A integração do medidor de pesquisa de radiação Mirion RDS-32™ permitirá que os operadores nucleares coletem dados precisos de radiação remotamente por drone, permitindo que o pessoal nuclear permaneça com segurança fora das áreas irradiadas durante a coleta de dados. Esses dados estarão disponíveis ao vivo, durante o voo do drone, e posteriormente, para pós-processamento.
“A Mirion é uma fornecedora líder de tecnologia de detecção de radiação”, diz Patrick Thévoz, CEO da Flyability. “Esta colaboração permitirá que os clientes da Flyability no setor nuclear aproveitem as melhores ferramentas de coleta de dados disponíveis para o seu trabalho, ajudando a reduzir significativamente a necessidade de exposição dos trabalhadores à radiação prejudicial ou aos riscos de entrada em espaços confinados para fins de realização de inspeções de rotina”.
Para testar o uso do medidor de pesquisa de radiação Mirion no drone Elios 3, a Flyability fez uma parceria com a Idaho Environmental Coalition (IEC), uma contratada do Departamento de Energia (DOE). Também fez parceria com várias empresas de energia nos EUA e na Europa.
O projeto IEC concentrou-se na coleta de dados LiDAR e radiação dentro de um cofre de armazenamento feito para abrigar lixo radioativo. A missão foi um sucesso, fornecendo os dados necessários para prosseguir com o planejamento detalhado da remoção dos resíduos.
“A Mirion está entusiasmada em colaborar com a Flyability para melhorar a segurança contra radiação em instalações nucleares”, disse Steve Mettler, diretor de gerenciamento de produtos da Mirion Technologies. “A integração perfeita do medidor compacto de pesquisa de radiação RDS-32 e do drone Elios 3 permite o acesso a áreas remotas que, de outra forma, seriam perigosas. O equipamento da Mirion é amplamente utilizado em instalações nucleares para que os clientes possam aproveitar seus programas atuais e familiaridade operacional para melhorar a segurança.”
Outras missões realizadas com as principais empresas de geração de energia nuclear demonstraram a capacidade de realizar repetidamente levantamentos remotos de radiação com o medidor RDS-32 montado no Elios 3. O equipamento foi usado principalmente para detectar e caracterizar pontos quentes no convés da turbina de um multigigawatt plantar.
“Mais de 80% dos operadores nucleares dos EUA já usam os drones internos da Flyability para suas inspeções visuais”, diz Alexandre Meldem, diretor administrativo das Américas da Flyability Inc. “A capacidade de fornecer a esses clientes recursos de detecção de radiação de primeira linha , por meio do acordo com a Mirion, ajudará significativamente a melhorar suas operações e apresentará uma capacidade ainda maior de manter os engenheiros seguros, reduzindo sua exposição à radiação. Estamos realmente ansiosos para ver essa parceria florescer.”