao exército ucraniano equipamentos de alta precisão e drones.
A região de Luhansk, na Ucrânia, está sob forte ataque russo nas últimas semanas.
Está entre as quatro regiões que a Rússia afirma ter anexado por meio de referendos fortemente criticados. Na realidade, não controla vastas áreas desses quatro territórios, onde a Ucrânia tem resistido fortemente.