Em uma operação recente sobre um prédio abandonado perto da estação de trem de Bangor em Gwynedd, Reino Unido, um drone da polícia caiu quase 40 metros, de acordo com o Departamento de Investigação de Acidentes Aéreos (AAIB). O incidente danificou gravemente o drone DJI Mavic 2 Enterprise , tornando-o irreparável.
O drone, implantado para uma operação policial, voou próximo ao estacionamento da estação de trem e caiu aproximadamente seis minutos após a decolagem. O acidente, felizmente, não resultou em ferimentos humanos, apesar do drone atingir o telhado do prédio e cair no chão.
A AAIB atribui a causa da queda do drone a uma desconexão da bateria durante o voo em 7 de agosto de 2022, precisamente às 16h48. Um relatório publicado recentemente pela AAIB cita,
“Os motores da aeronave pararam e a aeronave caiu verticalmente sem aviso prévio ao piloto remoto. Os dados registrados indicaram que a bateria provavelmente foi desconectada durante o voo.”
A análise da AAIB sugere duas causas possíveis para o incidente do drone : a bateria não estar totalmente travada antes da decolagem ou desgaste devido ao uso repetido, causando mau funcionamento do mecanismo de travamento ou da bateria durante o voo.
Em resposta a este infeliz incidente, o operador do drone enfatizou a importância das verificações pré-voo e verificações de rotina da estrutura da aeronave e das condições da bateria em sua base. Este é um lembrete essencial para os pilotos de sistemas de aeronaves não tripuladas (UAS) para evitar que acidentes semelhantes ocorram no futuro.