O aumento do suprimento dos chamados drones suicidas estará entre as munições incluídas no pacote de ajuda dos EUA de US $ 1,3 bilhão para a Ucrânia anunciado na quarta-feira – reforços aéreos que as autoridades disseram incluirão os UAVs Switchblade e os ainda enigmáticos Phoenix Ghost.
O fornecimento desses fundos para equipamento militar a Kiev seguiu-se a uma extensão anterior da assistência dos EUA para respostas médicas e humanitárias à invasão da Rússia, elevando o total da semana para US$ 2,3 bilhões.
Incluídos neste último grupo estão uma variedade de sistemas de mísseis e foguetes de alto impacto, bem como drones adicionais Switchblade e Phoenix Ghost . Embora capazes de múltiplas missões de reconhecimento e inteligência, esses UAVs ganharam mais atenção por seu uso efetivo pela Ucrânia em ataques unidirecionais contra tropas russas e veículos blindados.
Embora a parcela de drones no novo pacote de ajuda dos EUA seja modesta, o reforço dos meios aéreos da Ucrânia ocorre em um momento crítico na defesa do país contra a invasão russa iniciada em fevereiro do ano passado.
Para começar, em maio, Kiev reconheceu que suas forças estão perdendo cerca de 10.000 drones por mês durante a coleta de informações e as atividades de ataque. Essa taxa torna todo e qualquer reabastecimento do que se tornou um ativo vital para os esforços de defesa da Ucrânia particularmente urgente e valioso.
Enquanto isso, especialistas militares disseram que as perdas relativamente grandes de tropas e o lento avanço da contra-ofensiva lançada recentemente pela Ucrânia se devem principalmente às densas minas terrestres que as tropas russas colocaram em antecipação. Esse terreno potencialmente mortal que separa os defensores das forças invasoras tornará, portanto, drones adicionais dos EUA lançados localmente, capazes de infligir ataques precisos a alvos distantes, especialmente úteis.
Embora a concepção, operação e implantação dos drones Switchblade da AeroVironement tenham sido bastante bem documentados, os UAVs Phoenix Ghost permanecem bastante misteriosos mais de um ano após sua inauguração.
Desenvolvido pela empresa californiana Aevex Aerospace sob um programa militar dos EUA antes da invasão da Rússia, os drones Phoenix Ghost foram descritos pelas autoridades como geralmente semelhantes aos Switchblades – embora com uma capacidade máxima de voo muito mais longa de seis horas, em comparação com os últimos 40 minutos.
O maior requisito de energia presumivelmente significa que os UAVs Phoenix Ghost também são comparativamente maiores. No entanto, ambos os sistemas são considerados portáteis em mochilas, implantados rapidamente e capazes de serem usados pelas tropas ucranianas com o mínimo de instrução.
Pacotes anteriores de ajuda militar dos EUA forneceram centenas, possivelmente milhares de drones vadios Switchblade para a Ucrânia, e quase 700 munições Phoenix Ghost foram entregues até setembro de 2022. Ambos os sistemas podem ser guiados manualmente ou pré-programados para realizar missões de reconhecimento de ida e volta, ou em ataques de direção única em alvos designados.